logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Geógrafo: tudo sobre a profissão

Aquele que estuda um espaço físico em sua amplitude. Profissional é habilitado para emitir pareceres técnicos desde que tenha registro no CREA; sua atuação é diferente do professor de Geografia
geógrafo

Sobre a profissão

O geógrafo trabalha com as questões que envolvem a ocupação natural e humana no espaço físico do planeta. Seu trabalho envolve a criação de mapas (cartografia), estatísticas populacionais, planejamento do ambiente urbano e da circulação humana entre os ambientes das cidades e do campo.

Seu trabalho também envolve compreender os fluxos de migração, questões sociais, ambientais e econômicas e utilizar tais dados para elaborar seus estudos que darão base para a utilização do espaço. O geógrafo estuda os impactos de ações no ambiente e realiza o monitoramento do estado do solo, rios e demais elementos presentes na estrutura física da Terra.

Os trabalhos de elaboração de mapas, banco de dados geográficos, planejamento de transportes e trânsito, estudos sobre o solo, clima, vegetação, recursos hídricos, densidade de ocupação de um espaço e relevo fazem parte das responsabilidades de um geógrafo. Trata-se de um profissional que está habilitado para emitir pareceres técnicos, desde que regularmente associado ao CREA (diferente do professor de Geografia, que fez somente licenciatura na área).

Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.

O geógrafo pode encontrar oportunidades no mercado de trabalho na cartografia urbana e rural, em questões como o planejamento das cidades ou de formas mais sustentáveis para a agricultura se instalar de forma produtiva e segura. Empresas que trabalham como mineração, extração de petróleo, reflorestamento também contratam geógrafos para realizar suas operações de solo.

O campo para consultoria ambiental dentro de organizações não-governamentais (ONGs) e locais que atuam com ecoturismo ganhou força nos últimos anos, dando ao geógrafo uma nova oportunidade de trabalho.

No setor público e nas universidades, o geógrafo encontra meio de aplicar pesquisas que ajudem a desenvolver políticas e novas teorias sobre a sociedade brasileira e da forma como a população está se desenvolvendo e modificando o ambiente em que vivemos. Nessa área, destacam-se os geógrafos com mestrado e doutorado nos estudos geográficos e geopolíticos. Mestres e doutores são autorizados para lecionar em institutos superiores de ensino.

A atuação como geógrafo é regulamentada conforme a Lei nº 6.664/1979 e exige registro do profissional no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA). O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – Confea, instituição que atua em conjunto aos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia, é a entidade superior sobre a fiscalização do exercício das profissões inseridas nas áreas de Engenharia, Agronomia e aos geógrafos (com exceção do curso de Licenciatura). Dentre as atribuições do sistema Confea/Crea, as ações promotoras de condição para o exercício, a fiscalização e o aperfeiçoamento das atividades profissionais estão sob as atuações dos órgãos.

Por que ser um Geógrafo?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Geógrafo

    Como se tornar um Geógrafo?

    Há diferenças entre a formação para geógrafos e professores de Geografia. O geógrafo é o profissional que conclui um curso superior de Geografia na modalidade bacharelado. A modalidade de licenciatura é direcionada aos estudantes que queiram se tornar professores da disciplina no ensino fundamental e médio.

    Em algumas universidades, é possível obter as duas titulações e assim contar com mais possibilidades de atuação profissional. É preciso conferir as possibilidades de reingresso no curso e faculdade escolhida para conseguir esse benefício. O aluno contará com uma grade curricular que contemplará as exigências teóricas e práticas das duas formações e, nesse caso, podem ser necessários entre um a dois anos a mais que os habituais quatro anos para conclusão do curso.

    Se você gostaria de se profissionalizar na área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Geografia, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Quais cidades têm cursos de Geologia?

    Mais profissões da área de Ciências Sociais e Humanas

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.