Olá! Quer uma ajudinha para descobrir seu curso ou faculdade ideal?

Engenheiro de segurança do trabalho: tudo sobre a profissão

Aquele que apoia a garantia da segurança de edifícios e estruturas ocupacionais. Profissional analisa projetos para eliminar ou prevenir risco de acidentes de trabalho; remuneração média pode chegar a R$7.700,00
engenheiro de segurança do trabalho

Sobre a profissão

O engenheiro de segurança do trabalho é um profissional essencial em qualquer setor, por ser o responsável por analisar projetos de empreendimentos e implementar medidas de segurança que visem a reduzir ou eliminar os riscos de acidentes de trabalho.

De acordo com a Previdência Social, o Brasil registrou, em 2018, 576.951 acidentes de trabalho, considerando apenas os trabalhadores registrados em carteira, o que indica a imprescindibilidade do trabalho desse engenheiro.

Assim, o engenheiro de segurança do trabalho analisa as condições de segurança e salubridade das instalações ocupacionais e, a partir dessa avaliação, cria e implementa projetos que previnam possíveis acidentes. 

Veja também: Se você tem interesse em cursar Engenharia de Segurança do Trabalho, pode encontrar bolsas de estudos que deixam as mensalidades mais baratas. Uma das boas opções de graduação nesta área com bolsas de estudo é o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho da Unyleya.


+ Veja todas as bolsas de estudo para o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho

Considerando que a função básica do engenheiro de segurança do trabalho é garantir o bem-estar e a proteção física de todos os trabalhadores do local, ele realiza avaliações do espaço físico do empreendimento, cria relatórios que analisam a salubridade e a segurança do local, e mapeia possíveis riscos.

Esse profissional também desenvolve e implementa projetos de segurança que estejam de acordo com a legislação; avalia o empreendimento do ponto de vista ambiental e sanitário; e também desenvolve ações de conscientização sobre riscos, garantindo que os trabalhadores tenham todas as informações necessárias para garantir sua própria segurança, com o uso correto de equipamentos de proteção.

Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.


Veja também: Se você tem interesse em cursar Engenharia de Segurança do Trabalho, pode encontrar bolsas de estudos que deixam as mensalidades mais baratas. Uma das boas opções de graduação nesta área com bolsas de estudo é o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho da Unyleya.

O engenheiro de segurança do trabalho pode trabalhar em qualquer empresa ou indústria, uma vez que seu cargo é necessário para garantir o cumprimento das exigências legais de segurança do trabalho.


Se você deseja se aprofundar no tema e descobrir mais informações sobre a carreira, veja quanto ganha um técnico em segurança do trabalho.

Por que ser um Engenheiro de segurança do trabalho?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Como se tornar um Engenheiro de segurança do trabalho?

    Para se tornar um engenheiro de segurança do trabalho, o primeiro passo é cursar uma graduação em Engenharia, que pode ser em áreas como Engenharia Civil, Mecânica, Elétrica ou outras especialidades. Após obter o diploma de engenheiro, é necessário realizar uma especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, que é um curso de pós-graduação lato sensu, regulamentado pelo Ministério do Trabalho e Emprego no Brasil.

    Essa especialização prepara o profissional para identificar, analisar e propor soluções para riscos no ambiente de trabalho, visando a proteção da saúde e integridade física dos trabalhadores. Durante o curso, são abordados temas como higiene ocupacional, prevenção de acidentes, legislação trabalhista e normas regulamentadoras (NRs).

    Além da formação acadêmica, o engenheiro de segurança do trabalho deve se registrar no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) para exercer a profissão legalmente. A experiência prática em ambientes industriais ou de construção, onde a segurança dos trabalhadores é uma prioridade, também é fundamental para o desenvolvimento da carreira.

    Habilidades como atenção aos detalhes, capacidade de análise crítica, conhecimento em normas de segurança e capacidade de trabalhar em equipe são essenciais para o desempenho das funções.

    O engenheiro de segurança do trabalho atua diretamente na prevenção de acidentes e na promoção de ambientes seguros, garantindo o cumprimento das normas e buscando constantemente melhorar as condições de trabalho nas empresas.

    Se você gostaria de se profissionalizar na área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudos em Engenharia da Segurança do Trabalho, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.

    Qual curso fazer para ser Engenheiro de segurança do trabalho?

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?