O que é Geografia?
Última atualização: 23/08/2024
A Geografia é a ciência que investiga as características físicas da Terra e a relação entre ambientes e sociedades, explorando paisagens, distribuição populacional e interações espaciais.
A Geografia estuda o espaço territorial, considerando tanto as transformações naturais quanto as intervenções humanas. A área se preocupa com as modificações sociais e físicas das regiões, integrando a compreensão de conceitos naturais e sociais.
O curso de Geografia está inserido dentro do campo das Ciências Humanas e forma profissionais estudiosos da superfície terrestre e seus fenômenos e da ocupação do homem no planeta, seus efeitos e características. Ao decorrer da formação, o estudante aprende, de modo interdisciplinar, a analisar o espaço geográfico e sua integração com as variáveis sociais e ambientais.
Ao final do curso, o aluno estará apto para realizar uma interpretação dos aspectos social, econômico e natural que compõem a realidade do espaço geográfico. O graduando se qualifica a lecionar a Geografia como licenciado ou a atuar em pesquisa e na indústria como bacharel.
No mercado de trabalho, o geógrafo pode atuar como professor de ensino fundamental e médio, ou trabalhar em indústrias, empresas e consultorias específicas.
O profissional de Geografia pode trabalhar com cartografia digital, geoprocessamento, planejamento agrícola, sensoriamento remoto, entre outros. Em órgãos públicos e governamentais, ou até mesmo em ONGs, pode trabalhar com planejamento urbano, geografia de transportes e geopolítica.
A importância da Geografia se dá pela análise de interações entre seres humanos e o ambiente, elucidando como as paisagens são formadas e modificadas. Ela oferece ferramentas críticas para analisar questões como urbanização, migrações, e impactos ambientais, auxiliando na tomada de decisões sustentáveis. Além disso, a Geografia promove a consciência espacial, permitindo-nos entender a distribuição de recursos, culturas e conflitos globais.
Como é o curso de Geografia?
A Geografia possui como objetivo de estudo a análise e compreensão das interações entre o ambiente natural e as atividades humanas. Ela busca elucidar como as paisagens são formadas, modificadas e interconectadas em escalas locais e globais. Por meio desse entendimento, a área permite uma visão crítica sobre questões como desenvolvimento, urbanização e impactos ambientais, e ajuda a contextualizar os padrões de distribuição e movimentação de populações, recursos e culturas pelo mundo.
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), a graduação em Geografia tem sua grade curricular organizada em torno de três eixos: Formação Específica, Formação Complementar e Formação Livre.
O núcleo de conteúdo específico é referente ao conhecimento geográfico geral.
O núcleo complementar diz respeito a conteúdos considerados necessários à aquisição de conhecimento geográfico e que podem ser oriundos de outras áreas de conhecimento.
Já o núcleo de formação livre é composto de conteúdos a serem escolhidos pelo próprio aluno.
Se optar por licenciatura, o estudante ainda deverá ter incluídos em sua grade os conteúdos definidos para a educação básica e as didáticas próprias de cada um deles.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) avalia o curso de Geografia considerando as seguintes disciplinas:
Fundamentos epistemológicos do pensamento geográfico;
Pressupostos teóricos que fundamentam as categorias: Espaço, Região, Paisagem, Território e Lugar;
Processos de regionalização e o planejamento regional;
Geografia da natureza: gênese e dinâmica;
Recursos naturais e questões ambientais;
Transformações no mundo do trabalho;
Domínios morfoclimáticos do Brasil;
Diversidade étnico-racial, de gênero e cultural na Geografia;
Meio técnico-científico e informacional e dinâmica territorial;
Sujeitos, processos e dinâmicas dos espaços agrários e rurais;
Transformações nas relações campo-cidade;
Interações espaciais, fluxos e formação de redes geográficas;
Geografia histórica e formação territorial do Brasil;
Dinâmica populacional no Brasil e no mundo;
Urbanização no Brasil e no mundo;
Estado, movimentos sociais e conflitos;
Geopolítica, geografia política e redefinições territoriais;
Alfabetização cartográfica;
Cartografia básica, temática e sensoriamento remoto;
Ensino de Geografia nos diferentes contextos socioculturais;
Tecnologias e linguagens no ensino e na pesquisa em Geografia;
Reestruturação produtiva, sistema financeiro e produção/transformação do espaço.
Assim, o a Geografia possui, como objeto de estudo, o espaço geográfico, que é o cenário das interações sociais, explorando as relações entre o homem e o meio ambiente.
O curso de Geografia pode ser desenvolvidos nas modalidades presencial ou à distância, variando de acordo com a rotina e opção do estudante. O curso de Geografia EaD explora os fenômenos naturais da Terra e a interação humana. Ele combina teoria e prática, abordando temas como geomorfologia, climatologia, cartografia e questões socioambientais. Utilizando plataformas digitais, o curso proporciona flexibilidade, permitindo aos estudantes acessar materiais e participar de atividades online.
O que exatamente a Geografia estuda?
A Geografia estuda a distribuição e a inter-relação dos fenômenos físicos, biológicos e humanos sobre a superfície terrestre. Ela abrange a análise do clima, relevo, vegetação, solos, hidrografia e a interação desses elementos com as atividades humanas, como a urbanização, a agricultura, a indústria e os serviços. A Geografia busca entender como essas interações moldam paisagens e territórios, influenciam a organização espacial da sociedade e afetam o meio ambiente. Além disso, ela investiga questões como a gestão de recursos naturais, os impactos das mudanças climáticas, a dinâmica populacional e os processos de globalização e regionalização.
Qual a grade curricular de Geografia?
