O meteorologista é um profissional habilitado a analisar os processos químicos e físicos que definem o estado da atmosfera.
De acordo com a página do curso, este profissional tem conhecimento de estudos e/ou interpretação de dados sobre a temperatura, chuvas, umidade do ar e ventos, e da interpretação de imagens de radares e satélites. O meteorologista é um profissional que está apto a previsão das condições atmosféricas.
A profissão de Meteorologista foi regulamentada no dia 14 de outubro de 1980 e a Sociedade Brasileira de Meteorologia (Sbmet) é o órgão representante e ligado ao Sistema Confea/Crea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – Confea/Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia).
Portanto, os meteorologistas devem realizar seus registros profissionais no Crea da Unidade Federativa (UF) de atuação.
De acordo com a Lei Nº 6.835, de 14 de outubro de 1980, são atribuições do meteorologista:
De acordo com a página de Meteorologia, o curso de bacharelado tem duração média de quatro anos (oito semestres) e inclui disciplinas básicas, como Física e Matemática, e específicas, como Climatologia, Termodinâmica e até Animação em 3D.
Além disso, o aluno terá opções de pós-graduação na área e um curso de Tecnologia em Meteorologia Aeronáutica, exclusivo para profissionais de carreira militar.
No mercado de trabalho, as atividades do meteorologista são fundamentais nos setores ligados à agricultura, produção de energia solar e/ou eólica, além dos transportes aéreo e fluvial.
De acordo com o portal de recrutamento Glassdoor, o salário médio nacional de um Meteorologista, no Brasil, é de R$6.096,00
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.
De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o salário do meteorologista é de, em média, R$ 8.358,49.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
O aluno interessado em trabalhar na área deve iniciar um curso superior em Meteorologia ou Ciências Atmosféricas para trilhar a sua trajetória profissional.
Hidrometeorologia, Meteorologia Física, Meteorologia Sinótica, Dinâmica da Atmosfera são algumas das disciplinas que podem integrar a grade curricular do curso de Meteorologia e/ou Ciências Atmosféricas.
Os cursos de Meteorologia, Ciências Atmosféricas e Engenharia Meteorológica são disponibilizados majoritariamente por universidades públicas. Além disso, o estágio supervisionado e o trabalho de conclusão de curso podem ser requisitados pelas instituições de ensino superior.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.