Olá! Quer uma ajudinha para descobrir seu curso ou faculdade ideal?

Engenheiro florestal: tudo sobre a profissão

Aquele que busca assegurar a utilização sustentável dos recursos florestais. Profissional realiza estudos e pesquisas visando ao aprimoramento dos ecossistemas florestais
engenheiro florestal

Sobre a profissão

O engenheiro florestal é o profissional responsável por manejar, conservar e recuperar florestas e áreas verdes, colocando em prática ações voltadas à sustentabilidade de ecossistemas.


Em sua rotina, o profissional elabora planos de manejo sustentável e realiza inventários florestais para mapear vegetações. Além disso, pode prestar licenciamento ambiental, estudos de impacto ambiental e consultorias técnicas para órgãos públicos, ONGs ou empresas privadas.


Fora de grandes áreas florestais, engenheiro contribui para o planejamento de arborização, implantação de parques e áreas verdes, controle da erosão e gestão de bacias hidrográficas. Sua atuação está relacionada às mudanças climáticas, energias renováveis e responsabilidade ambiental.


+ Veja bolsas de estudo para o curso de Engenharia Florestal

O engenheiro florestal atua para planejar e conservar recursos florestais, com foco no equilíbrio entre exploração econômica e preservação ambiental. 


Sua rotina é pautada pela análise de áreas naturais ou reflorestadas, levantamento de espécies vegetais, avaliação de solo e clima, e desenvolvimento de projetos que promovem o uso sustentável da floresta.


O trabalho começa com o diagnóstico da área estudada. Ele realiza vistorias, mapeia a vegetação e aplica técnicas de geoprocessamento e sensoriamento remoto para entender o uso da terra e a cobertura vegetal. 


A partir dessas informações, define estratégias para o manejo adequado da floresta, considerando a regeneração natural, a biodiversidade, os ciclos de corte e a prevenção de impactos ambientais.


Além do campo, o profissional atua em escritórios, onde elabora relatórios técnicos, licenças ambientais, mapas e planos de manejo.

O engenheiro florestal pode trabalhar em empresas de papel e celulose,órgãos governamentais que lidam com políticas ambientais, ONGs voltadas para a preservação da biodiversidade, e projetos de reflorestamento.


Além disso, é demandado em unidades de conservação, planejamento de áreas protegidas, desenvolvimento de técnicas de manejo florestal sustentável e pesquisas voltadas para o equilíbrio entre exploração econômica e conservação ambiental.


Também pode prestar consultorias ambientais para empresas que buscam certificações ecológicas e trabalhar em projetos que envolvem agroflorestas, silvicultura e ecoturismo.


Caso você tenha dúvidas sobre a profissão de engenheiro ser a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido e gratuito.

Por que ser um Engenheiro florestal?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Como se tornar um Engenheiro florestal?

    Para se tornar engenheiro florestal, é preciso concluir a graduação em Engenharia Florestal e obter o registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).

    Caso deseje atuar em áreas específicas ou ampliar suas oportunidades, o engenheiro florestal pode dar sequência aos seus estudos, ingressando em uma especialização em gestão ambiental, conservação da biodiversidade ou silvicultura.

    Se você quer se profissionalizar na área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Engenharia Florestal, veja as ofertas disponibilizada na Quero Bolsa. Além disso, não deixe de conferir as opções em outras áreas da Engenharia, como as bolsas de estudo em Engenharia Ambiental.

    Qual curso fazer para ser Engenheiro florestal?

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?