Sobre o curso de Engenharia de Pesca
O curso de Engenharia de Pesca forma profissionais capazes de cultivar, capturar, criar e industrializar organismos aquáticos, como peixes, crustáceos, moluscos e algas. Esse profissional também desenvolve novos métodos e tecnologias para a reprodução, captura, transporte, acondicionamento e beneficiamento de recursos pesqueiros.
Ao final do curso, o aluno estará apto a diagnosticar e monitorar atividades pesqueiras e a orientar pescadores e aquicultores para aumentar sua produtividade e desenvolvimento de forma sustentável.
No mercado de trabalho, o profissional de Engenharia de Pesca atua em empresas de beneficiamento do pescado, em embarcações pesqueiras, frigoríficos e nos ramos da algocultura, aquariofilia, ostreicultura e outros.
Além disso, pode atuar em órgãos públicos e ONGs relacionadas com a preservação e conservação do meio ambiente.
Como é a faculdade de Engenharia de Pesca?
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Engenharia de Pesca deve observar tanto o aspecto do progresso social quanto da competência científica e tecnológica.
Isto permitirá ao profissional a atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, por meio de uma visão ética e humanística.
Com base nisso, os conteúdos curriculares do curso de Engenharia de Pesca são divididos em três eixos de formação: Conhecimentos Básicos, Conhecimentos Profissionais e Conhecimentos Essenciais Específicos.
O núcleo de Conhecimentos Básicos é composto por campos de saber que forneçam o embasamento teórico necessário para o futuro profissional desenvolver seu aprendizado. As disciplinas que compõem esse eixo são:
Ciências Físicas e Biológicas;
Estatística;
Ciências da Computação;
Matemática;
Química;
Desenho e Meios de Representação e Expressão;
Metodologia Científica e Tecnológica;
Ciências Humanas e Sociais;
Ciências do Ambiente.
Qual a grade curricular de Engenharia de Pesca?
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Engenharia de Pesca em uma de nossas faculdades parceiras:
Procure o curso de Engenharia de Pesca ideal para você!
Veja como é simples começar a estudar
- Encontre seu curso
- Garanta sua bolsa
- Economize até se formar
Sobre a carreira de Engenharia de Pesca
O que faz o profissional de Engenharia de Pesca?
O engenheiro de pesca planeja, coordena e executa atividades pesqueiras e do uso de recursos naturais renováveis e ambientais.
Ele fiscaliza essas atividades e promove a extensão rural, orienta produtores e elabora documentação técnica e científica. Também pode prestar assistência e consultoria técnica.
Nota de corte para Engenharia de Pesca
Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?
Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte . O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.
No último ano, as notas de corte registradas para o curso de Engenharia de Pesca foram: