O profissional que cuida da saúde e do bem-estar de animais é o veterinário. Ele dá assistência clínica e cirúrgica a animais domésticos e silvestres, cuida da saúde, alimentação e reprodução de rebanhos, controla doenças em grandes populações de animais, entre outras funções relacionadas à saúde animal.
O veterinário trabalha prestando atendimento aos animais em clínicas, na produção de alimentos que tenham origem animal, na prevenção e controle de zoonoses e na área acadêmica, com pesquisas relacionadas à reprodução, clonagem e alteração do material genético. O mercado de trabalho também oferece oportunidades em diferentes áreas e apresenta grande concorrência quando o assunto se refere aos pets. Por isso, é fundamental o aprimoramento constante e a especialização desses profissionais.
Assim como a Medicina, a Veterinária é uma carreira ampla, com um grande campo de atuação. O veterinário pode atuar desde no acompanhamento da saúde de animais de estimação até no controle de doenças em populações silvestres. E, além do contato direto com os animais, o veterinário também pode trabalhar no setor industrial, com o controle de qualidade dos produtos e inspeção dos processos produtivos. Em qualquer indústria que utilize matéria-prima de origem animal, a presença do veterinário para inspecionar esse material é indispensável. O veterinário também pode trabalhar em pesquisas na área de zoonoses e na venda de materiais de uso animal, como comidas, vacinas, brinquedos, acessórios etc.
O profissional está presente em clínicas veterinárias, petshops, zoológicos, áreas de conservação ambiental, centros de pesquisa, parques e bosques, centro de controle de pragas, secretaria do meio ambiente, centro de zoonoses, entre outros.
O veterinário pode, ainda, especializar-se em atuações específicas:
Sobre o conselho profissional de classe, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e os 27 Conselhos Regionais (CRMVs) constituem o sistema CFMV/CRMVs. As entidades atuam sobre a fiscalização do exercício profissional, além de ações de orientação, supervisão e atos disciplinares, quando cabíveis, das atividades profissionais. O CRMV é responsável pelo registro profissional e pela emissão do documento de comprovação do registro.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Para quem deseja se tornar veterinário, é necessário o diploma em curso superior de Medicina Veterinária, em instituição de ensino aprovada pelo MEC. O estudante que está se preparando para ser veterinário irá aprender, nos dois primeiros anos da faculdade, disciplinas gerais e teóricas das áreas de Ciências Biológicas, Exatas e Sociais Aplicadas, como anatomia animal, estatística, genética, microbiologia, matemática, bioética, nutrição etc. Já nos últimos anos, começam os conteúdos mais práticos e específicos, como técnicas clínicas e cirúrgicas e doenças que afetam a saúde animal. No final do curso, é obrigatória a conclusão de um estágio e a entrega de um trabalho de conclusão. No site da Quero Bolsa, você encontra mais informações sobre a grade curricular de Medicina Veterinária.
Para o exercício da profissão no território nacional, o veterinário deve se inscrever no Conselho Regional de Medicina Veterinária do estado onde o profissional exercerá suas atividades.
Se você gostaria de se profissionalizar na área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Medicina Veterinária, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.