Concorra a Bolsas de Estudo 100%
logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Profissões

10 profissões da Engenharia com aplicações na área da Saúde

por João Vitor Marcondes em 30/12/21

Nesta quinta-feira (30/12), a Revista Quero apresenta uma lista de profissões da área da Engenharia que podem desempenhar funções para a saúde - atuações em ações pontuais ou trabalho em setores da saúde pública. As duas áreas são abrangentes e apresentam diversas opções de atuação profissional. Entretanto, a proposta do texto de hoje diz respeito à intersecção das áreas e as possibilidades de trabalho em conexão das engenharias e da saúde. Antes de iniciarmos o texto de hoje, eu tenho dois recados para você.

Profissional, com roupa para evitar contato com material de coleta, realiza teste em estação de tratamento de esgoto.
As áreas da Engenharia e Saúde podem abranger possibilidades de trabalho em conexão.

O primeiro recado diz respeito à Semana da Saúde, período repleto de promoções de bolsas de estudo e que está em vigência até 5 de janeiro no site da Quero Bolsa. Não deixe de conferir as ofertas e garantir a sua bolsa na área da Saúde. 

Antes do nosso texto, o segundo e último recado aborda a série textual sobre Profissões em Alta, veiculada na Revista Quero. O texto mais recente da série apontou profissões em alta no ramo da tecnologia. Por outro lado, se você quiser continuar  lendo sobre profissões na área da Saúde, confira a lista de 10 profissões que talvez você não conheça na área da Saúde

Agora sim, os recados foram dados. Por isso, boa leitura e feliz 2022 para você!

Encontre bolsas de estudo para cursos de graduação. 

Engenheiro Clínico

A Engenharia Clínica é uma área de atuação profissional que tem sua gênese na engenharia biomédica e propõe a gestão das tecnologias na área da saúde. A área possui propósito do gerenciamento das tecnologias em ambientes clínicos ou hospitalares.

Em 2020, um projeto de lei (PL 3468/2020) foi enviado ao Senado para regulamentação da profissão de engenheiro clínico. O exercício da profissão é assegurado aos profissionais da área da Engenharia que estejam registrados no Conselho Regional de Engenharia (CREA). Além disso, o profissional pode ser reconhecido como engenheiro clínico se possuir um dos requisitos abaixo:

O profissional deve ter mestrado ou doutorado em Engenharia Clínica; ter pós-graduação reconhecida e com a pesquisa direcionada à área da engenharia clínica ou atuar por mais de 5 anos, com comprovação, em ações inseridas na carreira de engenheiro clínico. 

Se você quer se especializar na área com uma bolsa de estudo em Engenharia Clínica, não deixe de conferir as ofertas disponíveis na Quero Bolsa. Além disso, confira também as bolsas de estudo em Engenharia Biomédica na QB. 

Engenheiro de Software

O curso de engenharia de software pode adentrar às questões sanitárias em diversos cenários. Por exemplo, a criação de soluções tecnológicas para assistência médica é uma das possibilidades ao profissional. Além disso, o engenheiro de software pode desenvolver novos itens sobre gestão e armazenamento de dados para centros hospitalares. Há possibilidade também de trabalhar em parceria com o engenheiro biomédico, que em breve comentaremos neste texto. 

Por fim, outra possibilidade ao engenheiro de software abrange a criação de softwares de aprendizagem e capacitação de integrantes dos quadros clínicos. Gostou? Então, um aviso importante para você. A Quero Bolsa possui ofertas de bolsas de estudo para Engenharia de Software.

Engenheiro Acústico

O engenheiro acústico atua no condicionamento das vibrações sonoras em determinada localidade. Portanto, uma das ações de responsabilidade deste profissional é a minimização de ruídos para bem estar das pessoas. Desta forma, o engenheiro acústico pode desempenhar funções para mitigar os ruídos nas linhas de produção industrial, visando o bem estar dos trabalhadores no exercício da profissão. 

Nas indústrias, o profissional poderá mapear os locais com alto índice de ruídos para, posteriormente, exercer ações preventivas que reduzam ou inibam o risco de danos físicos à saúde do trabalhador. A Quero Bolsa possui ofertas para especialização em Engenharia Acústica, não deixe de conferir.

Venha descobrir a profissão que é a sua cara no Guia de Profissões

Engenheiro de Segurança do Trabalho

O profissional da área da Engenharia de Segurança do Trabalho atuará na prevenção de riscos em situações de atuação dos funcionários de empresas ou indústrias. O engenheiro de segurança do trabalho evita/previne acidentes e danos à saúde do trabalhador. Uma das ações do engenheiro, que tem vínculos diretos com a preservação da integridade física, são os planos de contenção de acidentes no local de trabalho. Como menciona a página da profissão, o trabalho do engenheiro de segurança do trabalho evita acidentes, doenças e mortes. Consequentemente, as ações diminuem situações como perdas humanas, danos materiais e impactos degradantes ao meio ambiente.

