Informações
WhatsApp
Iniciar um atendimento
E-mail
contato@querobolsa.com.br
Telefone
Ligue para 0800 940 0840
Segunda a sexta das 09h às 19h
Como funciona?
Encontre seu curso
Faça sua pré-matrícula online
Economize até o fim do curso!

Desenhista: tudo sobre a profissão

Aquele que cria representações gráficas

Profissional encontra trabalho em diversas áreas; remuneração varia conforme região de atuação no Brasil

desenhista

Sobre a profissão

O desenhista é um artista que produz representações gráficas de abstrações, objetos, pessoas, locais e situações, existentes ou não. Suas intenções na realização podem ser variadas, como a melhor compreensão de um determinado assunto, suscitar discussões, incitar posicionamentos, promover entretenimento, reflexões, vender um produto ou decorar e enfeitar objetos e locais.

As ilustrações de um desenhista podem ser feitas de forma digital em um computador ou com técnicas tradicionais, usando lápis, pincéis, tintas, xilogravuras e outros materiais. O desenhista pode utilizar ainda técnicas ao seu desenho, como colagens e montagens. Suas produções são feitas por livre inspiração ou por demanda de seus empregadores e clientes.

O desenhista pode elaborar ilustrações para diversas áreas. Ele atua na produção dos traços, na escolha das cores e até mesmo na animação de imagens. O mercado para o profissional apresenta uma remuneração que varia bastante nos estados brasileiros, de R$1.200,00 a R$2.900,00, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de 2018, do Ministério do Trabalho.

O mercado de trabalho para o desenhista tem algumas ramificações. Ele pode prestar serviços freelance, ou seja, por demanda específica e sem vínculo empregatício. Seu serviço é requisitado por pessoas físicas e jurídicas. Por exemplo, em editoras e jornais o desenhista pode ser chamado para ilustrar livros e reportagens especiais. Ou então, um cliente pode pedir um desenho único para presentear alguém ou usar de forma decorativa em sua casa.

As agências de publicidade utilizam os desenhistas para criar logotipos, campanhas e desenhar propagandas em geral. Nesses ambientes, o profissional atua, na maioria dos casos, no computador, visto que se busca uma finalidade mais reprodutiva de sua arte.

O desenhista encontra espaço também na produção de histórias em quadrinhos e desenhos animados, podendo ser o artista principal dessas criações ou no papel de auxiliar de uma obra já estabelecida.

Outro caminho possível ao desenhista é o ensino. Como professor, ele terá a oportunidade de ensinar pessoas de todas as idades que tenham interesse em conhecer as técnicas de desenho.

Por que ser um Desenhista?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Desenhista

    Como se tornar um Desenhista?

    A profissão de desenhista demanda habilidade manual para lidar com detalhes e conhecimento de diferentes técnicas existentes na História da Arte. A formação profissional do desenhista pode ser obtida por meio de cursos livres de Desenho oferecidos por profissionais do ramo, que ensinam as principais técnicas e formas de lidar com os materiais de desenho.

    Para quem busca um aprofundamento maior na profissão de desenhista, realizar um curso superior é um passo importante e pode ser necessário para ingressar em alguns setores do mercado de trabalho. Faculdades de Artes Visuais, Artes Plásticas e Design contam com grades curriculares que contemplam as atividades do desenhista. É importante estar atento ao currículo do curso para realizar uma escolha segura e focada em seus interesses.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão? 🤔

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Artes e Design

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.