Carnaval na boa é com bolsa! Garanta a sua antes que as ofertas acabem
Promoção termina em
23
dias
03
horas
00
min
00
Ver ofertas
Informações
Whatsapp
Envie para 0800 123 2222
E-mail
contato@querobolsa.com.br
Telefone
Ligue para 0800 940 0840
Horário especial de carnaval
Segunda e terça das 8h às 18h
Sábado das 9h às 13h
Como funciona?
Encontre seu curso
Faça sua pré-matrícula online
Economize até o fim do curso!

Gestor ambiental

A missão do gestor ambiental é reduzir os impactos socioambientais causados pelas atividades de uma empresa

O que faz um gestor ambiental

Um gestor ambiental é o profissional responsável por gerenciar a interação da empresa e seus stakeholders com o meio ambiente. É dever do gestor ambiental propor ações e alternativas que reduzam o impacto socioambiental causado pelas atividades da companhia. Ele se preocupa, por exemplo, com o bom uso dos recursos naturais e matérias-primas e com a quantidade de resíduos gerados pela empresa na qual trabalha. O gestor ambiental atua com os três pilares da sustentabilidade - social, ambiental e econômico - buscando sempre o equilíbrio entre esses fatores.

Como se tornar um gestor ambiental

Quem deseja se tornar um gestor ambiental deve possuir diploma em curso superior de Gestão Ambiental em faculdade aprovada pelo MEC. Outro caminho para seguir a profissão é se formar em cursos como Administração ou Engenharia de Produção e se especializar em Gestão Ambiental com um curso de pós-graduação. Além disso, o gestor ambiental deve conhecer bem a legislação ambiental e as exigências de certificações como a ISO.

Áreas de atuação

A atuação do gestor ambiental tem se desenvolvido cada vez mais na sociedade, e a profissão está em constante expansão. O gestor ambiental pode trabalhar com o desenvolvimento de programas de responsabilidade socioambiental, recuperação de áreas degradadas, educação, regulações e certificados, fiscalização do processo produtivo, elaboração de políticas públicas, extração de recursos naturais e geoprocessamento. Além disso, o gestor ambiental pode atuar em empresas privadas, públicas ou do terceiro setor. Também pode trabalhar como um profissional autônomo que presta consultoria para empresas e governos.