A UFPA é a Universidade Federal do Pará. A instituição tem sua sede em Belém (PA) e é uma universidade pública, credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) em 1957.
Oferece cursos de graduação e pós-graduação, nas modalidades presencial e a distância, em todas as áreas do conhecimento.
A UFPA também oferece cursos livres de idiomas com valores mais acessíveis para aqueles que não apresentam condições de pagar cursos particulares de línguas estrangeiras.
mais de 36.000 alunos matriculados
mais de 2.780 docentes
270 cursos de graduação
70 unidades no estado de Pará
A UFPA se caracteriza por ser uma instituição multicampi, com atuação em várias cidades do Estado do Pará. Além disso, ela se destaca pela singularidade de desenvolver ações educativas na região norte do país e de impactar o crescimento regional.
O Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) e o Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBBFS) são importantes para a UFPA porque suas atuações estão ligadas a áreas de ensino e pesquisa e beneficiam a população com atendimento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
76,89% dos professores da instituição são doutores;
Nota 4 (numa escala máxima até 5) no Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC;
Maior instituição de ensino superior da Região Norte e a mais prestigiada instituição da Amazônia;
Parcerias com instituições de ensino internacionais, reforçando laços acadêmicos com países de todo o mundo.
Boa
254 avaliações
Poliane Silva • História
Uma estrutura adequadas e ampla para os alunos, com ótimos professores
Ligia Souza • Engenharia Sanitária e Ambiental
Meu curso possui estrutura e está crescendo. Os professores são ótimos!
Miguel Cardoso • Publicidade e Propaganda
Estrutura mediana e conteúdo pouco proveitoso para o mercado de trabalho
Maria Conde • Nutrição
Considerada a melhor universidade do norte do País
Marco Luz • Medicina
Estrutura boa e com ótimos professores, mas peca na localização
Jessica Neves • Terapia Ocupacional
Excelente corpo docente e ótima metodologia
A sede da UFPA está localizada em Belém, capital do Pará. A instituição possui outros 11 campi espalhados pelo estado: em Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Bragança, Breves, Cametá, Capanema, Castanhal, Salinópolis, Soure e Tucuruí. Conta ainda com 32 polos de suporte ao ensino a distância.
Em suas instalações, há bibliotecas, dois hospitais universitários, parque de laboratórios, clínicas de Odontologia e de Psicologia, capela universitária, complexo esportivo, museus, auditórios, áreas de convivência com paisagens naturais (o campus Belém está às margens do Rio Guamá) e restaurantes.
Para se inscrever na UFPA, o estudante deve ter realizado a edição mais recente do Enem, aplicando sua nota no PS (processo seletivo) da instituição. Anualmente, a universidade destina uma quantia específica de vagas para essa modalidade de ingresso. As normas, taxas e valores de inscrição estão listadas no site da UFPA.
Também é possível ingressar na UFPA por meio do Sisu. Nesse caso, o estudante deve aplicar a nota do Enem no programa de acesso ao ensino superior administrado pelo Governo Federal.
Às vésperas da COP30, a UFCSPA e a UFPA, vinculadas ao MEC, destacam os avanços do INCT Probiam, lançado em dezembro de 2023. O instituto foca na pesquisa de biocompostos amazônicos para desenvolver medicamentos contra agentes infecciosos emergentes e resistentes, como vírus, bactérias, fungos e parasitas causadores de doenças como leishmaniose e esquistossomose.
Na UFCSPA, o Laboratório de Imunologia avalia compostos contra a Leishmania, enquanto o de Imunovirologia estuda sua eficácia contra HSV-2, RSV e Zika vírus. A informação foi divulgada pelo MEC.
Já sabe a sua nota do Enem e quer estudar na UFPA? Vejas as notas necessárias para entrar na UFPA pelo Sisu.