Profissões10 profissões em alta na área ambiental
Por João Vitor Marcondes em 13/01/2022
As áreas profissionais de Ciências Biológicas e Engenharias podem trabalhar em conjunto e, principalmente, em benefício do meio ambiente.
Profissional que possui conhecimento para atuar na coordenação ou planejamento de atividades do ramo da Pesca
Além das ações sobre cultivo e comercialização, o engenheiro de pesca pode atuar no aprimoramento estrutural - de locais ou equipamentos - para maior aproveitamento dos recursos.

O engenheiro de pesca é o profissional responsável por planejar, executar e gerenciar atividades relacionadas à pesca e à aquicultura (criação de organismos aquáticos como peixes, crustáceos e moluscos). Ele atua em toda a cadeia produtiva, desde a captura ou criação até o processamento e comercialização dos produtos pesqueiros.
+ Veja bolsas de estudo para cursos na área da Engenharia de Pesca
O engenheiro de pesca atua de forma técnica, científica e gerencial em todas as etapas da cadeia produtiva do setor pesqueiro e aquícola — desde a produção (captura ou cultivo) até o processamento, comercialização e preservação ambiental. Ele trabalha para garantir a sustentabilidade, eficiência econômica e segurança dos produtos de origem aquática.
Veja como esse profissional atua na prática, de acordo com o setor:
+ Veja bolsas de estudo para cursos na área da Engenharia de Pesca
O engenheiro de pesca pode atuar em diversas áreas que envolvem a produção, manejo e conservação de recursos aquáticos. Abaixo estão as principais áreas de atuação desse profissional:
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.
Mostrando 0 em "São Paulo, SP"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Para se tornar um engenheiro de pesca, é necessário cursar o bacharelado em Engenharia de Pesca, que tem duração média de 5 anos e é oferecido por algumas universidades públicas e privadas no Brasil. Veja abaixo o caminho passo a passo:
Durante a graduação, o estudante terá aulas teóricas e práticas em áreas como:
Também há estágios obrigatórios e trabalho de conclusão de curso (TCC).
Após se formar, o engenheiro de pesca deve se registrar no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) do seu estado para poder atuar legalmente.
Para quem deseja aprofundar conhecimentos ou atuar em áreas específicas como biotecnologia aquática, gestão ambiental ou aquicultura intensiva, há opções de especialização, mestrado e doutorado.
Veja também: Quanto ganha um Engenheiro de pesca? Veja o salário médio e os detalhes da carreira na área de Engenharia de Pesca.

Ser formado ou não... eis a questão?
ProfissõesPor João Vitor Marcondes em 13/01/2022
As áreas profissionais de Ciências Biológicas e Engenharias podem trabalhar em conjunto e, principalmente, em benefício do meio ambiente.
ProfissõesPor Patrícia Carvalho em 06/01/2020
Conheça 47 tipos de engenharia que existem no Brasil, veja quais são os principais tipos, saiba o que faz cada tipo e descubra qual a melhor para você