Sobre a área de Engenharia de Segurança do Trabalho, a Quero Bolsa separou ofertas incríveis para você. Confira as opções de pós-graduação em Engenharia da Segurança do Trabalho e as opções de cursos de graduação em Segurança do Trabalho.

Engenheiro Biomédico

Com o propósito de criar soluções para a área da saúde, o profissional exerce sua profissão atrelando o seu conhecimento na área de engenharia e as possibilidades tecnológicas. O engenheiro biomédico possui ciência para desenvolver, projetar e fazer a manutenção dos sistemas e aparelhos de um ambiente hospitalar. Este profissional poderá trabalhar com máquinas de ressonância magnética, tomografia e ultrassonografia. Além disso, há possibilidade do engenheiro biomédico atuar em pesquisas para aprimoramento de materiais e equipamentos. 

Você disse “bolsas de estudo para Engenharia Biomédica”? Sim, a Quero Bolsa tem! E digo mais, você poderá conferir as opções para graduação e pós-graduação na QB. 

Engenheiro Mecânico 

A engenharia mecânica pode ser aplicada na área da saúde a partir do desenvolvimento de aparelhos para pacientes em centros clínicos ou hospitalares. O engenheiro mecânico é o profissional com habilidade para projetar e desenvolver máquinas. Portanto, o desenvolvimento de aparelhos para centros cirúrgicos ou áreas especializadas, como a área da fisioterapia, é uma das possibilidades da área da engenharia mecânica. 

O profissional pode encabeçar a criação de instrumentos, como frisamos anteriormente. Além disso, o Engenheiro Mecânico também pode atuar na manutenção dos novos equipamentos Portanto, várias perspectivas passíveis de serem obtidas na área da saúde também. Por fim, não deixe de conferir as bolsas de estudo para Engenharia Mecânica na Quero Bolsa.

As avaliações dos cursos da área da Saúde no Guia da Faculdade 2021.

Engenheiro de Produção

De acordo com a página do curso, a engenharia de produção forma profissionais capazes de gerenciar os recursos humanos, financeiros e materiais de uma empresa. Essa frase também se aplica às clínicas e hospitais, afinal, o profissional pode atuar no fluxo de trabalho e logístico de centros hospitalares.

O engenheiro de produção gerencia os processos, produtos ou serviços ao identificar/determinar/analisar as perdas e, neste caso, as causas das baixas produtivas. A partir disso, o profissional estabelece um plano de ações preventivas e de correção. Ele ainda poderá desenvolver, testar e supervisionar sistemas, processos e métodos de produção. Todas as ações listadas podem ser aplicadas em clínicas e hospitais. Por fim, não deixe de conferir as bolsas de Engenharia de Produção na Quero Bolsa.

Engenheiro Sanitário

A engenharia sanitária possui impacto direto na qualidade de vida das pessoas. Afinal, os temas como saneamento ou obras de água e esgoto são possíveis responsabilidades deste profissional. Vale destacar que o Brasil está em vigência com o novo Marco Legal do Saneamento, de 2020, lei que prevê a universalização dos serviços de saneamento básico até 2033. A proposta do Marco Legal tem objetivo de índices como 99% da população brasileira com acesso à água potável e 90%, ao tratamento e à coleta de esgoto até 2033.

O curso de Engenharia Sanitária também pode ser chamado de Engenharia Ambiental e Sanitária. Independentemente do nome, as questões sociais e saúde estão presentes nesta área de atuação profissional. Desta forma, veja as bolsas de estudo de Engenharia Sanitária disponíveis na Quero Bolsa.

Engenheiro de Inovação

A área da saúde, assim como as demais áreas profissionais, são impactadas por inovações tecnológicas. Ciente disso, o trabalho de um engenheiro de inovação pode agregar às demandas da área da saúde. Este profissional possui conhecimento de diversas áreas da Engenharia e deverá questionar os processos já existentes. Além disso, o profissional irá analisar os desafios e possibilidades de melhorias diante do cenário encontrado. Consequentemente, o profissional indicará melhorias na elaboração, no planejamento e na implantação de novos processos e técnicas da área sanitária.

Engenheiro Elétrico

O engenheiro elétrico possui possibilidades de trabalho atrelado aos conceitos da biomedicina em localidades hospitalares. Por exemplo, o profissional poderá atuar na produção e criação de aparelhos biomédicos para clínicas e hospitais. Em adição, o profissional está apto a desempenhar funções na manutenção de aparelhos e hardwares da infraestrutura hospitalar. 

Há possibilidade de atuação na configuração de circuitos elétricos e, dentro deste cenário, estruturas físicas como prédios e consultórios são contempladas com as ações do engenheiro. 

Se você quer fazer uma faculdade com bolsa de estudo em Engenharia Elétrica, veja as ofertas disponibilizadas na Quero Bolsa

Veja também: 

10 profissões que talvez você não conheça na área de Design.

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54