Concorra a Bolsas de Estudo 100%
logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Profissões

10 profissões em alta na área ambiental

por João Vitor Marcondes em 13/01/22

O Brasil é protagonista quando o assunto é meio ambiente. Dotado de ricos biomas e ecossistemas, o país desperta atenção internacional e assume papel de destaque em relação aos tópicos ambientais. Justamente por sua vasta riqueza, o meio ambiente conta com a ação de profissionais que acompanham, analisam e atuam sobre suas questões. Por isso, a Revista Quero lista nesta quinta-feira (13/01) 10 profissões em alta para trabalhar na área ambiental

A imagem retrata um objeto esférico de material translúcido, com o mapa do Planeta Terra, estático em um gramado.
A importância dos temas ambientais pode ser dimensionada pela quantidade de profissões desta área. Desta forma, a Revista Quero lista 10 profissões que estão em alta na área ambiental.

Todas as profissões mencionadas neste texto estão presentes no Guia de Profissões da Quero Bolsa. Além das possibilidades de carreiras com atuação ambiental, você poderá conferir mais de 200 páginas que discorrem sobre as características de cada profissão e como dar os primeiros passos nas respectivas áreas.

Por fim, não deixe de conferir a publicação da nossa série textual sobre profissões da semana passada. Afinal, caso você queira trilhar a carreira artística, o texto sobre 10 profissões para quem gosta de desenhar pode te auxiliar e apontar caminhos para sua trajetória profissional. Boa leitura para você!

Encontre bolsas de estudo com 80% de desconto

Agrônomo

O agrônomo pode desempenhar funções profissionais nas etapas produtivas e referentes ao agronegócio. O profissional poderá atuar com o objetivo de melhorar a produtividade e a qualidade de plantações ou de rebanhos. Além disso, o agrônomo possui conhecimento para atuar na preparação do solo e nas ações de plantio e colheita. Por outro lado, sobre os rebanhos, o profissional poderá trabalhar com a alimentação, reprodução e abate dos animais.

Se você gostaria de se profissionalizar nesta área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudos em Agronomia, por exemplo, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa. Além disso, confira outras bolsas de estudo disponibilizadas no site da Quero Bolsa: Engenharia Agronômica ou Engenharia Agrícola.

Analista ambiental

De acordo com a página da profissão, o analista ambiental trabalha em processos relacionados ao ambiente e o uso empresarial sobre os recursos ambientais. O analista ambiental é o responsável por garantir a minimização ou extinção dos impactos ambientais da empresa ou indústria de atuação. O profissional também trabalha diretamente com licenciamento ambiental, que é o instrumento de controle de atividades das empresas para uso dos recursos naturais.

Caso você queira se profissionalizar na área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Gestão Ambiental, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.

O agricultor precisa ter conhecimento abrangente para lidar com as questões rotineiras do campo. Questões como mudanças climáticas, pragas e momentos propícios para realizar o plantio são algumas das situações que o agricultor precisa ter conhecimento. Além disso, o profissional terá atribuições como minimizar as perdas ou desperdícios da produção, além de produzir alimentos de qualidade para plantio.

Não existem requisitos obrigatórios para se tornar um agricultor. Por outro lado, caso você queira se especializar em áreas correlacionadas e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Agronomia, confira as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.

O profissional que alia tecnologia às ciências biológicas. De acordo com a página da profissão, é mais comum verificar a atuação do biotecnólogo no agronegócio, onde o profissional trabalha pelo aprimoramento genético de plantas e pelo combate às pragas. Além disso, na área da saúde, o biotecnólogo apoia no desenvolvimento de medicamentos, vacinas, estudos sobre vírus e bactérias.

A Quero Bolsa disponibiliza ofertas de bolsas de estudo em Biotecnologia para você. O nosso site possui oportunidades em cursos de graduação, pós-graduação e opções de cursos técnicos para você. 

