Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Todas as informações sobre o curso de Meteorologia você encontra aqui na Quero Bolsa

Meteorologia

Resumo do curso

Tipos de formação
Bacharelado e Pós-graduação
Área de conhecimento
Ciências exatas e da Terra
Duração
em média, 4 anos
Estágio obrigatório?
Mínimo 60 horas

A classificação da área de conhecimento foi feita com base na Árvore do Conhecimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Sobre o curso de Meteorologia

O curso de Meteorologia forma profissionais capacitados para realizar o estudo da atmosfera da Terra, o que inclui variações climáticas, fenômenos naturais, além de fatores meteorológicos.

Ao final do curso, o meteorologista está apto a analisar os processos químicos e físicos que definem o estado da atmosfera. Por meio do estudo de dados sobre a temperatura, chuvas, umidade do ar e ventos, e da interpretação de imagens de radares e satélites, o profissional pode prever as condições atmosféricas.

No mercado de trabalho, é fundamental nos setores ligados à agricultura, operação de radares, produção de energia solar e eólica. Também pode trabalhar em aeroportos verificando condições de pousos e decolagens.

Os tipos de formação para o curso de Meteorologia são: bacharelado e pós-graduação .

Como é a faculdade de Meteorologia?

A faculdade de Meteorologia é encontrada em nível de bacharelado, possuindo duração média de quatro anos, período no qual o aluno deverá realizar seus estudos exclusivamente na modalidade presencial.

Embora o EaD não esteja disponível para a graduação em Meteorologia, saiba que em nível de pós-graduação o curso poderá ser realizado em variadas modalidades, incluindo presencial e a distância.

Assim como destacado anteriormente, a faculdade de Meteorologia não é ofertada por instituições particulares. Desse modo, o aluno que deseja ingressar no curso deverá optar integralmente por uma instituição pública. Confira as principais alternativas:

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo MEC, a faculdade de Meteorologia deve preparar o aluno para:

  • Desenvolver métodos e elaborar previsões do tempo;

  • Elaborar diagnósticos e projeções climáticas;

  • Diagnosticar a poluição do ar e prever a dispersão de poluentes atmosféricos;

  • Desenvolver e empregar técnicas de sensoriamento remoto para gerar informações de interesse meteorológico;

  • Gerar e interpretar informações meteorológicas e climatológicas para finalidade agrícola e turismo/lazer;

  • Instalar e aferir instrumentos meteorológicos, gerenciar redes observacionais e bancos de dados meteorológicos.

  • Interpretar e modelar o acoplamento entre os ramos atmosférico e terrestre do ciclo hidrológico e biogeoquímico;

  • Interpretar e modelar as interações entre oceano/atmosfera e biosfera/atmosfera nas diversas escalas de espaço e tempo;

  • Contribuir no planejamento, execução e apoio das atividades de transporte aéreo, marítimo e terrestre, objetivando a sua segurança e economia;

  • Apoiar as atividades da Defesa Civil, principalmente as de caráter preventivo;

  • Estimar índices de conforto ambiental;

  • Exercer atividades de ensino e pesquisa em Meteorologia e suas aplicações ao Meio Ambiente;

  • Produzir e divulgar as informações meteorológicas nos meios de comunicação;

  • Prestar consultoria, assessoria e emitir laudos técnicos em assuntos pertinentes à Meteorologia.

Além disso, ainda de acordo com as Diretrizes Curriculares, a instituição de ensino deverá disponibilizar, ao estudante, recursos que possibilitem a sua compreensão vocacional, o que inclui:

  • Iniciação à pesquisa

  • Iniciação à docência

Em nível de pós-graduação o curso pode ser encontrado como especialização, mestrado e doutorado, abrangendo diferentes possibilidades de enfoques e metodologias de ensino.

A pós-graduação no curso é destinada aos profissionais já graduados em áreas correlatas que desejam se aprofundar nas temáticas da Meteorologia.

Qual a grade curricular de Meteorologia?

Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Meteorologia em uma de nossas faculdades parceiras:

Ver a grade curricular

O que se aprende na faculdade de Meteorologia?

