Concorra a Bolsas de Estudo 100%
logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Profissões

10 profissões para quem gosta de desenhar

por João Vitor Marcondes em 06/01/22

O desenho é uma manifestação artística presente na vida das pessoas desde os primórdios dos seres humanos. O Manifesto das Sete Artes, datado de 1912 e responsável por apontar o cinema como a sétima arte, menciona a pintura como terceira arte em uma lista de sete manifestações artísticas. Completam a enumeração do crítico de cinema Ricciotto Canudo: Arquitetura, Escultura, Música, Dança, Poesia e Cinema. 

A imagem é dividida por um desenho que esboça o projeto de um cômodo de um imóvel e, na outra metade da imagem, há o cômodo com os móveis e a conclusão do projeto.
Áreas que abrangem criação, como Design ou Arquitetura, podem ser possibilidades de trabalho para pessoas com aptidão aos desenhos.

Sobre o panorama de trabalho e áreas profissionais de atuação, também é possível associar o desenho e as manifestações artísticas. Na série textual sobre profissões da Revista Quero, abordaremos nesta quinta-feira (06/01) 10 profissões para quem gosta e/ou tem aptidão aos desenhos.

Antes de você iniciar o texto, não deixe de conferir a publicação da Revista Quero na semana passada. 10 profissões da área da Engenharia que podem ter aplicações na área da Saúde. Após o recado, uma boa leitura para você!

Encontre bolsas de estudo para graduação

Arquiteto

O desenho é uma atividade referente ao planejamento do arquiteto. Este profissional projeta construções apontando características estruturais para funcionalidade, conforto e estética do imóvel. Portanto, o desenho arquitetônico expõe os registros gráficos dos arquitetos sobre determinado projeto. Vale destacar que não é obrigatório saber desenhar antes de iniciar o curso para trilhar sua trajetória nesta área. Por outro lado, desenhar é uma ação que perpassa o cotidiano profissional de um arquiteto, principalmente, sobre o planejamento e sobre a genuinidade do projeto. 

A Quero Bolsa possui várias ofertas de bolsas de estudo de Arquitetura. Em adição, Não deixe de conferir os resultados de bolsas para Arquitetura e Urbanismo na QB. 

Artista plástico

O artista plástico possui conhecimento de técnicas e materiais presentes na criação de obras artísticas. Com a ciência do processo produtivo e do manuseio dos itens, o artista plástico pode se especializar na utilização de determinados materiais, por exemplo, tinta, argila ou gesso, em sua produção. Vale enfatizar que a produção artística do artista plástico pode ter propósito de mercado ou educacional.

Por estar ligado ao mundo dos desenhos, o artista plástico poderá desempenhar funções em carreiras como ilustrador ou desenhista, duas profissões que comentaremos daqui a pouco no texto desta quinta-feira (06/01). Por fim, veja as bolsas de estudo em Artes Plásticas disponibilizadas no site da Quero Bolsa

Desenhista

O desenhista é protagonista de uma profissão versátil e com múltiplas possibilidades de atuação. O profissional poderá atuar em jornais, veículos de comunicação ou, por exemplo, editoras de livros e revistas. Além disso, há possibilidade de trabalho em propagandas e no mercado publicitário. Vale destacar que o desenhista também pode atuar de forma autônoma ou em atividades ligadas ao setor educacional. 

Não há obrigatoriedade de curso superior ao desenhista. Por outro lado, os cursos de Artes Visuais, Artes Plásticas e Design apresentam grades curriculares que contemplam as atividades do desenhista. 

Vem descobrir a profissão que é a sua cara no Guia de Profissões

Designer gráfico

De acordo com a página do designer gráfico, o profissional é responsável pela criação da parte visual de materiais como sites, panfletos, outdoors, banners, embalagens, anúncios, campanhas e logotipos. Além disso, o designer gráfico também está envolvido na diagramação de jornais e revistas. 

