Sobre o curso de Nutrição
O curso de Nutrição forma profissionais capazes de investigar e ajudar na relação do homem com a alimentação, para preservar sua saúde durante toda a vida.
Ao final do curso, o aluno se qualifica para orientar e prescrever dietas individuais ou de grupo, selecionar fornecedores e supervisionar a preparação dos alimentos. Ele reconhece quais são as carências nutricionais dos brasileiros, promove a boa nutrição na infância e sabe como a alimentação pode afetar os estágios de vida seguintes.
No mercado de trabalho, o nutricionista pode atuar nas áreas de saúde pública, hospitais, escolas, indústrias, clínicas particulares, spas, empresas e administração de serviços de alimentação.
Além disso, o salário de um Nutricionista pode superar 4 mil reais. Leia mais sobre o salário das especialidades desta área e saiba mais sobre o curso de Nutrição.
Como é a faculdade de Nutrição?
O currículo básico do curso de Nutrição envolve disciplinas da área médica, como bioquímica, fisiologia e anatomia. Mas há uma boa carga horária focada na formação profissional, o que envolve aulas teóricas e práticas sobre avaliação nutricional, qualidade nutricional dos alimentos e educação alimentar.
Há ainda aulas práticas, em que se aprende técnicas de preparo e conservação de alimentos, por exemplo.
A duração média da graduação em Nutrição é de quatro anos. O estágio é obrigatório e deve ter carga dividida igualmente em três setores: Nutrição Social, Nutrição Clínica e Unidades de Alimentação e Nutrição. O número de horas deve corresponder a 20% da carga horária total do curso.
O MEC indica também que o aluno de Nutrição precisa realizar um trabalho de conclusão de curso para obter o diploma.
Qual a grade curricular de Nutrição?
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Nutrição em uma de nossas faculdades parceiras:
O que se aprende na faculdade de Nutrição?
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Nutrição deve contemplar quatro grandes áreas, sendo elas:
Ciências Biológicas e da Saúde;
Ciências Sociais, Humanas e Econômicas;
Ciências da Alimentação e Nutrição;
Ciências dos Alimentos.
A área de Ciências da Alimentação e Nutrição inclui, primeiramente, a compreensão e domínio de dietética e terapia nutricional.
Também estão inseridos o conhecimento dos processos fisiológicos e nutricionais dos seres humanos e a abordagem da nutrição na prevenção e no combate a doenças, considerando os aspectos locais, culturais e econômicos da população atendida.
Quanto custa uma faculdade de Nutrição?
O valor da mensalidade do curso de Nutrição pode variar bastante dependendo da instituição de ensino. Mas, para quem procura por valores mais baixos, existe a chance de conseguir uma bolsa de estudos.
A Quero Bolsa, site que oferece descontos nas mensalidades de cursos de todo o Brasil, possibilita essa oportunidade. Na plataforma digital, há cursos de Nutrição em diversas instituições com mensalidades a partir de R$ 219,00.
Procure o curso de Nutrição ideal para você!
Veja como é simples começar a estudar
- Encontre seu curso
- Garanta sua bolsa
- Economize até se formar
Sobre a carreira de Nutrição
O que faz o profissional de Nutrição?
O nutricionista presta assistência nutricional a indivíduos e grupos, sejam eles sadios ou enfermos. Também planeja, organiza, administra e avalia unidades de alimentação e nutrição, bem como efetua controle higiênico-sanitário.
O profissional de Nutrição participa de programas de educação nutricional, ministra cursos e pode estruturar e gerenciar serviços de atendimento ao consumidor de indústrias de alimentos. Deve sempre atuar em conformidade ao manual de boas práticas.
Onde o profissional de Nutrição pode trabalhar?
O nutricionista atua nas seguintes áreas:
Alimentação coletiva: creches, escolas, cestas básicas, hotelaria, convênio-refeição, restaurante comercial, restaurante industrial e concessionárias e gastronomia;
Clínica: hospitais, spas, lactários, ambulatórios, consultórios, bancos de leite, atendimento domiciliar e estética;
Esporte;
Saúde coletiva: programas institucionais e unidades primárias de saúde;
Saúde pública: vigilância sanitária e vigilância institucional;
Marketing: atendimento ao consumidor e cozinha experimental;
Indústria de alimentos;
Consultoria e assessoria.
O profissional de Nutrição costuma ser assalariado, organiza-se em equipes multi e interdisciplinares e trabalha sem supervisão. Executa sua função em ambiente fechado e em horário diurno, podendo, em alguns casos, trabalhar em horário irregular.
Está sujeito a trabalho sob pressão – que pode levar à situação de estresse – e a posições desconfortáveis durante longos períodos. Alguns podem ser expostos a ruído intenso, altas temperaturas, risco ambiental e insalubridade.
Na profissão, existe ainda uma nova tendência ligada à nutrição animal. É um trabalho multiprofissional, ligado à gestão ambiental. Esse tipo de nutricionista trabalha com questões de desperdício e rastreabilidade de doenças animais, principalmente de animais silvestres.
Quanto ganha um profissional de Nutrição?
O salário médio de um Nutricionista no Brasil é de R$ 2.917,29 . Os estados onde a profissão de Nutricionista têm os melhores salários são RR, SP e RJ.
Quer saber o salário das demais especialidades? Veja aqui
Como ingressar na profissão de Nutrição
Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Nutrição?
Para poder atuar profissionalmente, além do diploma de bacharel em um curso reconhecido pelo MEC, o nutricionista precisa estar regularmente inscrito no Conselho Regional de Nutrição (CRN), seguindo resolução do Conselho Federal de Nutricionistas.
Quais são as principais competências pessoais do profissional de Nutrição?
As principais características do profissional de Nutrição, listadas pelo Ministério do Trabalho, são:
Nota de corte para Nutrição
Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?
Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte . O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.
No último ano, as notas de corte registradas para o curso de Nutrição foram: