Sobre o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho
O curso de Engenharia de Segurança do Trabalho forma profissionais para trabalhar cuidando das situações de trabalho dos funcionários de empresas, evitando e prevenindo acidentes e danos à saúde do trabalhador.
Após a conclusão do curso, o aluno está capacitado para atuar elaborando planos de contenção de acidentes, ministrar cursos e palestras para empresas e orientar os funcionários sobre a importância do uso de equipamentos de segurança.
No mercado de trabalho, o profissional de Engenharia de Segurança do Trabalho encontra a maior parte das oportunidades de trabalho na indústria, onde irá atuar dando orientação a funcionários e empregadores sobre como prevenir acidentes.
Ele ensina quais são os principais equipamentos de segurança a serem usados e realiza vistoria de áreas de trabalho. Há ainda a possibilidade de trabalhar com a criação de instrumentos de segurança para a empresa.
Como é a faculdade de Engenharia de Segurança do Trabalho?
O curso de Engenharia de Segurança do Trabalho pode ser feito como bacharelado ou como especialização. Ele foca bastante em disciplinas que discutem gestão, legislação e prevenção de riscos. Além disso, explora questões relacionadas à higiene, ergonomia e psicologia do trabalho.
Muitas formações exigem a produção de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que demonstre o aprendizado durante a graduação e a realização de estágio.
Qual a grade curricular de Engenharia de Segurança do Trabalho?
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho em uma de nossas faculdades parceiras:
O que se aprende na faculdade de Engenharia de Segurança do Trabalho?
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), todos os cursos de Engenharia devem ser compostos por núcleos de conteúdos básicos, profissionalizantes e específicos.
Dentre os conteúdos básicos que devem ocupar pelo menos 30% da carga horária total, destacam-se os seguintes tópicos:
Administração;
Matemática;
Física;
Química;
Humanidades, Ciências Sociais e Cidadania;
Informática;
Ciências do Ambiente;
Metodologia Científica e Tecnológica.
As instituições de ensino são livres para propor os conteúdos específicos na área de segurança do trabalho, mas os tópicos que mais costumam se destacar nessa parte do currículo são:
Higiene e Administração aplicadas à Saúde e Segurança do Trabalho;
Gestão de Riscos de Acidentes e Doenças do Trabalho;
Proteção contra Incêndios e Explosões;
Ergonomia, Prevenção e Proteção à Saúde;
Toxicologia;
Segurança Ocupacional e do Meio Ambiente.
Quanto custa uma faculdade de Engenharia de Segurança do Trabalho?
O valor do curso de Engenharia de Segurança do Trabalho pode variar muito de acordo com a instituição de ensino. É possível encontrar mensalidades a partir de R$24,00 entre as instituições parceiras do Quero Bolsa.
Procure o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho ideal para você!
Veja como é simples começar a estudar
- Encontre seu curso
- Garanta sua bolsa
- Economize até se formar
Sobre a carreira de Engenharia de Segurança do Trabalho
O que faz o profissional de Engenharia de Segurança do Trabalho?
O engenheiro de segurança do trabalho gerencia atividades de segurança no trabalho e do meio ambiente. Ele administra exposições a fatores ocupacionais de risco à saúde do trabalhador e coordena equipes, treinamentos e atividades de trabalho.
Seu trabalho evita acidentes, doenças e mortes, o que diminui perdas humanas, custos, danos materiais e ao meio ambiente.