Envie mensagem ou ligue
Informações

Agricultor

O agricultor trabalha com plantações e no cuidado de animais do campo

O que faz um agricultor

O agricultor é o profissional responsável pelo manejo dos mais diversos tipos de plantações, desde a semeadura até a colheita. Ele também cuida de animais, como vacas, ovelhas, cavalos, galinhas, porcos, entre outros animais normalmente criados na zona rural.

É uma das profissões mais antigas do mundo, devido a necessidade humana de alimentação por meio de vegetais e proteína animal. O agricultor precisa ter conhecimento técnico para lidar com as questões rotineiras do campo, como mudanças climáticas, pragas e momentos ideais para realizar suas ações. Ele precisa evitar perdas e produzir alimentos saudáveis para que seu trabalho seja bem-sucedido.

Sobre o mercado de trabalho

R$ 1615,28
salário médio de um agricultor
R$ 2854,00
estado com maior salário - Paraíba
519
contratações no último ano (2018)
423
demissões no último ano
96
saldo de vagas criadas

Como se tornar um agricultor

Não existem requisitos obrigatórios para se tornar um agricultor, entretanto algumas características podem destacar um profissional no mercado. Em primeiro lugar, é preciso ser alguém atento, esforçado e com sensibilidade aos detalhes do campo.

Com a inserção cada vez mais comum da tecnologia no campo, é interessante ter completado o Ensino Médio para compreender e lidar bem com as situações que possam surgir nesse contato com máquinas, contas, materiais e outros profissionais.

Algumas escolas técnicas agrícolas oferecem formação diferenciada aos jovens e adultos do campo, aproximando a educação da realidade em que vivem. Muitos agricultores também estão se inscrevendo em cursos superiores como Agronomia, para que possam trazer mais conhecimento científico ao seu trabalho e agregar valor ao seu serviço.

Áreas de atuação

O agricultor pode atuar em chácaras, sítios ou fazendas, cuidando de forma mais próxima de plantações e rebanhos.

Ele poderá trabalhar em sua propriedade ou ser contratado pelo dono da terra para realizar os serviços necessários, sejam eles específicos e pontuais, durante toda uma temporada, ou de forma contínua.