Sobre o curso de Agroecologia
O curso de Agroecologia é oferecido tanto como bacharelado quanto como tecnológico na área de Recursos Naturais, além de opções de pós-graduação e especialização para formados em outras áreas.
Forma profissionais capazes de atender às necessidades da sociedade moderna, que preza pela sustentabilidade do setor agrário e valoriza o consumo de alimentos mais saudáveis.
A Agroecologia diz respeito ao estudo da agricultura com um enfoque ecológico, analisando os ecossistemas agrícolas a fim de otimizar o agroecossistema, desde a maximização da produção até a melhoria de seus componentes técnicos, econômicos, ecológicos e socioculturais.
Ao final do curso, o aluno estará apto a atuar na produção agrária de forma a reduzir a utilização de recursos naturais e os impactos ao meio ambiente, além de diminuir a concentração das riquezas oriundas do setor agrícola.
Afinal, o conceito de agroecologia remete ao estudo da agricultura e ações que propiciem a consciência ecológica. Portanto, o curso promove conhecimentos para otimizar a produção, mas também destina parte da matriz curricular aos conteúdos de preservação de determinado ecossistema.
No mercado de trabalho, o profissional de Agroecologia pode atuar em empresas e propriedades rurais e em empreendimentos de agricultura familiar, além de cooperativas, associações, ONGs e órgãos governamentais.
O profissional também é encontrado em empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria.
Como é a faculdade de Agroecologia?
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o tecnólogo em Agroecologia segue as normas gerais dos cursos tecnológicos e está dentro do eixo de Recursos Naturais, com carga horária mínima de 2.400 horas.
Apesar de algumas instituições oferecerem o curso de Agroecologia como bacharelado, não há diretrizes curriculares definidas pelo MEC específicas para o curso nesse nível de graduação. O plano pedagógico fica a critério das instituições de ensino, que se baseiam, principalmente, nos cursos de Agronomia e de Meio Ambiente.
As disciplinas mais comuns do curso de Agroecologia são:
Filosofia da Ciência e Ética;
Fundamentos de Ecologia;
História da Agricultura;
Introdução à Economia;
Introdução à Sociologia Rural;
Problematização da Realidade Agroecológica;
Biogeografia;
Energia e Agricultura;
Fundamentos de Química;
Fundamentos de Física;
Fundamentos de Matemática;
Probabilidade e Estatística;
Introdução à Ciência Política;
Políticas Agrícolas e Agrária;
Fundamentos de Climatologia;
Bioquímica;
Fisiologia Vegetal;
Geomorfologia e Pedologia;
Microbiologia Geral;
Zoologia;
Fitopatologia;
Nutrição Vegetal e Manejo da Fertilidade;
Sistemas Agroflorestais;
Sistemática Vegetal;
Cartografia e Topografia;
Contabilidade e Gestão;
Genética;
Manejo do Solo e da Matéria Orgânica;
Propagação de plantas: sementes e mudas;
Entomologia;
Agroquímicos: Tecnologias e Impactos;
Fisiologia e Nutrição Animal;
Fitotecnia;
Hidrologia e Gestão de Recursos Hídricos;
Irrigação e Drenagem;
Hidráulica e Saneamento;
Legislação Ambiental;
Legislação Agrícola e Agrária;
Genética Animal;
Reprodução e Manejo de Espécies Florestais: Exóticas e Nativas;
Zootecnia;
Agrostologia;
Construções e Eletrificação Rurais;
Legislação e Relações de Trabalho;
Organização Social e Produtiva;
Paisagismo, Floricultura, Parques e Jardins;
Avaliações e Perícias;
Produção Artesanal de Alimentos e Bebida;
Máquinas, Veículos e Equipamentos;
Instalações Pecuárias;
Manejo e Conservação de Ecossistemas;
Melhoramento de Plantas.
Qual a grade curricular de Agroecologia?
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Agroecologia em uma de nossas faculdades parceiras:
O que se aprende na faculdade de Agroecologia?
O curso superior de Tecnologia em Agroecologia forma profissionais que estão aptos ao trabalho com a análise, o planejamento e o monitoramento da atuação agropecuária e a relação com aspectos de sustentabilidade ambiental. Essa relação entre agropecuária e meio-ambiente, feita pelo profissional desta área, também engloba vieses culturais, econômicos e sociais. Por isso, a matriz curricular deste curso é reflexo da pluralidade de temas de análise e atuação.
O plano do curso superior poderá apresentar conteúdos relacionados ao manejo agroecológico, a conservação do solo e o controle de pragas. As questões geográficas também podem ser pontuadas nas disciplinas de, Topografia ou Meteorologia e Agricultura. Políticas Públicas para Agricultura Familiar, Prevenção e Recuperação de Áreas Degradadas também são exemplos de conteúdos para estudo na formação em Agroecologia.
Em geral, o aluno terá obrigatoriedade de estágio curricular supervisionado em um curso Superior em Tecnologia (CST). Vale destacar que a carga horária total possui média entre 2.700 e 3.000 horas para a conclusão.
Outra formação em Agroecologia é através do curso técnico. Neste cenário, o curso poderá ser disponibilizado em colégios/instituições de ensino técnico, com possibilidade de integração com o Ensino Médio, e em instituições de ensino superior que disponibilizam esta opção aos alunos.
Para mais informações sobre cursos superiores, carreiras nesta área e profissões correlatas, confira o Guia de Profissões da Quero Bolsa. O Guia possui mais de 250 profissões para você conferir dicas/informações sobre os primeiros passos profissionais e disciplinas que o aluno deve encontrar durante o período de curso superior. Na área de Agronomia, as páginas que abordam as carreiras de Agrônomo e Engenheiro Agrônomo trazem temas adicionais da área.
Quanto custa uma faculdade de Agroecologia?
O preço de uma faculdade de Agroecologia pode variar de instituição para instituição de ensino. No site da Quero Bolsa, os cursos de graduação e pós-graduação podem apresentar preços entre R$60,00 a R$329,45. Além disso, algumas instituições também disponibilizam a opção de cursos técnicos nesta área de conhecimento.
Procure o curso de Agroecologia ideal para você!
Veja como é simples começar a estudar
- Encontre seu curso
- Garanta sua bolsa
- Economize até se formar
Sobre a carreira de Agroecologia
O que faz o profissional de Agroecologia?
O profissional de Agroecologista planeja, coordena, executa e fiscaliza atividades agrossilvipecuárias e do uso de recursos naturais renováveis e ambientais.
Promove a extensão rural, orientando produtores nos vários aspectos das atividades agrossilvipecuárias, e elabora documentação técnica e científica.
Pode também prestar assistência e consultoria técnica.
Nota de corte para Agroecologia
Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?
Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte . O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.
No último ano, as notas de corte registradas para o curso de Agroecologia foram: