Informações
Como funciona?
Encontre seu curso
Faça sua pré-matrícula online
Economize até o fim do curso!

Bioquímico: tudo sobre a profissão

Aquele que estuda processos químicos de organismos com vida para o desenvolvimento de produtos

Profissional pode atuar em um mercado de trabalho amplo e que está em constante evolução

bioquímico

Sobre a profissão

O bioquímico é o profissional responsável por estudar os processos químicos e biológicos que acontecem naturalmente para a manutenção da vida e aplicar o conhecimento obtido em áreas como saúde, indústria, agronegócio, bioenergia, meio ambiente etc. Ou seja, ele aplica os processos bioquímicos na tecnologia, visando inovar e melhorar a vida em sociedade. Assim, o bioquímico pode ajudar a desenvolver vacinas e medicamentos, atuar na produção de alimentos com maior qualidade, desenvolver produtos com menor impacto ambiental e descobrir novas fontes de bioenergia.

O bioquímico atua tendo como base todo o conhecimento adquirido nas áreas de química e biologia. Dessa forma, ele pode analisar a composição de produtos, corrigir processos de fabricação e criar formas mais eficientes para os compostos. Uma das características marcantes de seus locais de trabalho é a diversidade, já que ele pode trabalhar em linhas de produção, laboratórios de pesquisa e até mesmo nas salas de aula de universidades.

O mercado de trabalho para o bioquímico está em constante evolução e cresce conforme o desenvolvimento de novas tecnologias. Esse profissional pode atuar em indústrias dos mais variados setores, em universidades, centros de pesquisa e em laboratórios de análises clínicas, de DNA e forenses.

Em empresas e indústrias, o bioquímico atua com pesquisa, desenvolvimento, inovação e produção bioquímica e biotecnológica.

Bioquímico

Como se tornar um Bioquímico?

Quem deseja seguir a profissão de bioquímico deve cursar a graduação de Bioquímica, um curso bastante recente e que tem se desenvolvido rapidamente. Outro caminho possível é cursar faculdades relacionadas, como Química, Física, Biologia e, então, especializar-se em Bioquímica ou Biotecnologia, tornando-se, então, um bioquímico com especialidades técnicas. Além disso, por ser a Bioquímica considerada modalidade da Química, o bioquímico, para exercer a profissão, deve se registrar no Conselho Regional de Química do estado onde atua.

Mais profissões da área de Ciências Biológicas e da Natureza

Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.