Analista ambiental: tudo sobre a profissão

Aquele que organiza e implementa estratégias para o cumprimento de políticas e normas ambientais

Profissional é essencial para assegurar que a empresa está atendendo aos requisitos de licenciamento ambiental

analista ambiental

Sobre a profissão

O analista ambiental trabalha na gestão de processos relacionados ao ambiente dentro de uma empresa. Ele é o responsável por garantir a minimização ou aniquilação dos impactos ambientais da empresa ou indústria em que trabalha, para cumprir a legislação. Ele também pode atuar no Ibama e outros órgãos públicos que lidem com questões ambientais.

Esse profissional atua diretamente com licenciamento ambiental, que é o instrumento de controle de atividades que utilizam recursos naturais e, por isso, são potencialmente poluidoras ou degradadoras do ambiente.

O analista ambiental analisa os processos da empresa para controlar a emissão de resíduos no ambiente. Para isso, ele também acompanha periodicamente as atividades realizadas. Com base nas informações coletadas nessas análises, ele desenvolve e implementa programas de controle dentro da empresa, com objetivo de conservação de ecossistemas e recursos naturais.

Além disso, ele é o responsável por obter as licenças e autorizações de funcionamento dentro dos governos municipal, estadual e federal, além de ser o ponto de contato com agentes de fiscalização ambiental.

O salário médio de um analista ambiental no país é de R$ 2.843,29, de acordo com dados de 2021 do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged).

O analista ambiental pode atuar em empresas, indústrias e instituições cujas atividades tenham potencial de impactar o ambiente. Também pode trabalhar como concursado no governo e em órgãos públicos, como o Ibama e as secretarias de meio ambiente.

Por que ser um Analista ambiental?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Analista ambiental

    Como se tornar um Analista ambiental?

    Para se tornar um analista ambiental em empresas, é importante fazer uma graduação em uma das áreas relacionadas ao cargo, o que pode facilitar a obtenção de experiência por meio de estágios e a consequente entrada no mercado. Já para atuar em órgãos públicos, é necessário prestar o concurso público específico.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão? 🤔

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Ciências Biológicas e da Natureza

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.