Devido a abrangência da sua área de atuação, o designer gráfico pode ser requisitado em veículos de comunicação, gráficas e editoras. A Quero Bolsa disponibiliza diversas ofertas de bolsas de estudo em design gráfico para você. Você poderá escolher para realizar graduação, pós-graduação ou curso livre na área de design gráfico. 

Designer de interiores

O profissional possui conhecimento para atuar na criação de projetos para residências, espaços comerciais e empresariais. O designer de interiores está apto para projetar espaços, mobiliários e objetos, frisando fatores importantes em sua atuação como estética e funcionalidade de seu projeto. De acordo com a grade curricular do curso, Materiais e Revestimentos, Teoria e Prática da Cor, Análise e Composição Visual são exemplos de disciplinas que os alunos de Designer de interiores poderão ter acesso nas aulas do curso. 

Os tipos de formação para o curso de Design de Interiores são: bacharelado, tecnólogo, pós-graduação e técnico. Nos links ao lado, você poderá conferir as bolsas de estudo para Design de Interiores na Quero Bolsa

Designer de joias

O designer de joias está apto para a criação de projetos e, portanto, possui conhecimento sobre formas, estilos e materiais que são propícios ao desenvolvimento joalheiro. O profissional também poderá atuar com semijoias, acessórios para as joias e com a pesquisa de materiais propícios para o avanço do seu processo de criação.

A Quero Bolsa oferece bolsas de estudo de pós-graduação em Design de Joias. Vale destacar também as opções de graduação em Design, como passo inicial e mais abrangente na trajetória acadêmica, ou no curso de Produção Joalheira

Confira também: Lista de Cursos e Faculdades da Quero Bolsa.

Designer de moda

O designer de moda possui conhecimento das etapas de desenvolvimento de itens e produtos referentes à moda. O profissional poderá criar, desenhar, desenvolver e administrar processos no setor de atuação. Além disso, o designer poderá assumir obrigações sobre a criação de conceitos das roupas e a estratégia de marketing sobre a divulgação das peças.

O curso pode ser feito de maneira presencial ou a distância (EaD). Por fim, a duração média é de quatro anos para o bacharelado e dois anos para habilitação tecnológica. Confira aqui as bolsas de estudo em Design de Moda disponíveis na Quero Bolsa.  

Designer de produtos

O designer de produtos trabalha diretamente com a criação de embalagens, peças, móveis e prestação de serviços para indústrias ou comércios. Ou seja, a atuação do designer de produtos está ligada aos projetos e o desenvolvimento dos bens de consumo. Em sua área de atuação, o profissional está apto ao aperfeiçoamento de produtos (sobre a forma e funcionalidade) para empresas ou indústrias. 

A Quero Bolsa possui ofertas de bolsas de estudo em Design de Produtos. Além disso, não deixe de conferir as bolsas para o curso de Design que estão disponibilizadas na QB. 

Ilustrador

De acordo com a página da profissão, o ilustrador é o profissional que cria desenhos, animações, elementos gráficos, montagens para empresas e clientes em geral. Seu trabalho é fundamental para o desenvolvimento da identidade visual de produtos e marcas, como logomarcas.

Vale enfatizar que não há obrigatoriedade de curso superior ao ilustrador. Entretanto, os cursos de Artes Visuais, Artes Plásticas e Design apresentam grades curriculares que contemplam e aprimoram as atividades do profissional. 

As avaliações dos cursos de Artes no Guia da Faculdade 2021

Web designer

O web designer possui responsabilidades com a aparência e com a funcionalidade de um site. Situações como a navegabilidade e as possibilidades de interação dos usuários durante o uso da página são reflexões e ações deste profissional. Além disso, o web designer está apto ao trabalho de criação e desenvolvimento de peças digitais e artes para sites ou blogs. Vale destacar também que este profissional poderá trabalhar em parceria com um webmaster ou um desenvolvedor web.  

Se você quer se especializar na área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Web Design, veja as opções disponibilizadas na Quero Bolsa.

Veja também: 10 profissões na área de Design que talvez você não conheça
banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54