Informações
WhatsApp
Iniciar um atendimento
E-mail
contato@querobolsa.com.br
Telefone
Ligue para 0800 940 0840
Segunda a sexta das 09h às 19h
Como funciona?
Encontre seu curso
Faça sua pré-matrícula online
Economize até o fim do curso!

Agricultor: tudo sobre a profissão

Aquele que cultiva a terra e cuida dos animais

Tido como um dos profissionais mais antigos, agricultor precisa conhecer bem o campo e gostar do trabalho ao ar livre

agricultor

Sobre a profissão

O agricultor é o profissional responsável pelo manejo dos mais diversos tipos de plantações, desde a semeadura até a colheita. Ele também cuida de animais, como vacas, ovelhas, cavalos, galinhas, porcos, entre outros animais normalmente criados na zona rural.

É uma das profissões mais antigas do mundo, devido a necessidade humana de alimentação por meio de vegetais e proteína animal. O agricultor precisa ter conhecimento técnico para lidar com as questões rotineiras do campo, como mudanças climáticas, pragas e momentos ideais para realizar suas ações. Ele precisa evitar perdas e produzir alimentos saudáveis para que seu trabalho seja bem-sucedido.

O dia de trabalho de um agricultor costuma começar cedo para cuidar de plantações, semear, regar, colher e acompanhar o cultivo de alimentos que podem ser para consumo próprio ou até mesmo para comercialização. Ele também é responsável pelo cuidado com os animais e tem a ajuda de máquinas para suas atividades diárias. Atualmente, salário médio de um agricultor brasileiro fica em torno de R$1.000,00.

O agricultor pode atuar em chácaras, sítios ou fazendas, cuidando de forma mais próxima de plantações e rebanhos.

Ele poderá trabalhar em sua propriedade ou ser contratado pelo dono da terra para realizar os serviços necessários, sejam eles específicos e pontuais, durante toda uma temporada, ou de forma contínua.

Por que ser um Agricultor?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Agricultor

    Como se tornar um Agricultor?

    Não existem requisitos obrigatórios para se tornar um agricultor, entretanto algumas características podem destacar um profissional no mercado. Em primeiro lugar, é preciso ser alguém atento, esforçado e com sensibilidade aos detalhes do campo.

    Com a inserção cada vez mais comum da tecnologia no campo, é interessante ter completado o Ensino Médio para compreender e lidar bem com as situações que possam surgir nesse contato com máquinas, contas, materiais e outros profissionais.

    Algumas escolas técnicas agrícolas oferecem formação diferenciada aos jovens e adultos do campo, aproximando a educação da realidade em que vivem. Muitos agricultores também estão se inscrevendo em cursos superiores como Agronomia, para que possam trazer mais conhecimento científico ao seu trabalho e agregar valor ao seu serviço.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão? 🤔

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Ciências Biológicas e da Natureza

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.