Designer de joias: tudo sobre a profissão

Aquele que é responsável pela criação no processo de produção joalheira.

O designer de joias possui conhecimento para desempenhar funções na criação de joias e atribuir significados em determinada coleção de produtos. Há possibilidade do profissional estar envolvido nas demais etapas do processo, mas o processo criativo é a principal atuação do designer. 

designer de joias

Sobre a profissão

O designer de joias está habilitado para a criação de projetos e, portanto, possui conhecimento sobre formas, estilos e materiais que são propícios à proposta produtiva. Além disso, o designer de joias tem ciência da parte teórica e das execuções com os materiais do seu produto. Em sua área de atuação, o profissional possui conhecimento para conduzir a concepção e o desenvolvimento do projeto. Além disso, existe a opção do profissional executar o processo de produção, mas a profissão está atrelada, principalmente, à estruturação e atribuição de significados em sua proposta de produto. 

Além da possibilidade de trabalhar com joias, o profissional estará apto para desempenhar funções com o processo de produção de itens ou acessórios de sua área de atuação. O profissional detém conhecimento de todas as etapas do processo de produção, por isso, possui ciência para realizar o projeto e seguir nas demais etapas até o processo de comercialização.


De acordo com o portal de recrutamento Glassdoor, o salário médio nacional de um Designer de Joias é de R$ 2.222,00 por mês no Brasil.

O designer de joias pode atuar em empresas de médio e grande porte ou desempenhar funções em produção artesanal. Vale reiterar a possibilidade de trabalho com semijoias, acessórios e com a pesquisa de materiais propícios para execução do produto. Há possibilidade da profissão ter conexões com outras áreas de negócios, por exemplo, marketing ou gestão. Além disso, o trabalho freelancer,  prestação de serviços para determinadas empresas ou atendimento individualizado de clientes, também é uma proposta exequível ao designer de joias.

Por que ser um Designer de joias?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Designer de joias

    Como se tornar um Designer de joias?

    O Quero Bolsa oferece bolsas de estudo de pós-graduação em Design de Joias. Vale destacar também as opções de graduação em Design, como passo inicial e mais abrangente na trajetória acadêmica, ou no curso de Produção Joalheira. Em adição, o curso de Design de Joias tem duração média de três anos e apresentação de trabalho de conclusão de curso.

    Se você quer se profissionalizar na área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Design, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão? 🤔

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Artes e Design

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.