logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Desenhista Industrial: tudo sobre a profissão

Profissional que concatena design, funcionalidade e estética em projetos e produtos.


Atuante no desenvolvimento de produtos, o Desenhista Industrial pode desempenhar suas funções em equipes de pesquisa para a criação ou melhoria de projetos industriais.

desenhista industrial

Sobre a profissão

O Desenhista Industrial elabora, desenvolve e executa projetos de design para a indústria, principalmente, na produção de produtos e mercadorias. De acordo com a Lei Nº9279, de 14 de maio de 1996, o Artigo. 95 descreve que “considera-se desenho industrial a forma plástica ornamental de um objeto ou o conjunto ornamental de linhas e cores que possa ser aplicado a um produto, proporcionando resultado visual novo e original na sua configuração externa e que possa servir de tipo de fabricação industrial”.

O curso de Desenho Industrial é uma especialidade de Design, desta forma, o profissional da área de Desenho Industrial é atuante na criação e desenvolvimento de produtos. O Desenhista Industrial tem possibilidade de atuação em empresas de pequeno, médio ou grande porte. Geralmente, em casos de atuações para grandes empresas, o Desenhista Industrial realiza suas atribuições em uma equipe de engenheiros e designers.


De acordo com o portal de recrutamento Glassdoor, o salário médio nacional de um Desenhista Industrial é de R$ 2.819,00 por mês no Brasil.

A atuação do Desenhista Industrial está associada às empresas e fábricas de diferentes portes, portanto, essencialmente ligada ao setor das indústrias. As atribuições do Desenhista Industrial podem se relacionar com a criação de projetos e protótipos dos produtos. Consequentemente, as questões como a funcionalidade e a estética de determinado objeto são pautadas dentro do seu  processo de produção. 

Por que ser um Desenhista Industrial?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Desenhista Industrial

    Como se tornar um Desenhista Industrial?

    De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ministério da Educação (MEC), o bacharelado de Desenho Industrial segue as normas do curso de Design, abrangendo disciplinas da área e matérias específicas para a formação. Vale relembrar que o curso de Desenho Industrial pode ser oferecido como uma possibilidade de especialização do curso de Design de Produto para algumas instituições de ensino. Se você gostaria de se profissionalizar como Desenhista Industrial e, ainda, fazer sua faculdade com uma bolsa de estudos, não deixe de clicar aqui e ver os cursos disponíveis na Quero Bolsa.


    Durante a realização do curso específico de Desenho Industrial, a tendência é de um aprendizado fundamentado em temas voltados para a indústria nos primeiros anos. Posteriormente, o curso se aprofunda em ações mais práticas, como elaboração de desenhos com técnicas específicas e ferramentas tecnológicas da área de trabalho.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão? 🤔

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Outras

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.