logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Oceanografia

Resumo do curso

Tipos de formação
Bacharelado e Pós-graduação
Área de conhecimento
Ciências exatas e da Terra
Duração
até 9 semestres
Estágio obrigatório?
Não

A classificação da área de conhecimento foi feita com base na Árvore do Conhecimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Sobre o curso de Oceanografia

O curso de Oceanografia forma profissionais aptos a investigar as características dos mares, oceanos e zonas costeiras.

O profissional trabalha desde as características físicas até os fenômenos ocorrentes nesses ambientes e suas formas de vida. Isto inclui sua interação com a atmosfera e os continentes.

Ao final do curso, o aluno está apto a analisar a composição dos ambientes aquáticos e a desenvolver projetos de exploração de recursos dos mares, avaliando os impactos sobre o ecossistema.

No mercado de trabalho, a atuação do oceanógrafo não se restringe a pesquisar. Pode prestar serviços em estudos de impacto ambiental em regiões turísticas e no setor do petróleo.

Também há emprego para o oceanógrafo na modelagem da circulação dos oceanos, no setor pesqueiro, na biotecnologia e até mesmo no setor de cosméticos, alimentícios e na indústria farmacêutica.

O litoral brasileiro é de grande extensão e diversidade, o que faz do Brasil um campo importante e que tem possibilidade de expansão de oportunidades para a Oceanografia.

Os tipos de formação para o curso de Oceanografia são: bacharelado e pós-graduação .

Como é a faculdade de Oceanografia?

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Oceanografia conta com duração mínima de quatro anos, com pelo menos 3.000 de carga horária.

Os currículos das faculdades devem trabalhar com três núcleos em comum para a formação do oceanógrafo. Um de formação básica, um geral e outro de formação profissional, assim divididos:

  • Formação básica: Matemática, Física, Química, Geologia e Biologia.

  • Formação geral: Oceanografia Química, Oceanografia Física, Oceanografia Biológica, Oceanografia Geológica, Interações Oceanográficas e Geomática.

  • Formação Profissional: Recursos Renováveis, Recursos não Renováveis, Gestão Ambiental e Processos Naturais.

É obrigatório que 25% da carga horária seja ocupada com as disciplinas de formação profissional. Além disso, as atividades práticas devem estar presentes em 40% dos conteúdos.

Outro requisito é que o aluno cumpra ao menos 100 horas de em atividades de embarque, para familiarização do aluno com as atividades a bordo.

A realização de um trabalho final de curso (TCC) envolvendo todos os procedimentos de uma investigação técnico-científica também é obrigatória.

Qual a grade curricular de Oceanografia?

Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Oceanografia em uma de nossas faculdades parceiras:

Acidificação dos Oceanos
Algoritmos e Programação
Ambiente de Sedimentação

Ver a grade curricular

Procure o curso de Oceanografia ideal para você!

Escolha entre as mais de mil instituições parceiras do Quero Bolsa.

Veja como é simples começar a estudar

  1. Encontre seu curso
  2. Garanta sua bolsa
  3. Economize até se formar

Sobre a carreira de Oceanografia

O que faz o profissional de Oceanografia?

O oceanógrafo formula, elabora, executa, fiscaliza e dirige estudos, planejamento, projetos e pesquisas científicas que visem ao conhecimento e à utilização racional do meio marinho.

Para isto, ele faz levantamento, processamento e interpretação das condições do meio marinho. Também desenvolve e aplica métodos, processos e técnicas de exploração, de preservação, monitoramento e gerenciamento de quaisquer empreendimentos na área marinha.

Pode ainda orientar, dirigir, assessorar e prestar consultoria a diferentes instituições, pública ou privadas. O profissional da Oceanografia pode ainda realizar perícias, emitir e assinar pareceres e laudos técnicos.

Com o Quero Bolsa, entrar na faculdade é muito mais fácil Cadastre-se e receba alertas por e-mail e WhatsApp assim que chegarem novas vagas do seu interesse.
Busque sua vaga
Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso
Garanta sua vaga
Pague a taxa de serviço, chamada de pré-matrícula
Estude pagando menos
Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade

Nota de corte para Oceanografia

Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?

Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte . O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.

No último ano, as notas de corte registradas para o curso de Oceanografia foram:

Balões de Conversa - Dúvidas sobre Oceanografia
Está com dúvidas sobre Oceanografia? Os alunos e ex-alunos do curso estão prontos para tirar suas dúvidas. Ver perguntas e respostas

Perguntas e Respostas - Oceanografia

Tipo de Pergunta
Recentes