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Geografia em uma de nossas faculdades parceiras:
-
Antropologia Cultural
-
Análise Espacial
-
Atividade Formativa I
O que se aprende na faculdade de Geografia?
A Geografia ensina sobre a Terra e suas características, incluindo paisagens, climas e ecossistemas. Ela aborda a relação entre humanos e o ambiente, explorando como culturas, economias e sociedades interagem e moldam o mundo físico.
O curso de Geografia possui duas habilitações: bacharelado e licenciatura. A diferença entre as duas é o foco do curso, sendo que o bacharelado tem o objetivo de formar profissionais para a indústria, enquanto a licenciatura forma profissionais para a área de educação.
Na faculdade de Geografia, os estudantes compreendem os fenômenos naturais e humanos que moldam o planeta. Eles exploram as características e processos da Geografia Física, como relevo, clima, hidrografia e ecossistemas. Simultaneamente, a Geografia Humana é examinada, onde se estuda a organização das sociedades, urbanização, migrações e interações socioculturais.
Ao longo do curso, são utilizadas ferramentas como cartografia e geoprocessamento, e os alunos são incentivados a desenvolver uma visão crítica sobre questões ambientais e sociais. Para isso, a grade curricular do curso envolve disciplinas como:
- Geomorfologia
- Climatologia
- Hidrografia
- Biogeografia
- Geografia Urbana
- Geografia Rural
- Cartografia
- Geoprocessamento
- Geografia da População
- Geografia Econômica
- Geografia Cultural
- Estudos Ambientais.
A graduação em Geografia, seja no bacharelado ou na licenciatura, dura em média quatro anos. Essa duração se aplica tanto para a modalidade presencial quanto para a modalidade à distância, sendo oferecido por diversas instituições de ensino em todo o Brasil.
Além das alternativas de licenciatura e bacharelado, é possível encontrar opções de pós-graduação em Geografia, um programa avançado de estudos destinado a profissionais já graduados que desejam aprofundar seus conhecimentos na área. A especialização em Geografia abrange tanto a geografia física quanto a humana. O curso explora temas como análise ambiental, geoprocessamento, planejamento urbano e regional, geopolítica, e dinâmicas socioespaciais. Nesse nível de ensino, a duração do curso varia entre um a dois anos.
Quanto custa uma faculdade de Geografia?
O valor do curso de Geografia pode variar muito de acordo com a instituição de ensino. É possível encontrar mensalidades a partir de R$ 85,00 entre as instituições parceiras da Quero Bolsa.
Veja bolsas de estudo com até 80% de desconto para o curso de Geografia.
Procure o curso de Geografia ideal para você!
Veja como é simples começar a estudar
- Encontre seu curso
- Garanta sua bolsa
- Economize até se formar
Sobre a carreira de Geografia
O que faz o profissional de Geografia?
O geógrafo estuda a organização espacial por meio da interpretação e da interação dos aspectos físicos e humanos. Também regionaliza o território em escalas que variam do local ao global e avalia os processos de produção do espaço.
O profissional de Geografia participa do planejamento regional, urbano, rural, ambiental e da formulação de políticas de gestão do território. Além disso, gerencia estudos necessários ao estabelecimento de bases territoriais.
Também pode emitir laudos e pareceres técnicos, monitorar uso e ocupação da terra, vistoriar áreas em estudo, estudar a pressão antrópica e diagnosticar impactos e tendências.
Caso você tenha dúvidas sobre o curso de Geografia ou profissões nesta área, pergunte na Comunidade Quero . A Comunidade Quero é um ambiente para troca de conhecimento, onde você pode tirar suas dúvidas e ajudar outros integrantes da comunidade com as dúvidas sobre cursos e faculdades.
Onde o profissional de Geografia pode trabalhar?
O profissional de Geografia atua em institutos de estatística, órgãos de planejamento territorial municipais, estaduais e federais, empresas de consultoria que desenvolvem trabalhos aplicados à agricultura, pecuária e indústria. Também pode prestar serviços a organismos internacionais.
O geógrafo trabalha com carteira assinada ou como autônomo, com ou sem supervisão.
Quais são os conceitos geográficos?
Os conceitos geográficos fundamentais incluem lugar, que se refere a um ponto específico no espaço com significado particular para os indivíduos; território, que é uma área delimitada por fronteiras e controlada por um grupo ou entidade; região, que é uma área definida por características comuns, como clima, cultura ou economia; paisagem, que abrange as características visíveis de uma área, tanto naturais quanto humanas; espaço geográfico, que se refere à organização e disposição dos elementos na superfície terrestre; escala, que indica o nível de análise espacial, desde o local até o global; e rede, que descreve a conexão e a interação entre diferentes pontos no espaço. Esses conceitos são essenciais para entender a organização espacial, as relações entre diferentes áreas e os processos que moldam o mundo em que vivemos.
Veja também: Quanto ganha um Professor? Confira na página de salários da Quero Bolsa.
Quanto ganha um profissional de Geografia?
O salário médio de um Geógrafo no Brasil é de R$ 2.241,51 . Os estados onde a profissão de Geógrafo têm os melhores salários são PI, ES e CE.
Como ingressar na profissão de Geografia?
Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Geografia?
Para atuar como geógrafo, é necessário diploma no curso superior de Geografia, autorizado pelo MEC, e registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).
Há tendência ao aumento de exigência de qualificação, como especialização, mestrado e doutorado.
Quais são as principais competências pessoais do profissional de Geografia?
As principais características do profissional de Geografia, listadas pelo Ministério do Trabalho, são:
Nota de corte para Geografia
Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?
Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte . O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.
No último ano, as notas de corte registradas para o curso de Geografia foram: