O agricultor é o profissional responsável pelo manejo dos mais diversos tipos de plantações, desde a semeadura até a colheita. Ele também cuida de animais, como vacas, ovelhas, cavalos, galinhas, porcos, entre outros animais normalmente criados na zona rural.
É uma das profissões mais antigas do mundo, devido a necessidade humana de alimentação por meio de vegetais e proteína animal. O agricultor precisa ter conhecimento técnico para lidar com as questões rotineiras do campo, como mudanças climáticas, pragas e momentos ideais para realizar suas ações. Ele precisa evitar perdas e produzir alimentos saudáveis para que seu trabalho seja bem-sucedido.
A agricultura possui uma longa história que remonta aos primórdios da civilização humana. Acredita-se que a origem da agricultura tenha ocorrido há cerca de 10.000 a 12.000 anos, durante o período conhecido como Revolução Neolítica. Esse foi um marco crucial na história da humanidade, quando as comunidades nômades começaram a se estabelecer em assentamentos permanentes e a praticar a agricultura.
A agricultura surgiu em diferentes regiões do mundo de forma independente. No Crescente Fértil, localizado no Oriente Médio, foram encontradas evidências de cultivo de trigo, cevada e leguminosas. Na China, o arroz e a soja foram cultivados há milhares de anos. Já nas Américas, os povos indígenas desenvolveram técnicas agrícolas para o cultivo de milho, feijão, batata e outros alimentos.
No Brasil, a agricultura surgiu com as comunidades indígenas, que desenvolveram práticas agrícolas como a roça de coivara, na qual o solo era preparado por meio da queima da vegetação para o cultivo de mandioca, milho e outros alimentos. Com a chegada dos colonizadores europeus, novas culturas foram introduzidas, como a cana-de-açúcar e o café, impulsionando a agricultura brasileira ao longo dos séculos.
A importância da agricultura para a humanidade reflete-se na produção de alimentos para a sobrevivência e o desenvolvimento das sociedades. Além disso, a agricultura desempenha um papel fundamental na economia, gerando empregos e impulsionando o comércio.
O dia de trabalho de um agricultor costuma começar cedo para cuidar de plantações, semear, regar, colher e acompanhar o cultivo de alimentos que podem ser para consumo próprio ou até mesmo para comercialização. Ele também é responsável pelo cuidado com os animais e tem a ajuda de máquinas para suas atividades diárias. Atualmente, salário médio de um agricultor brasileiro fica em torno de R$1.000,00.
A função do agricultor é cultivar plantas e criar animais com o objetivo de produzir alimentos, fibras e outros produtos agrícolas. O agricultor é responsável por diversas atividades, tais como o preparo do solo, o plantio de sementes ou mudas, a aplicação de fertilizantes e defensivos agrícolas, o controle de pragas e doenças, a irrigação, a colheita, o armazenamento e a comercialização dos produtos agrícolas.
No Brasil, comemora-se o Dia do Agricultor em 28 de julho. A data remete à criação do Ministério da Agricultura, em 1960.
Caso você tenha dúvidas se a área de Ciências Agrárias é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido e gratuito.
A área de atuação de um agricultor envolve uma ampla gama de atividades relacionadas ao cultivo de plantas e à criação de animais.
Ele pode trabalhar em propriedades rurais, manejando a produção de alimentos como frutas, vegetais, grãos e outros produtos agrícolas.
Além disso, o agricultor pode atuar na pecuária, criando gado, aves e suínos para produção de carne, leite e ovos. Outra área de atuação é a agroindústria, onde o agricultor participa do processamento e comercialização dos produtos agrícolas.
Ele também pode trabalhar com agricultura sustentável, implementando técnicas que preservem o meio ambiente, ou ainda em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias agrícolas, colaborando com empresas ou órgãos governamentais para melhorar a eficiência produtiva.
Veja também: Os Modelos de Currículos gratuitos da Quero Bolsa. Se você deseja uma vaga de jovem aprendiz, estágio, primeiro emprego ou novas oportunidades profissionais, esse material é feito para você! Confira aqui na QB!
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Não existem requisitos obrigatórios para se tornar um agricultor, entretanto algumas características podem destacar um profissional no mercado. Em primeiro lugar, é preciso ser alguém atento, esforçado e com sensibilidade aos detalhes do campo. Com a inserção cada vez mais comum da tecnologia no campo, é interessante ter completado o Ensino Médio para compreender e lidar bem com as situações que possam surgir nesse contato com máquinas, contas, materiais e outros profissionais.
Algumas escolas técnicas agrícolas oferecem formação diferenciada aos jovens e adultos do campo, aproximando a educação da realidade em que vivem. Muitos agricultores também estão se inscrevendo em cursos superiores como Agronomia, para que possam trazer mais conhecimento científico ao seu trabalho e agregar valor ao seu serviço.
Se você gostaria de se profissionalizar nesta área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Agronomia, confira as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.
Caso você tenha outras dúvidas sobre os cursos de Agronomia, acesse a Comunidade Quero e faça sua pergunta!
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.