Informações
Como funciona?
Encontre seu curso
Faça sua pré-matrícula online
Economize até o fim do curso!

Turismólogo: tudo sobre a profissão

Aquele que estuda, planeja e gerencia atividades de turismo

O turismólogo pode trabalhar nos setores público e privado criando estratégias eficientes e sustentáveis de promover o turismo

turismólogo

Sobre a profissão

O turismólogo é responsável por analisar e estudar o turismo em sua região para planejar, organizar e gerenciar produtos e atividades turísticas de todos os tipos.

Um destino turístico pode gerar emprego e renda para a comunidade local com base no turismo, mas para que isso ocorra de forma sustentável e bem organizada é necessário contar com o trabalho de um turismólogo, que elabora todo o planejamento e a estratégia necessários para gerar a infraestrutura adequada dessas atividades turísticas.

A lei que regulamenta a profissão de turismólogo aponta que esse profissional pode exercer atividades como gerir estabelecimentos de turismo, criar e implementar roteiros turísticos, desenvolver e comercializar produtos turísticos, organizar eventos, selecionar e classificar locais de interesse turístico, entre outros.

O turismólogo trabalha promovendo o destino turístico, organizando a infraestrutura dos roteiros e dos guias em relação à infraestrutura de hospedagem, transporte, aluguel de veículos, entre outros. Ele também deve promover o embelezamento do local em que trabalha e buscar maneiras de atrair restaurantes, hotéis, pousadas, parques, e quaisquer estabelecimentos que atraiam turistas.

De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, o salário médio de um turismólogo no Brasil é de R$ 1.975,00. O valor pode variar dependendo do cargo: um Gerente de Turismo, por exemplo, recebe em média R$ 3.227,00.

O turismólogo pode trabalhar no setor público, nas secretarias de turismo de prefeituras ou estados, ingressando por meio de concursos públicos. Esse profissional também encontra espaço em empresas privadas, como as que geram parques ecológicos, ou agências de viagens e eventos, hotéis, pousadas, resorts, aeroportos, centros de eventos e convenções, parques temáticos, entre muitas outras.

Por que ser um Turismólogo?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Turismólogo

    Como se tornar um Turismólogo?

    O turismólogo deve ter graduação em Turismo, Hotelaria, tecnológico em Eventos, Gastronomia, Gestão Desportiva e de Lazer, Gestão de Turismo e Hotelaria ou cursos correlatos. Além da formação superior na área, ele pode cadastrar-se nos Conselhos Regionais da área para reconhecimento. Para atuar na área, pode prestar concurso público para atuar em prefeituras e governos, ou buscar emprego na área em empresas privadas do setor. Alguns diferenciais para o turismólogo estão relacionados a habilidades de relações interpessoais, comunicação e gestão e organização do tempo. Experiências com viagens internacionais e proficiência em outros idiomas também podem colocar um candidato à frente de outros nas seleções para turismólogo.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão? 🤔

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Administração e Negócios

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.