Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Olá! Quer uma ajudinha para descobrir seu curso ou faculdade ideal?

Engenheiro sanitarista: tudo sobre a profissão

Profissional apto ao planejamento de obras sanitárias e análise do consequente impacto no meio ambiente. O engenheiro sanitarista poderá desempenhar funções em atividades ligadas ao meio ambiente e à saúde populacional. Por exemplo, a condução de obras e projetos de saneamento, tratamento de água e esgoto, além do monitoramento da utilização de recursos naturais.
engenheiro sanitarista

Sobre a profissão

O engenheiro sanitarista possui conhecimento para avaliar índices e prevenir a degradação dos recursos ambientais. Além da expertise na área da Engenharia, o engenheiro deve estar ciente de tópicos sociais, ambientais e ecológicos em sua atuação profissional. Durante a formação acadêmica, o profissional terá acesso aos conteúdos da área de exatas, estudará sobre os recursos hídricos e ambientais, além de disciplinas com a temática do meio ambiente.

O profissional poderá atuar em todo o projeto de obras sanitárias e projetos de água e esgoto para a população. O engenheiro sanitarista possui conhecimento para projetar, construir ou ampliar obras de saneamento. Além disso, ele poderá apontar necessidades de melhorias e manutenção nas galerias e estações de tratamento. Atuando em indústrias, o profissional poderá analisar e mensurar o impacto da empresa mediante a utilização dos recursos ambientais. 

De acordo com o portal de recrutamentos Glassdoor, o salário médio nacional de Engenheiro Ambiental e Sanitarista é de R$6.672,00 no Brasil.

Se você quer se especializar nesta área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Engenharia Ambiental e Sanitária, veja as ofertas na Quero Bolsa. Uma dica, não deixe de conferir os resultados de buscas para bolsa de estudo em Engenharia Sanitária e bolsa de estudo em Saneamento Ambiental.

Órgãos ambientais governamentais, empresas que trabalham ou prestam serviços de saneamento, consultorias, indústrias que possuem setores voltados aos tópicos ambientais e organizações não governamentais (ONGs). Além disso, o engenheiro sanitarista também poderia integrar o corpo docente de instituições de ensino, como professor ou pesquisador.

Caso você tenha dúvidas sobre a profissão de engenheiro ser a escolha certa para o seu futuro, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido e gratuito.

Por que ser um Engenheiro sanitarista?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Como se tornar um Engenheiro sanitarista?

    Você pode se graduar (bacharelado) ou se pós-graduar em Engenharia Sanitária. Vale o destaque que estágio e o trabalho de conclusão de curso integram o processo acadêmico do estudante de Engenharia Sanitária. Além disso, os cursos de Engenharia possuem um núcleo de conteúdos básicos, um núcleo de conteúdos profissionalizantes e um núcleo de conteúdos específicos em sua grade curricular. 

    30% da carga horária mínima do curso diz respeito aos conteúdos básicos e, de acordo com a página do curso, o núcleo de conteúdos profissionalizantes corresponde a cerca de 15% da carga horária mínima do curso e deve ser definido pela instituição de ensino.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?