Bioquímico

O bioquímico é o profissional responsável por estudar os processos químicos e biológicos que acontecem naturalmente para a manutenção da vida e aplicar o conhecimento obtido em áreas como meio ambiente, saúde, indústria, agronegócio e bioenergia. Em outras palavras, este profissional conecta os processos bioquímicos com a tecnologia e visa progressos e melhorias na vida da população.

Se você gostaria de se especializar nesta área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em bioquímica, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa. Por fim, não deixe de conferir as bolsas para Engenharia Química e Química, também presentes na QB. 

Engenheiro Florestal

O engenheiro florestal possui conhecimento e objetivo profissional de atuar na exploração adequada e sustentável das florestas. O profissional preza pela preservação dos ecossistemas e seu conhecimento abrange pesquisas e estudos que apresentam o propósito do aprimoramento genético das vegetações. O engenheiro florestal também gerencia e acompanha espaços de preservação e proteção ambiental, assim como projetos de reflorestamento de áreas desmatadas.

Gostou? Não se esqueça que a Quero Bolsa possui ofertas para cursos de graduação e pós-graduação em Engenharia Florestal

De acordo com a página de profissões, o engenheiro de pesca possui conhecimento para atuar no planejamento e na coordenação de atividades pesqueiras. Uma das possibilidades de atuação é o trabalho junto aos pescadores e aquicultores, principalmente, em situações de orientação e estruturação de ações na área profissional. Essa parceria visa o aumento - ou melhorias de etapas - da produção e a sustentabilidade durante as ações de trabalho pesqueiro. 

Não deixe de conferir o site da Quero Bolsa que possui ofertas para cursos de graduação e pós-graduação em Engenharia da Pesca

Engenheiro sanitarista

O engenheiro sanitarista poderá desempenhar funções em atividades ligadas ao meio ambiente e à saúde populacional. A condução de obras e projetos de saneamento, tratamento de água e esgoto, além do monitoramento da utilização de recursos naturais, são possíveis responsabilidades deste profissional. O engenheiro possui conhecimento para avaliar índices e minimizar ações de degradação dos recursos ambientais. Além de sua expertise na área da Engenharia, o engenheiro sanitarista deve estar ciente de tópicos sociais, ambientais e ecológicos em sua atuação profissional.

Bacana, não é? A Quero Bolsa também possui ofertas e bolsas de estudo de Engenharia Sanitária. As oportunidades são para cursos de graduação e pós-graduação. Vale o destaque que estágio e o trabalho de conclusão de curso integram o processo acadêmico do estudante de Engenharia Sanitária

Geógrafo

Trabalhar com geografia é ter diversas possibilidades de atuação. Segundo a página da profissão, o geógrafo estuda os impactos de ações no ambiente e está habilitado para realizar o monitoramento do estado do solo, rios e demais elementos presentes na estrutura física da Terra. Além disso, o geógrafo tem conhecimento sobre estudos sobre o solo, clima, vegetação, recursos hídricos, densidade de ocupação de um espaço e relevo.

Você encontrará ofertas de bolsas de estudo em Geografia no site da Quero Bolsa. As ofertas são para cursos de graduação, pós-graduação, cursos técnicos e cursos livres na área. 

Veterinário

O veterinário é associado majoritariamente ao acompanhamento da saúde de animais de estimação. Entretanto, este profissional também pode trabalhar no controle de doenças em animais silvestres. Na Medicina Veterinária Ambiental, que é o estudo de animais silvestres em seu ambiente natural, o veterinário irá cuidar da saúde das espécies, identificando doenças, contribuindo para a preservação da biodiversidade.

Por outro lado, sobre o desempenhar de funções em âmbito industrial, o veterinário também pode trabalhar na inspeção de empresas que utilizem matéria-prima de origem animal. Confira as ofertas de bolsas de estudo em Veterinária (técnico) ou Medicina Veterinária no site da Quero Bolsa.

Veja também:
10 profissões da Engenharia com aplicações na área da Saúde
10 profissões na área de Design que talvez você não conheça
banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54