Informações
WhatsApp
Iniciar um atendimento
E-mail
contato@querobolsa.com.br
Telefone
Ligue para 0800 940 0840
Segunda a sexta das 09h às 19h
Como funciona?
Encontre seu curso
Faça sua pré-matrícula online
Economize até o fim do curso!

Gestor ambiental: tudo sobre a profissão

Aquele que busca práticas sustentáveis para uma empresa

Preocupação maior com meio ambiente trouxe mais oportunidades de trabalho para o profissional da área; remuneração varia bastante no país

gestor ambiental

Sobre a profissão

Um gestor ambiental é o profissional responsável por gerenciar a interação da empresa e seus stakeholders com o meio ambiente. É dever do gestor ambiental propor ações e alternativas que reduzam o impacto socioambiental causado pelas atividades da companhia. Ele se preocupa, por exemplo, com o bom uso dos recursos naturais e matérias-primas e com a quantidade de resíduos gerados pela empresa na qual trabalha. O gestor ambiental atua com os três pilares da sustentabilidade - social, ambiental e econômico - buscando sempre o equilíbrio entre esses fatores.

O gestor ambiental tem uma atuação de grande responsabilidade dentro de uma empresa, afinal, é ele quem verifica os impactos das atividades da organização na natureza. Ele acompanha o tratamento do esgoto, monitora emissão de poluentes e analisa consumos de energia. A preocupação com o meio ambiente tem ampliado as oportunidades para os profissionais da área e gerado remunerações que podem chegar a R$5.000,00 em algumas regiões do país, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de 2018, do Ministério do Trabalho.

A atuação do gestor ambiental tem se desenvolvido cada vez mais na sociedade, e a profissão está em constante expansão. O gestor ambiental pode trabalhar com o desenvolvimento de programas de responsabilidade socioambiental, recuperação de áreas degradadas, educação, regulações e certificados, fiscalização do processo produtivo, elaboração de políticas públicas, extração de recursos naturais e geoprocessamento. Além disso, o gestor ambiental pode atuar em empresas privadas, públicas ou do terceiro setor. Também pode trabalhar como um profissional autônomo que presta consultoria para empresas e governos.

Por que ser um Gestor ambiental?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Gestor ambiental

    Como se tornar um Gestor ambiental?

    Quem deseja se tornar um gestor ambiental deve possuir diploma em curso superior de Gestão Ambiental em faculdade aprovada pelo MEC. Outro caminho para seguir a profissão é se formar em cursos como Administração ou Engenharia de Produção e se especializar em Gestão Ambiental com um curso de pós-graduação. Além disso, o gestor ambiental deve conhecer bem a legislação ambiental e as exigências de certificações como a ISO.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão? 🤔

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Ciências Biológicas e da Natureza

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.