Informações
Como funciona?
Encontre seu curso
Faça sua pré-matrícula online
Economize até o fim do curso!

Agrônomo: tudo sobre a profissão

Aquele que melhora produtividade na agricultura e na pecuária

Profissional encontra mercado aquecido e alta remuneração média; competitividade traz necessidade cada vez maior de qualificação

agrônomo

Sobre a profissão

O agrônomo atua em todas as etapas do agronegócio com o objetivo de melhorar a produtividade e a qualidade de plantações e rebanhos. Esse profissional pode trabalhar na preparação do solo, plantio e colheita, ou com a alimentação, reprodução, saúde e abate dos animais.

Além disso, o agrônomo também pode planejar, organizar e gerenciar fluxos relacionados aos processo de comercialização dos produtos do agronegócio, passando por industrialização e armazenamento.

O agrônomo, em sua rotina diária, elabora e implementa soluções para o aumento da produtividade na empresa agropecuária em que trabalha. Essas soluções podem estar relacionadas à irrigação e adubação de plantações, à preservação do solo, ao controle de pragas, à melhoria da saúde dos animais, entre outras. 

Esse profissional também pode trabalhar diretamente na indústria ou em escritórios. Em seu dia a dia, além de criar e implementar projetos agropecuários, o agrônomo também lidera equipes e analisa dados e estatísticas sobre os campos e os rebanhos para buscar soluções.

De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, a média salarial de um agrônomo no Brasil é de R$ 7.537,73.

De acordo com dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o agronegócio representa 21,4% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, segundo dados de 2020. O alto impacto econômico da área faz com que a profissão de agrônomo esteja sempre aquecida, oferecendo alta remuneração média. 

O agrônomo pode trabalhar em empresas agropecuárias privadas ou estatais, no campo, em pesquisas científicas da área ou como gestor do agronegócio.

Agrônomo

Como se tornar um Agrônomo?

O profissional deve ser formado em Agronomia, Engenharia Agronômica ou Engenharia Agrícola, e registrar-se no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) do seu estado. Como é um mercado competitivo, o agrônomo pode realizar uma pós-graduação na área para se destacar.

Mais profissões da área de Ciências Biológicas e da Natureza

Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.