Sobre o curso de Oceanografia
O curso de Oceanografia forma profissionais aptos a investigar as características dos mares, oceanos e zonas costeiras.
O profissional trabalha desde as características físicas até os fenômenos ocorrentes nesses ambientes e suas formas de vida. Isto inclui sua interação com a atmosfera e os continentes.
Ao final do curso, o aluno está apto a analisar a composição dos ambientes aquáticos e a desenvolver projetos de exploração de recursos dos mares, avaliando os impactos sobre o ecossistema.
No mercado de trabalho, a atuação do oceanógrafo não se restringe a pesquisar. Pode prestar serviços em estudos de impacto ambiental em regiões turísticas e no setor do petróleo.
Também há emprego para o oceanógrafo na modelagem da circulação dos oceanos, no setor pesqueiro, na biotecnologia e até mesmo no setor de cosméticos, alimentícios e na indústria farmacêutica.
O litoral brasileiro é de grande extensão e diversidade, o que faz do Brasil um campo importante e que tem possibilidade de expansão de oportunidades para a Oceanografia.
Como é a faculdade de Oceanografia?
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Oceanografia conta com duração mínima de quatro anos, com pelo menos 3.000 de carga horária.
Os currículos das faculdades devem trabalhar com três núcleos em comum para a formação do oceanógrafo. Um de formação básica, um geral e outro de formação profissional, assim divididos:
Formação básica: Matemática, Física, Química, Geologia e Biologia.
Formação geral: Oceanografia Química, Oceanografia Física, Oceanografia Biológica, Oceanografia Geológica, Interações Oceanográficas e Geomática.
Formação Profissional: Recursos Renováveis, Recursos não Renováveis, Gestão Ambiental e Processos Naturais.
É obrigatório que 25% da carga horária seja ocupada com as disciplinas de formação profissional. Além disso, as atividades práticas devem estar presentes em 40% dos conteúdos.
Outro requisito é que o aluno cumpra ao menos 100 horas de em atividades de embarque, para familiarização do aluno com as atividades a bordo.
A realização de um trabalho final de curso (TCC) envolvendo todos os procedimentos de uma investigação técnico-científica também é obrigatória.
Qual a grade curricular de Oceanografia?
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Oceanografia em uma de nossas faculdades parceiras:
Procure o curso de Oceanografia ideal para você!
Veja como é simples começar a estudar
- Encontre seu curso
- Garanta sua bolsa
- Economize até se formar
Sobre a carreira de Oceanografia
O que faz o profissional de Oceanografia?
O oceanógrafo formula, elabora, executa, fiscaliza e dirige estudos, planejamento, projetos e pesquisas científicas que visem ao conhecimento e à utilização racional do meio marinho.
Para isto, ele faz levantamento, processamento e interpretação das condições do meio marinho. Também desenvolve e aplica métodos, processos e técnicas de exploração, de preservação, monitoramento e gerenciamento de quaisquer empreendimentos na área marinha.
Pode ainda orientar, dirigir, assessorar e prestar consultoria a diferentes instituições, pública ou privadas. O profissional da Oceanografia pode ainda realizar perícias, emitir e assinar pareceres e laudos técnicos.
Nota de corte para Oceanografia
Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?
Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte . O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.
No último ano, as notas de corte registradas para o curso de Oceanografia foram: