O geólogo é o profissional que analisa e estuda a composição terrestre. Em outras palavras, o especialista da área realiza exames relacionados, majoritariamente, à camada litosférica da terra, compreendendo os diferentes tipos de solo, rochas, minerais e características intrínsecas à superfície. Por meio da análise do profissional, outros setores podem ser favorecidos, como da mineração, petróleo, hidrografia e, até mesmo, da engenharia.
O termo "geologia" resulta na junção das palavras gregas: geo (terra) e logia (razão), se referindo ao campo de estudos do profissional. Vale ressaltar que, além das características já mencionadas, o geólogo também é responsável por ler a história da terra cravada nas rochas da crosta terrestre, datando superfícies, catalogando o solo e verificando as diferentes características de cada formação da litosfera.
De acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações, o profissional da área da Geologia é responsável, entre outras possibilidades, por:
A área da Geologia também compreende os estudos de montanhas, rios, oceanos, vulcões, meio ambiente e demais fatores litosféricos e suas interações com a vida.
Assim como destacado anteriormente, o geólogo desenvolve estudos referentes à análise da superfície terrestre, classificação de rochas e solos, além de realizar exames químicos e físicos de materiais. Por esse motivo, as principais atividades desempenhadas pelo profissional incluem:
Por se tratar de uma profissão versátil, o trabalho do profissional pode demandar um número grande de viagens para diversas regiões do país, embora a área da pesquisa permita uma maior estabilidade geográfica.
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.
A atuação do geólogo é demandada em atividades de extração de petróleo e gás natural, mineração, serviços de engenharia, cartografia, pesquisas ambientais, entre outras possibilidades relacionadas. Devido a variedade de áreas presentes no setor, as possibilidades de atuação são vastas. Confira as principais alternativas:
Nesse campo de estudos, o profissional analisa o impacto dos fenômenos físicos que incidem sobre a terra, como a radioatividade, gravidade, calor, eletricidade, magnetismo e demais ondas resultantes dos processos mencionados.
A Engenharia Civil e a Geologia interagem entre si para a obtenção de resultados concretos na área da Geotecnia. Em suma, o geólogo analisa solos e verifica a possibilidade de construção de tuneis, rodovias, prédios, barragens e demais obras da construção civil.
Assim como o nome sugere, a Hidrogeologia é a área responsável por analisar a presença de água subterrânea, bem como sua qualidade e volume, tendo em vista a obtenção de novas fontes de recursos hídricos.
Além das possibilidades já mencionadas, o geólogo pode auxiliar na construção da história terrestre, analisando fósseis e explorando as diferentes formas de vida que existiam no passado, o que acontece na área da Paleontologia.
A área de petróleo e mineração são os principais setores responsáveis pela contratação de geólogos. Nesse cenário, o profissional desempenha ações e emite laudos científicos que respaldem a extração de petróleo em determinada região geográfica.
Se você deseja se aprofundar no tema e descobrir mais informações sobre a carreira, veja quanto ganha um geólogo.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Para atuar profissionalmente como geólogo, é necessário a conclusão do curso superior na área. Nesse caso, o bacharelado exigido para o especialista é a formação em Geologia, curso que abrange os principais conceitos do setor, formando profissionais aptos para intervir determinantemente nas análises específicas das estruturas terrestres.
O curso de Geologia possui duração média de 5 anos, período no qual o estudante compreenderá conceitos relacionados à Química, Física e Biologia. Vale ressaltar que as disciplinas presentes na formação podem variar de acordo com a instituição de ensino. Confira, entretanto, algumas das temáticas amplamente abordadas na graduação:
Além das disciplinas tradicionalmente abordadas, o curso também conta com outras atividades complementares, como a realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e o estágio obrigatório, de acordo com os critérios impostos pelo Ministério da Educação (MEC).
O curso também apresenta, tradicionalmente, atividades de campo como forma de auxiliar o profissional em seu processo de formação. De acordo com as Diretrizes Curriculares do MEC, ao menos 20% da carga horária total do curso deve ser destinado à atividade mencionada.
De acordo com consulta aos dados do e-MEC, atualmente, 34 instituições de ensino superior possuem ofertas para o curso de Geologia. Confira algumas das faculdades, universidades e centros universitários que integram a lista:
Se você deseja ingressar em uma instituição de ensino superior privada para a realização do curso de Geologia, acesse o site da Quero Bolsa e confira descontos de até 80% para a formação.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.