Um gestor ambiental é o profissional responsável por gerenciar a interação da empresa e seus stakeholders com o meio ambiente. É dever do gestor ambiental propor ações e alternativas que reduzam o impacto socioambiental causado pelas atividades da companhia.
Ele se preocupa, por exemplo, com o bom uso dos recursos naturais e matérias-primas e com a quantidade de resíduos gerados pela empresa na qual trabalha.
O gestor ambiental atua com os três pilares da sustentabilidade - social, ambiental e econômico - buscando sempre o equilíbrio entre esses fatores.
O gestor ambiental tem uma atuação de grande responsabilidade dentro de uma empresa, afinal, é ele quem verifica os impactos das atividades da organização na natureza.
Ele acompanha o tratamento do esgoto, monitora emissão de poluentes e analisa consumos de energia.
A preocupação com o meio ambiente tem ampliado as oportunidades para os profissionais da área e gerado remunerações que podem chegar a R$5.000,00 em algumas regiões do país, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de 2018, do Ministério do Trabalho.
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.
Veja também: Tudo sobre o curso técnico em Meio Ambiente no site da Quero Bolsa.
A atuação do gestor ambiental tem se desenvolvido cada vez mais na sociedade, e a profissão está em constante expansão.
O gestor ambiental pode trabalhar com o desenvolvimento de programas de responsabilidade socioambiental, recuperação de áreas degradadas, educação, regulações e certificados, fiscalização do processo produtivo, elaboração de políticas públicas, extração de recursos naturais e geoprocessamento.
Além disso, o gestor ambiental pode atuar em empresas privadas, públicas ou do terceiro setor. Também pode trabalhar como um profissional autônomo que presta consultoria para empresas e governos.
Se você deseja se aprofundar no tema e descobrir mais informações sobre a carreira, veja quanto ganha um gestor ambiental.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Quem deseja se tornar um gestor ambiental deve possuir diploma em curso superior de Gestão Ambiental em faculdade aprovada pelo MEC.
Direito e Legislação Ambiental, Gestão de Recursos Naturais e Saúde Ambiental são alguns conteúdos que podem figurar durante a formação acadêmica do estudante. Para mais informações sobre disciplinas deste curso, confira a grade curricular de Gestão Ambiental, disponibilizada pela Quero Bolsa.
Segundo o Catálogo Nacional de Cursos Superiores definido pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Gestão Ambiental deve preparar o profissional para, entre outros itens:
Outro caminho para seguir a profissão é se formar em cursos como Administração ou Engenharia de Produção e se especializar em Gestão Ambiental com um curso de pós-graduação. Além disso, o gestor ambiental deve conhecer bem a legislação ambiental e as exigências de certificações como a ISO.
Se você gostaria de se profissionalizar na área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Gestão Ambiental, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.