Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Idiomas

Conheça os 22 países que falam Espanhol como idioma oficial

por Mathias Sallit em 24/02/21

O Espanhol é um dos idiomas mais falados do mundo. De acordo com o site Word Tips, a língua é a quarta em número total de falantes ao redor do planeta, com 534 milhões de pessoas que usam o Espanhol para se comunicar.

Quando o assunto é falantes nativos, isto é, pessoas que são de origem de países que possuem o espanhol como pelo menos um dos idiomas oficiais, a Língua Espanhola é a segunda mais comum do mundo, com 460 milhões de falantes, atrás apenas do Mandarim Chinês.

Saiba mais:
Quais são os idiomas mais falados no mundo?
9 países que possuem a Língua Portuguesa como idioma oficial

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Muito dessa popularidade se remete ao período das Grandes Navegações e da Expansão Marítima, época em que a Espanha foi um dos principais países a liderar expedições para colonizar nações na América e na África. Como marca dessa colonização, a Língua Espanhola se expandiu e, hoje, é um dos idiomas mais comuns do mundo.


A grande maioria dos países da América são "hispanohablantes", sendo que o Brasil é uma das poucas exceções entre as nações americanas que não falam o Espanhol oficialmente, assim como o Haiti, as Guianas e a Jamaica, por exemplo.

Além da América, a língua também é ouvida nos diálogos entre nativos de alguns países na África, onde os navegadores espanhóis também estiveram presentes, mas não com deixaram a influência em grande quantidade de colônias, como as americanas.

Ao todo, há 22 países que falam Espanhol oficialmente ao redor do mundo. São nações localizadas na América do Sul, Central e do Norte, na África e, claro, na Europa, de onde veio o idioma.

Veja os 22 países que falam Espanhol:

  • Argentina: é a única língua falada oficialmente pelos “hermanos” vizinhos do Brasil.

  • Bolívia: a grande população de origem indígena faz com que idiomas nativos, como o quechua, ainda prevaleçam na cultura boliviana.

  • Chile: no Chile, o Espanhol é o único idioma oficial.

países que falam espanhol
Argentina, Espanha, México, Chile, Cuba e Colômbia são alguns dos países que falam espanhol

  • Colômbia: o Espanhol é o único idioma oficial da Colômbia

  • Costa Rica: na Costa Rica, também é a única língua falada oficialmente.

  • Cuba: na ilha cubana, o espanhol é o único idioma oficial.

  • El Salvador: o país também só possui o idioma como oficial.

  • Equador: os equatorianos possuem o Espanhol como idioma oficial.

  • Espanha: com as grandes navegações a partir do século XV, o país europeu espalhou o idioma principalmente para nações americanas. No entanto, há outros idiomas falados no território, como línguas Catalã, Galego e Basco.

  • Guatemala: é um país que conta apenas com a língua como oficial.

  • Guiné Equatorial: o Espanhol é o principal idioma do país africano, que também tem o francês e o português como oficiais.

  • Honduras: também só possui o Espanhol, oficialmente.

  • México: no México, apenas o Espanhol é reconhecido como idioma oficial.

  • Nicarágua: também só possui o Espanhol, oficialmente.

  • Panamá: também só possui o Espanhol, oficialmente.

  • Paraguai: além do Espanhol, o Paraguai conta com o Guarani, idioma que também é falado no Brasil, como oficial.

  • Peru: o Peru é mais um país que conta com um idioma indígena oficial: além do Espanhol, os peruanos falam a Língua Aimará.

  • Porto Rico: a ilha não é oficialmente um país, mas um território não incorporado dos EUA. Por isso, também tem o Inglês como idioma.

  • República Dominicana: também só possui o Espanhol, oficialmente.

  • Saara Ocidental: o país conta com o Espanhol e o Árabe como Idiomas oficiais.

  • Uruguai: também só possui o Espanhol, oficialmente.

  • Venezuela: embora tenha diversos idiomas falados no país, a Venezuela também só possui o Espanhol como oficial.
Veja também:
Por que devo aprender espanhol?
Quais são os assuntos de Inglês e Espanhol que mais caem no Enem?

Espanhol ao redor do mundo

Além dos países citados acima, a língua também é comumente falada por cidadãos em nações que, mesmo que não tenham o Espanhol como idioma oficial, possuem alguma proximidade com países que falam a língua. 

Uma parcela da população dos Estados Unidos, por exemplo, é composta por naturais ou descendentes de mexicanos, o que leva o Espanhol a ser parte da cultura em alguns dos principais estados do país, como a Califórnia, a Flórida e o Texas.

Embora estejam em continentes diferentes, a Espanha fica muito próxima do Marrocos, e o país europeu já influenciou politicamente na nação do norte da África. Por isso, não se surpreenda se encontrar marroquinos que falam espanhol fluentemente.

Espanhol no Brasil

No Brasil, as fronteiras com diversos países sul-americanos e a grande quantidade de imigrantes falantes de Espanhol torna o idioma um dos principais no país e, depois do Inglês, um dos mais buscados por quem pretende aprender uma nova língua.

Muitos brasileiros se arriscam no “portunhol” para quebrar o galho quando forem conversar com argentinos, uruguaios, chilenos, venezuelanos, bolivianos e espanhóis, por exemplo. Mas o idioma é cada vez mais importante para o brasileiro, por causa de todas as relações econômicas com países vizinhos e com a Espanha.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Quer parar de vez com o “portunhol” e se tornar fluente? No Quero Bolsa Idiomas você encontra descontos em mensalidades de escolas de línguas estrangeiras.

Bolsas para cursos de Espanhol

Confira algumas oportunidades clicando no botão acima. Além do Espanhol, há também bolsas para Inglês, Francês, Italiano e Alemão.

Saiba mais:
35 falsos cognatos em espanhol
Como estudar espanhol para o Enem?

E então, qual desses países você pretende conhecer ou já conhece? Conte para a gente nos comentários abaixo!

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54