logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Veterinário: tudo sobre a profissão

O profissional que lida com a saúde e o bem-estar dos animais. Mercado de trabalho pode oferecer cerca de 80 áreas de atuação para o veterinário; concorrência traz a necessidade de especialização
veterinário

Sobre a profissão

O profissional que cuida da saúde e do bem-estar de animais é o veterinário. Ele dá assistência clínica e cirúrgica a animais domésticos e silvestres, cuida da saúde, alimentação e reprodução de rebanhos, controla doenças em grandes populações de animais, entre outras funções relacionadas à saúde animal.

O veterinário trabalha prestando atendimento aos animais em clínicas, na produção de alimentos que tenham origem animal, na prevenção e controle de zoonoses e na área acadêmica, com pesquisas relacionadas à reprodução, clonagem e alteração do material genético. O mercado de trabalho também oferece oportunidades em diferentes áreas e apresenta grande concorrência quando o assunto se refere aos pets. Por isso, é fundamental o aprimoramento constante e a especialização desses profissionais.

Assim como a Medicina, a Veterinária é uma carreira ampla, com um grande campo de atuação. O veterinário pode atuar desde no acompanhamento da saúde de animais de estimação até no controle de doenças em populações silvestres. E, além do contato direto com os animais, o veterinário também pode trabalhar no setor industrial, com o controle de qualidade dos produtos e inspeção dos processos produtivos. Em qualquer indústria que utilize matéria-prima de origem animal, a presença do veterinário para inspecionar esse material é indispensável. O veterinário também pode trabalhar em pesquisas na área de zoonoses e na venda de materiais de uso animal, como comidas, vacinas, brinquedos, acessórios etc.

O profissional está presente em clínicas veterinárias, petshops, zoológicos, áreas de conservação ambiental, centros de pesquisa, parques e bosques, centro de controle de pragas, secretaria do meio ambiente, centro de zoonoses, entre outros.

O veterinário pode, ainda, especializar-se em atuações específicas:

  • Medicina Veterinária Clínica: atendimento em clínicas para animais de estimação, realizando pequenas cirurgias caso necessário.
  • Veterinária Industrial: acompanhamento da fabricação de produtos de origem animal e de produtos e acessórios para animais, como ração para cães e gatos.
  • Medicina Veterinária Ambiental: estudo de animais silvestres em seu ambiente natural. O veterinário irá cuidar da saúde das espécies, identificando doenças, contribuindo para a preservação da biodiversidade, ajudar na reabilitação de animais cativos que serão devolvidos à natureza.
  • Controle e Tecnologia para Populações Animais: desenvolvimento das melhores técnicas para a criação e a nutrição de rebanhos, além da melhoria genética e reprodução.

Sobre o conselho profissional de classe, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e os 27 Conselhos Regionais (CRMVs) constituem o sistema CFMV/CRMVs. As entidades atuam sobre a fiscalização do exercício profissional, além de ações de orientação, supervisão e atos disciplinares, quando cabíveis, das atividades profissionais. O CRMV é responsável pelo registro profissional e pela emissão do documento de comprovação do registro.

Por que ser um Veterinário?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Veterinário

    Como se tornar um Veterinário?

    Para quem deseja se tornar veterinário, é necessário o diploma em curso superior de Medicina Veterinária, em instituição de ensino aprovada pelo MEC. O estudante que está se preparando para ser veterinário irá aprender, nos dois primeiros anos da faculdade, disciplinas gerais e teóricas das áreas de Ciências Biológicas, Exatas e Sociais Aplicadas, como anatomia animal, estatística, genética, microbiologia, matemática, bioética, nutrição etc. Já nos últimos anos, começam os conteúdos mais práticos e específicos, como técnicas clínicas e cirúrgicas e doenças que afetam a saúde animal. No final do curso, é obrigatória a conclusão de um estágio e a entrega de um trabalho de conclusão. No site da Quero Bolsa, você encontra mais informações sobre a grade curricular de Medicina Veterinária.

    Para o exercício da profissão no território nacional, o veterinário deve se inscrever no Conselho Regional de Medicina Veterinária do estado onde o profissional exercerá suas atividades.

    Se você gostaria de se profissionalizar na área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Medicina Veterinária, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Quais cidades têm cursos de Veterinária?

    Mais profissões da área de Ciências Biológicas e da Natureza

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.