O bioquímico é o profissional que se dedica ao estudo e compreensão dos processos químicos provenientes de organismos vivos. Sua atuação combina química e a biologia para investigar e desvendar os mecanismos moleculares que governam a vida.
Os bioquímicos realizam pesquisas científicas para investigar as estruturas e funções das biomoléculas, como proteínas, ácidos nucleicos, carboidratos e lipídios, e como elas interagem nos sistemas biológicos. Eles utilizam técnicas de laboratório, como espectroscopia, cromatografia e técnicas de biologia molecular, para analisar e caracterizar as propriedades físicas e químicas dessas moléculas.
Além disso, os bioquímicos estudam os processos metabólicos, como a produção e utilização de energia pelas células, a síntese de biomoléculas e a regulação dos processos biológicos. Eles investigam as vias metabólicas e os mecanismos de regulação envolvidos, buscando entender como as disfunções nesses processos podem levar a doenças humanas, como câncer, diabetes e distúrbios metabólicos.
Outra área de atuação é a biotecnologia, em que os profissionais aplicam seus conhecimentos para desenvolver novos fármacos, terapias e técnicas de diagnóstico, bem como para projetar e otimizar processos de produção de alimentos, biocombustíveis e outros produtos biológicos.
Os bioquímicos também podem contribuir para a pesquisa forense, ajudando a identificar e analisar evidências biológicas em cenas de crime. Além disso, possuem perspectivas acadêmicas, lecionando e orientando estudantes.
Embora os bioquímicos e os médicos possam colaborar em exames bioquímicos, eles possuem funções e formações distintas. Enquanto os bioquímicos contribuem com seus conhecimentos em bioquímica para realizar análises laboratoriais, os médicos aplicam seus conhecimentos médicos para interpretar os resultados dos exames, diagnosticar doenças e prescrever tratamentos adequados.
O bioquímico aplica seus conhecimentos em química e biologia para investigar e compreender os processos químicos. Ele conduz pesquisas científicas que analisam as propriedades de proteínas, ácidos nucleicos, carboidratos e lipídios. Além disso, dedica-se ao estudo dos processos metabólicos, investigando como as células produzem e utilizam energia, sintetizam biomoléculas e regulam as funções biológicas.
Além de lidar com análises científica e processos regulatórios, o bioquímico pode trabalhar como educador, lecionando e orientando novos profissionais na área. Seu trabalho contribui para avanços científicos, diagnósticos precisos e melhoria da qualidade de vida.
Veja também: Tudo sobre o curso de Análises Clínicas no site da Quero Bolsa.
O bioquímico pode trabalhar em laboratórios de análises clínicas, onde realiza testes bioquímicos e diagnósticos para identificar doenças e condições de saúde. Ele também encontra oportunidades em indústrias farmacêuticas e alimentícias.
Universidades, institutos de pesquisa e centros de inovação também requisitam a presença do profissional para a pesquisa de medicamentos e biotecnologia. Além disso, é demandado em hospitais, empresas de biotecnologia, laboratórios de biologia molecular, indústrias químicas e agroindústrias.
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Para se tornar um bioquímico, é necessário concluir o curso de bacharelado em Bioquímica ou especializar-se em Bioquímica após o término de um graduação. O percurso dura, em média, de quatro a cinco anos e integra conceitos biológicos e químicos, com disciplinas como biologia molecular, bioquímica, microbiologia e genética.
Além disso, o profissional deve se registrar no Conselho Regional de Química (CRQ) para atuar legalmente. Manter-se atualizado quanto as novas tecnologias e avanços científicos da área é igualmente valorizado.
Veja também: Qual pós-graduação devo fazer? Descubra qual é a pós-graduação ideal para seu momento de carreira.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.