Informações
WhatsApp
Iniciar um atendimento
E-mail
contato@querobolsa.com.br
Telefone
Ligue para 0800 940 0840
Segunda a sexta das 09h às 19h
Como funciona?
Encontre seu curso
Faça sua pré-matrícula online
Economize até o fim do curso!

Geógrafo: tudo sobre a profissão

Aquele que estuda um espaço físico em sua amplitude

Profissional é habilitado para emitir pareceres técnicos desde que tenha registro no CREA; sua atuação é diferente do professor de Geografia

geógrafo

Sobre a profissão

O geógrafo trabalha com as questões que envolvem a ocupação natural e humana no espaço físico do planeta. Seu trabalho envolve a criação de mapas (cartografia), estatísticas populacionais, planejamento do ambiente urbano e da circulação humana entre os ambientes das cidades e do campo.

Seu trabalho também envolve compreender os fluxos de migração, questões sociais, ambientais e econômicas e utilizar tais dados para elaborar seus estudos que darão base para a utilização do espaço. O geógrafo estuda os impactos de ações no ambiente e realiza o monitoramento do estado do solo, rios e demais elementos presentes na estrutura física da Terra.

Os trabalhos de elaboração de mapas, banco de dados geográficos, planejamento de transportes e trânsito, estudos sobre o solo, clima, vegetação, recursos hídricos, densidade de ocupação de um espaço e relevo fazem parte das responsabilidades de um geógrafo. Trata-se de um profissional que está habilitado para emitir pareceres técnicos, desde que regularmente associado ao CREA (diferente do professor de Geografia, que fez somente licenciatura na área).

O geógrafo pode encontrar oportunidades no mercado de trabalho na cartografia urbana e rural, em questões como o planejamento das cidades ou de formas mais sustentáveis para a agricultura se instalar de forma produtiva e segura. Empresas que trabalham como mineração, extração de petróleo, reflorestamento também contratam geógrafos para realizar suas operações de solo.

O campo para consultoria ambiental dentro de organizações não-governamentais (ONGs) e locais que atuam com ecoturismo ganhou força nos últimos anos, dando ao geógrafo uma nova oportunidade de trabalho.

No setor público e nas universidades, o geógrafo encontra meio de aplicar pesquisas que ajudem a desenvolver políticas e novas teorias sobre a sociedade brasileira e da forma como a população está se desenvolvendo e modificando o ambiente em que vivemos. Nessa área, destacam-se os geógrafos com mestrado e doutorado nos estudos geográficos e geopolíticos. Mestres e doutores são autorizados para lecionar em institutos superiores de ensino.

Geógrafo

Como se tornar um Geógrafo?

Há diferenças entre a formação para geógrafos e professores de Geografia. O geógrafo é o profissional que conclui um curso superior de Geografia na modalidade bacharelado. A modalidade de licenciatura é direcionada aos estudantes que queiram se tornar professores da disciplina no ensino fundamental e médio. A atuação como geógrafo é regulamentada conforme a Lei nº 6.664/1979 e exige registro do profissional no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).

Em algumas universidades, é possível obter as duas titulações e assim contar com mais possibilidades de atuação profissional. É preciso conferir as possibilidades de reingresso no curso e faculdade escolhida para conseguir esse benefício. O aluno contará com uma grade curricular que contemplará as exigências teóricas e práticas das duas formações e, nesse caso, podem ser necessários entre um a dois anos a mais que os habituais quatro anos para conclusão do curso.

Mais profissões da área de Ciências Sociais e Humanas

Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.