logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Engenheiro Acústico: tudo sobre a profissão

Profissional que condiciona sons e minimiza ruídos nocivos ou indesejáveis em determinado ambiente.

O Engenheiro Acústico pode aplicar os métodos de controle, isolamento sonoro ou condicionamento de som para diversas localidades.

engenheiro acústico

Sobre a profissão

O Engenheiro Acústico trabalha com o condicionamento, tratamento ou aproveitamento de sons e das vibrações. Uma das ações mais associadas ao Engenheiro Acústico é a minimização de ruídos para bem estar das pessoas em determinado local. Embora o profissional também seja habilitado ao desenvolvimento de softwares e equipamentos com a finalidade de transmissão ou otimização sonora.


O Engenheiro Acústico é capacitado para intervenções visando o aprimoramento da acústica em determinado recinto. Por fim, vale registrar a possibilidade de trabalho com sistema de controle de vibrações em edifícios. 

O profissional na área da Engenharia Acústica pode desempenhar o seu trabalho em inúmeras categorias de indústria ou comércio. Como a área envolve medições, manuseio de aparelhagem e controle do som, com o propósito de eliminar ou minimizar os efeitos nocivos do ruído à saúde, há uma abrangente necessidade no mercado. Vale destacar que a Engenharia Acústica trabalha com locais - de trabalho ou domésticos - e objetos. Por exemplo, a otimização de sons e minimização de ruídos em carros e aviões. 


Pensando no setor industrial, o Engenheiro Acústico pode ser requisitado para a emissão de laudos técnicos e relatórios sobre melhorias ou adequações da empresa.

Além de comércio e indústrias, o Engenheiro Acústico pode trabalhar com a acústica arquitetônica de construções. Ou seja, a pessoa será a responsável pelo planejamento da reverberação propícia do som em espaços como teatros ou salas de concerto. Desta forma o Engenheiro Acústico condiciona ambiente e som para que haja a melhor disseminação sonora na localidade. 


A acústica arquitetônica também pode ser planejada em prédios públicos ou acadêmicos. Em adição, o Engenheiro Acústico observa possibilidade de atuação com softwares de monitoramento de ruídos e, posteriormente, com o desenvolvimento de projetos.

Por que ser um Engenheiro Acústico?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Engenheiro Acústico

    Como se tornar um Engenheiro Acústico?

    A duração do curso de bacharelado em Engenharia Acústica é de, em média, 5 anos ou 10 semestres. Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais (MEC), todo curso de graduação em Engenharia deve possuir um núcleo de conteúdos básicos, um de profissionalizantes e um de específicos. As disciplinas do curso envolvem majoritariamente Física e Matemática. Nos últimos semestres, as matérias são mais próximas da temática e das situações observáveis no mercado de trabalho.


    Se você gostaria de se profissionalizar como engenheiro acústico e, ainda, fazer sua faculdade com uma bolsa de estudos, não deixe de clicar aqui e ver os cursos disponíveis no Quero Bolsa.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão? 🤔

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Engenharia e Produção

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.