Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

5 profissões para quem quer trabalhar com idiomas

A Revista Quero aponta cinco profissões para quem quero trabalhar com idiomas. Educação, Gestão e Mercado são áreas possívels ao profissional Confira!

Se você domina vários idiomas, se encanta com outras pronúncias e variações linguísticas, este texto é para você! A Revista Quero selecionou cinco profissões para quem quer trabalhar com idiomas e a primeira profissão, que inclusive podemos dar um spoiler para quem nos lê, é a de tradutor. Esta profissão nos levou a realizar essa lista, pois comemora-se o dia destes profissionais no dia 30 de setembro.

Encontre bolsas de estudo com desconto de até 80% 

Imagem expõe pessoa, segurando um lápis, que escreveu várias expressões em idiomas diferentes em um caderno.
Se você quer seguir uma carreira profissional na área de idiomas, confira cinco possibilidades de profissões na Revista Quero.

Por isso, se você deseja iniciar sua carreira profissional na área de idiomas, não deixe de conferir o texto a seguir. Trouxemos cinco atuações que estão presentes no Guia de Profissões da Quero Bolsa. 

Tradutor

Apesar de existir cursos livres nesta área de atuação, é muito comum que o profissional formado em Letras trabalhe como tradutor. Existem diversas possibilidades de formação nesta área e, de acordo com o Guia da Faculdade, 18 instituições de ensino disponibilizam cursos superiores com formação nesta área. 

São exemplos: Letras (tradução em libras-português), Letras (inglês/português), Letras (tradução em francês, inglês ou latim) ou o curso superior nomeado de Tradução. Confira todas as instituições de ensino que disponibilizam o curso de Tradução/Letras no Guia da Faculdade – Quero Educação | Estadão. 

Observação: O dia do Tradutor é celebrado em 30 de setembro, exatamente na semana que o presente texto é veiculado. Nós, da Revista Quero, desejamos um feliz dia para todos os tradutores do Brasil.

Profissional em comércio exterior

De acordo com a página da profissão, o profissional de Comércio Exterior está apto ao trabalho com operações de comércio internacional para importação e exportação de produtos e serviços. Este profissional participa das operações de importação e possui conhecimento para traçar planos de exportação.

O profissional tem possibilidade de atuação em empresas de transporte, assessoria de empresas, empresas de importação e exportação, bancos, cooperativas, empresas aduaneiras, multinacionais e consultorias. 

O analista de comércio exterior poderá atuar com empresas do ramo agroindustrial e prestar serviços na área da Educação, desempenhando funções de professor ou pesquisador em instituições de ensino.

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações

Turismólogo

O turismólogo é responsável por análises e estudos do turismo em determinada região para planejar, organizar e gerenciar produtos e atividades turísticas de todos os tipos. De acordo com a página da profissão no site da Quero Bolsa, este profissional poderá atuar em diversos locais de trabalho. Por exemplo: 

  • secretarias de turismo de prefeituras ou estados, ingressando por meio de concursos públicos. 

  • empresas privadas, como as que geram parques ecológicos, ou agências de viagens e eventos

  • hotéis

  • pousadas e resorts

  • aeroportos

  • centros de eventos e convenções

Professor

O professor é protagonista no processo educativo. Ele realiza diferentes tipos de atividades que buscam educar e ensinar diversos tipos de conhecimentos para o seu estudante, A sua ação profissional também está presente no processo de aprendizagem dos alunos em relação ao conhecimento de outros idiomas. 

Para proporcionar melhor assimilação dos conteúdos, o profissional poderá aplicar provas e trabalhos com o objetivo de avaliar o ensino-aprendizagem, elaborar conteúdos e métodos que facilitem o aprendizado, além de aplicar atividades em grupo que estimulem o trabalho em equipe dos estudantes.

Profissional de relações internacionais

Este profissional possui conhecimento de tópicos que envolvem os mercados e comércios de diversas localidades, questões culturais/geográficas e as possibilidades de negociações a partir das características de determinado Estado-nação são de conhecimento do profissional de relações internacionais ou internacionalista. 

O profissional é reconhecido como um trabalhador com vasto conhecimento. Afinal, temas como diplomacia, política internacional, análise de conjuntura econômica e social, planejamento estratégico, inteligência competitiva, assessoria de governos e empresas, negociações internacionais e análise de riscos políticos são passíveis de abordagem e estudo do internacionalista. 

Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.

Leia também: 10 profissões da Engenharia com aplicações na área da Saúde
10 profissões na área de Design que talvez você não conheça

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações