O turismólogo é responsável por analisar e estudar o turismo em sua região para planejar, organizar e gerenciar produtos e atividades turísticas de todos os tipos.
Um destino turístico pode gerar emprego e renda para a comunidade local com base no turismo, mas para que isso ocorra de forma sustentável e bem organizada é necessário contar com o trabalho de um turismólogo, que elabora todo o planejamento e a estratégia necessários para gerar a infraestrutura adequada dessas atividades turísticas.
A lei que regulamenta a profissão de turismólogo aponta que esse profissional pode exercer atividades como gerir estabelecimentos de turismo, criar e implementar roteiros turísticos, desenvolver e comercializar produtos turísticos, organizar eventos, selecionar e classificar locais de interesse turístico, entre outros.
O turismólogo trabalha promovendo o destino turístico, organizando a infraestrutura dos roteiros e dos guias em relação à infraestrutura de hospedagem, transporte, aluguel de veículos, entre outros. Ele também deve promover o embelezamento do local em que trabalha e buscar maneiras de atrair restaurantes, hotéis, pousadas, parques, e quaisquer estabelecimentos que atraiam turistas.
De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, o salário médio de um turismólogo no Brasil é de R$ 1.975,00. O valor pode variar dependendo do cargo: um Gerente de Turismo, por exemplo, recebe em média R$ 3.227,00.
O turismólogo pode trabalhar no setor público, nas secretarias de turismo de prefeituras ou estados, ingressando por meio de concursos públicos. Esse profissional também encontra espaço em empresas privadas, como as que geram parques ecológicos, ou agências de viagens e eventos, hotéis, pousadas, resorts, aeroportos, centros de eventos e convenções, parques temáticos, entre muitas outras.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
O turismólogo deve ter graduação em Turismo, Hotelaria, tecnológico em Eventos, Gastronomia, Gestão Desportiva e de Lazer, Gestão de Turismo e Hotelaria ou cursos correlatos. Além da formação superior na área, ele pode cadastrar-se nos Conselhos Regionais da área para reconhecimento. Para atuar na área, pode prestar concurso público para atuar em prefeituras e governos, ou buscar emprego na área em empresas privadas do setor.
Alguns diferenciais para o turismólogo estão relacionados a habilidades de relações interpessoais, comunicação e gestão e organização do tempo. Experiências com viagens internacionais e proficiência em outros idiomas também podem colocar um candidato à frente de outros nas seleções para turismólogo.
Se você gostaria de se profissionalizar na área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Turismo, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.