5 profissões para combater a crise climática
Se você quer trabalhar com a preservação do meio-ambiente e combate às mudanças climáticas, confira 5 profissões na Revista Quero.
A crise climática é um assunto cada vez mais recorrente entre os países e o alerta de não seria diferente no Brasil. A preservação do meio-ambiente, a promoção de ações sustentáveis no cotidiano e a utilização de energias renováveis e limpas pela população são exemplos de atitudes que podem auxiliar no combate da emergência climática.
Encontre bolsas de estudo com 80% de desconto
Além de ações, alguns profissionais também atuam diretamente na preservação ambiental e na divulgação das consequências da crise climática. Por isso, a Revista Quero veicula 5 profissões para combater as mudanças climáticas no país.
Vale destacar que todas as profissões integram o Guia de Profissões da Quero Bolsa. Um conjunto de mais de 370 páginas sobre carreiras profissionais, salários, áreas de atuação e informações sobre os cursos para formação.
Leia mais:
O que é gestão ambiental? Entenda os benefícios para o planeta
10 profissões em alta na área ambiental
Biólogo
Os biólogos podem realizar pesquisas para entender melhor as mudanças climáticas e seus efeitos sobre a biodiversidade. Essa pesquisa pode incluir o estudo de como as espécies estão mudando em resposta às mudanças climáticas e como podemos ajudá-las a se adaptarem.
Outra maneira pela qual os biólogos podem ajudar a combater a crise climática é através da conservação da biodiversidade. Isso envolve proteger habitats naturais e trabalhar para reduzir as ameaças às espécies, como a perda de habitat, a caça e a pesca excessivas.
Os biólogos também podem ajudar a educar o público sobre as mudanças climáticas e como podemos trabalhar juntos para reduzir nossa pegada de carbono e proteger o meio ambiente. Isso pode envolver falar em escolas, universidades, eventos públicos e mídias sociais.
Veja também: Confira o Teste Vocacional Grátis, feito pela Quero Bolsa
Engenheiro ambiental
O engenheiro ambiental poderá atuar no combate contra os problemas climáticos de diversas maneiras. O primeiro ponto é o trabalho do profissional no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis. É possível que o profissional atue com tecnologias que permitam a redução da emissão de gases de efeito estufa e a transição para fontes de energia limpa e renovável.
O engenheiro também poderá desempenhar funções com a avaliação de impacto ambiental e das atividades humanas. Nesta área, o profissional poderá identificar oportunidades para mitigar os efeitos das mudanças climáticas e desenvolver soluções mais sustentáveis.
Além da atuação com o planejamento urbano sustentável. Afinal, os engenheiros ambientais podem contribuir para o planejamento urbano atrelado a objetivos de, por exemplo, desenvolver estratégias para redução das emissões de gases de efeito estufa em áreas urbanas.
Engenheiro florestal
Os engenheiros florestais podem desenvolver estratégias de manejo que promovam a regeneração de florestas e reduzam o desmatamento. A preservação e restauração das florestas são importantes para reduzir as emissões de gases de efeito estufa..
Os engenheiros florestais também podem trabalhar para promover práticas agrícolas sustentáveis. Isso pode envolver a implementação de sistemas agroflorestais, que combinam plantas de cultivo com árvores, reduzindo a necessidade de desmatamento e protegendo o solo.
Além disso, a adoção de práticas de agricultura de baixo carbono, como a utilização de fertilizantes orgânicos e o manejo adequado de pastagens, pode ajudar a reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
Veja também: Todas as carreiras no Guia de Profissões da Quero Bolsa
Geólogo
Os geólogos podem desempenhar um papel importante na luta contra a crise climática. Uma das principais formas em que eles podem contribuir é através do estudo das mudanças climáticas passadas, presentes e futuras.
Ao estudar a história do clima, os geólogos podem ajudar a prever e entender as mudanças que estão ocorrendo atualmente.
Além disso, os geólogos podem ajudar a identificar e mapear áreas que são particularmente vulneráveis às mudanças climáticas, como áreas costeiras que estão em risco de inundação devido ao aumento do nível do mar.
Meteorologista
Os meteorologistas podem estudar e monitorar as tendências climáticas globais, como o aumento da temperatura média da Terra, mudanças nos padrões de precipitação e eventos climáticos extremos, como furacões, tufões e tempestades.
Eles também podem estudar as causas das mudanças climáticas, como o aumento das emissões de gases de efeito estufa, e desenvolver modelos climáticos para prever as tendências futuras.
Com base nesses dados, os meteorologistas podem aconselhar governos, organizações e indivíduos sobre medidas preventivas e estratégias de adaptação às mudanças climáticas.
Por exemplo, eles podem ajudar as comunidades a se prepararem para eventos climáticos extremos, como enchentes e secas prolongadas, que podem ser agravados pela mudança climática.
Além disso, aproveite para conhecer algumas das faculdades bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) e que têm parceria com a Quero Bolsa:
As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.