0800 123 2222
Seg - Sex: 8h-23hSábado: 10h-14h
*A classificação foi feita com base na Árvore do Conhecimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O curso de Nutrição forma profissionais capazes de investigar e ajudar na relação do homem com a alimentação, para preservar sua saúde durante toda a vida.
Ao final do curso, o aluno se qualifica para orientar e prescrever dietas individuais ou de grupo, selecionar fornecedores e supervisionar a preparação dos alimentos. Ele reconhece quais são as carências nutricionais dos brasileiros, promove a boa nutrição na infância e sabe como a alimentação pode afetar os estágios de vida seguintes.
No mercado de trabalho, o nutricionista pode atuar nas áreas de saúde pública, hospitais, escolas, indústrias, clínicas particulares, spas, empresas e administração de serviços de alimentação.
Quer saber tudo sobre Nutrição? Aqui no Quero Bolsa, você encontra todas as informações que precisa para escolher o curso que mais gosta. E ainda pode garantir uma bolsa de estudo de até 76% de desconto.
Mensalidades a partir de R$ 288,00 entre as 1.179 instituições parceiras do Quero Bolsa.
Veja como é simples:
Encontre sua bolsa de estudo abaixo
Faça sua pré-matrícula online
Economize até o fim do curso
Veja a lista das cidades mais populares:
O nutricionista presta assistência nutricional a indivíduos e grupos, sejam eles sadios ou enfermos. Também planeja, organiza, administra e avalia unidades de alimentação e nutrição, bem como efetua controle higiênico-sanitário.
O profissional de Nutrição participa de programas de educação nutricional, ministra cursos e pode estruturar e gerenciar serviços de atendimento ao consumidor de indústrias de alimentos. Deve sempre atuar em conformidade ao manual de boas práticas.
Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidadesfederais, estaduais e privadas?
Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte. O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em umdos programas educacionais do governo.
No último ano, as notas de corte registradas para o curso de Nutrição foram:
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Nutrição deve contemplar quatro grandes áreas, sendo elas:
Ciências Biológicas e da Saúde;
Ciências Sociais, Humanas e Econômicas;
Ciências da Alimentação e Nutrição;
Ciências dos Alimentos.
A área de Ciências da Alimentação e Nutrição inclui, primeiramente, a compreensão e domínio de dietética e terapia nutricional.
Também estão inseridos o conhecimento dos processos fisiológicos e nutricionais dos seres humanos e a abordagem da nutrição na prevenção e no combate a doenças, considerando os aspectos locais, culturais e econômicos da população atendida.
O curso costuma contar com duração mínima de quatro anos. O estágio em Nutrição também deve ter carga dividida igualmente em três setores: Nutrição Social, Nutrição Clínica e Unidades de Alimentação e Nutrição. O número de horas deve corresponder a 20% da carga horária total do curso.
O MEC indica também que o aluno de Nutrição precisa realizar um trabalho de conclusão de curso para finalizar sua graduação.
O nutricionista atua nas seguintes áreas:
Alimentação coletiva: creches, escolas, cestas básicas, hotelaria, convênio-refeição, restaurante comercial, restaurante industrial e concessionárias e gastronomia;
Clínica: hospitais, spas, lactários, ambulatórios, consultórios, bancos de leite, atendimento domiciliar e estética;
Esporte;
Saúde coletiva: programas institucionais e unidades primárias de saúde;
Saúde pública: vigilância sanitária e vigilância institucional;
Marketing: atendimento ao consumidor e cozinha experimental;
Indústria de alimentos;
Consultoria e assessoria.
O profissional de Nutrição costuma ser assalariado, organiza-se em equipes multi e interdisciplinares e trabalha sem supervisão. Executa sua função em ambiente fechado e em horário diurno, podendo, em alguns casos, trabalhar em horário irregular.
Está sujeito a trabalho sob pressão – que pode levar à situação de estresse – e a posições desconfortáveis durante longos períodos. Alguns podem ser expostos a ruído intenso, altas temperaturas, risco ambiental e insalubridade.
Na profissão, existe ainda uma nova tendência ligada à nutrição animal. É um trabalho multiprofissional, ligado à gestão ambiental. Este tipo de nutricionista trabalha com questões de desperdício e rastreabilidade de doenças animais, principalmente de animais silvestres.
O salário médio de um Nutricionista no Brasil é de R$ 2.580,64. Os estados onde a profissão deNutricionista têm os melhores salários são Rio de Janeiro, São Paulo e Mato Grosso.
Quer saber o salário das demais especialidades? Veja aqui quanto ganha um Nutricionista.
Para poder atuar profissionalmente, além do diploma de bacharel em um curso reconhecido pelo MEC, o nutricionista precisa estar regularmente inscrito no Conselho Regional de Nutrição (CRN), seguindo resolução do Conselho Federal de Nutricionistas.
As principais características do profissional deNutrição, listadas pelo Ministério do Trabalho, são:
Dominar a legislação;
Manipular instrumentos de avaliação do estado nutricional;
Atualizar-se e especializar-se;
Demonstrar espírito de equipe;
Manter-se dinâmico;
Demonstrar criatividade, flexibilidade e liderança;
Delegar funções;
Transmitir segurança;
Contornar situações adversas;
Conhecer informática;
Lidar com o público;
Participar de entidades de classe, de grupos e reuniões técnicas e de entidades técnico-científicas;
Participar de programas institucionais;
Demonstrar capacidade de escrita e fluência verbal;
Trabalhar em equipe multi e interdisciplinar.
Deixe suas dúvidas ou comentários sobre o curso de Nutrição
Deixe suas dúvidas ou comentários sobre o curso de Nutrição