De acordo com as Diretrizes Curriculares do Ministério da Educação (MEC), o curso de Meteorologia conta com conteúdos básicos e específicos que possuem o objetivo de auxiliar o estudante no desenvolvimento das competências profissionais da área. Confira as temáticas abordadas em cada eixo de conteúdo:

&bullet. Conteúdos Básicos: Física Geral, Matemática, Estatística, Computação, Dinâmica de Fluidos Geofísicos, Elementos de Cartografia e Astronomia e Expressão Oral e Escrita.

&bullet. Conteúdos Específicos: Física da Atmosfera, Instrumentação Meteorológica Básica, Sensoriamento Remoto da Atmosfera e da Superfície, Previsão do tempo, Clima e Meio Ambiente

Nos conteúdos específicos, assim como o nome sugere, o estudante compreenderá a fundo questões cotidianas do meteorologista, utilizando as técnicas e metodologias abordadas nas disciplinas de conteúdo básico, obtendo os conhecimentos necessários para aplicação prática.

De acordo com o MEC, após a conclusão do curso, o profissional recém formado deve possuir habilidades de:

  • Interpretar e compreender fenômenos atmosféricos e temas relacionados

  • Compreender as diversas aplicações da Meteorologia, dominando as tecnologias necessárias e auxiliando no desenvolvimento de novas ferramentas que o auxiliem no pleno exercício das funções.

  • Desenvolver postura crítica e criativa para auxiliar na resolução de problemas

Nesse sentido, o curso conta com disciplinas que variam de acordo com a instituição de ensino, abrangendo, porém, as temáticas comuns já destacadas.

Confira, como exemplo, a grade curricular do curso na Universidade de São Paulo (USP):

  • Introdução à Física

  • Introdução às Ciências Atmosféricas

  • Climatologia

  • Elementos de Astronomia

  • Agrometeorologia

  • Micrometeorologia

Quanto custa uma faculdade de Meteorologia?

A graduação na faculdade de Meteorologia é ofertada exclusivamente por universidades públicas. Desse modo, o estudante não poderá optar pelo pagamento de mensalidades, apenas pelo ingresso por meio de vestibulares próprios das instituições de ensino, além do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Nesse sentido, se você deseja ingressar no curso de Meteorologia, poderá optar pela realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, posteriormente, pela aplicação de sua nota no Sisu em busca de vagas para o curso em universidades públicas.

Saiba, porém, que o curso de Meteorologia também é ofertado, em nível de pós-graduação, por universidades particulares. Neste nível de ensino, o aluno poderá, desse modo, ingressar por meio do pagamento das mensalidades.

No site da Quero Bolsa, você poderá encontrar bolsas para a pós-graduação em Meteorologia por valores a partir de R$ 44,31. Se você deseja conferir todas as possibilidades, acesse o site e confira descontos de até 80% para o curso.

Se você deseja conferir a nota de corte necessária para seu ingresso no curso pelo Sisu, acesse o simulador de notas de corte da Quero Bolsa e confira as possibilidades.

Procure o curso de Meteorologia ideal para você!

Escolha entre as mais de mil instituições parceiras do Quero Bolsa.

Veja como é simples começar a estudar

  1. Encontre seu curso
  2. Garanta sua bolsa
  3. Economize até se formar

Sobre a carreira de Meteorologia

O que faz o profissional de Meteorologia?

O meteorologista realiza pesquisas científicas para prognosticar fenômenos meteorológicos, astronômicos e de geofísica espacial.

Obtém e trata dados, dissemina informações por meio de trabalhos, teses, publicações, eventos, etc.

Este profissional também desenvolve sistemas computacionais e instrumentação científica e gerencia projetos na sua área.

Com o Quero Bolsa, entrar na faculdade é muito mais fácil Cadastre-se e receba alertas por e-mail e WhatsApp assim que chegarem novas vagas do seu interesse.
Busque sua vaga
Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso
Garanta sua vaga
Pague a taxa de serviço, chamada de pré-matrícula
Estude pagando menos
Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade

Nota de corte para Meteorologia

Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?

Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte . O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.

No último ano, as notas de corte registradas para o curso de Meteorologia foram:

Balões de Conversa - Dúvidas sobre Meteorologia
Está com dúvidas sobre Meteorologia? Os alunos e ex-alunos do curso estão prontos para tirar suas dúvidas. Ver perguntas e respostas

Perguntas e Respostas - Meteorologia

Tipo de Pergunta
Recentes