Envie mensagem ou ligue
Informações

Veterinário

O veterinário cuida da saúde e do bem-estar de animais domésticos e silvestres

O que faz um veterinário

O profissional que cuida da saúde e do bem-estar de animais é o veterinário. Ele dá assistência clínica e cirúrgica a animais domésticos e silvestres, cuida da saúde, alimentação e reprodução de rebanhos, controla doenças em grandes populações de animais, entre outras funções relacionadas à saúde animal.

Sobre o mercado de trabalho

R$ 4861,86
estado com maior salário - Alagoas
2093
contratações no último ano (2018)
1879
demissões no último ano
214
saldo de vagas criadas

Como se tornar um veterinário

Para quem deseja se tornar veterinário, é necessário o diploma em curso superior de Medicina Veterinária, em instituição de ensino aprovada pelo MEC. O estudante que está se preparando para ser veterinário irá aprender, nos dois primeiros anos da faculdade, disciplinas gerais e teóricas das áreas de Ciências Biológicas, Exatas e Sociais Aplicadas, como anatomia animal, estatística, genética, microbiologia, matemática, bioética, nutrição etc. Já nos últimos anos, começam os conteúdos mais práticos e específicos, como técnicas clínicas e cirúrgicas e doenças que afetam a saúde animal. No final do curso, é obrigatória a conclusão de um estágio e a entrega de um trabalho de conclusão.

Para o exercício da profissão no território nacional, o veterinário deve se inscrever no Conselho Regional de Medicina Veterinária do estado onde o profissional exercerá suas atividades.

Áreas de atuação

Assim como a Medicina, a Veterinária é uma carreira ampla, com um grande campo de atuação. O veterinário pode atuar desde no acompanhamento da saúde de animais de estimação até no controle de doenças em populações silvestres. E, além do contato direto com os animais, o veterinário também pode trabalhar no setor industrial, com o controle de qualidade dos produtos e inspeção dos processos produtivos. Em qualquer indústria que utilize matéria-prima de origem animal, a presença do veterinário para inspecionar esse material é indispensável. O veterinário também pode trabalhar em pesquisas na área de zoonoses e na venda de materiais de uso animal, como comidas, vacinas, brinquedos, acessórios etc.

O profissional está presente em clínicas veterinárias, petshops, zoológicos, áreas de conservação ambiental, centros de pesquisa, parques e bosques, centro de controle de pragas, secretaria do meio ambiente, centro de zoonoses, entre outros.

O veterinário pode, ainda, especializar-se em atuações específicas:

  • Medicina Veterinária Clínica: atendimento em clínicas para animais de estimação, realizando pequenas cirurgias caso necessário.
  • Veterinária Industrial: acompanhamento da fabricação de produtos de origem animal e de produtos e acessórios para animais, como ração para cães e gatos.
  • Medicina Veterinária Ambiental: estudo de animais silvestres em seu ambiente natural. O veterinário irá cuidar da saúde das espécies, identificando doenças, contribuindo para a preservação da biodiversidade, ajudar na reabilitação de animais cativos que serão devolvidos à natureza.
  • Controle e Tecnologia para Populações Animais: desenvolvimento das melhores técnicas para a criação e a nutrição de rebanhos, além da melhoria genética e reprodução.