O desenhista industrial elabora, desenvolve e executa projetos de design para a indústria, principalmente, na produção de produtos e mercadorias. De acordo com a Lei Nº9279, de 14 de maio de 1996, o Artigo. 95 descreve que “considera-se desenho industrial a forma plástica ornamental de um objeto ou o conjunto ornamental de linhas e cores que possa ser aplicado a um produto, proporcionando resultado visual novo e original na sua configuração externa e que possa servir de tipo de fabricação industrial”.
O curso de Desenho Industrial é uma especialidade de Design, desta forma, o profissional da área de Desenho Industrial é atuante na criação e desenvolvimento de produtos. O Desenhista Industrial tem possibilidade de atuação em empresas de pequeno, médio ou grande porte. Geralmente, em casos de atuações para grandes empresas, o Desenhista Industrial realiza suas atribuições em uma equipe de engenheiros e designers.
De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o salário do desenhista industrial é de, em média, R$ 3.435,83.
Veja também: Quanto ganha um Desenhista Industrial de Produto de Moda? Confira a página de salários no site da Quero Bolsa.
A atuação do Desenhista Industrial está associada às empresas e fábricas de diferentes portes, portanto, essencialmente ligada ao setor das indústrias. As atribuições do Desenhista Industrial podem se relacionar com a criação de projetos e protótipos dos produtos. Consequentemente, as questões como a funcionalidade e a estética de determinado objeto são pautadas dentro do seu processo de produção.
Veja também: Quanto ganha um desenhista mecânico?
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ministério da Educação (MEC), o bacharelado de Desenho Industrial segue as normas do curso de Design, abrangendo disciplinas da área e matérias específicas para a formação. Vale relembrar que o curso de Desenho Industrial pode ser oferecido como uma possibilidade de especialização do curso de Design de Produto para algumas instituições de ensino.
Durante a realização do curso específico de Desenho Industrial, a tendência é de um aprendizado fundamentado em temas voltados para a indústria nos primeiros anos. Posteriormente, o curso se aprofunda em ações mais práticas, como elaboração de desenhos com técnicas específicas e ferramentas tecnológicas da área de trabalho.
Se você gostaria de se profissionalizar na área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Desenho Industrial, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa. Por fim, não deixe de conferir outras oportunidades no site da QB, como as ofertas de bolsas em Design.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.