logo
Como funciona
  1. Busque seu curso

    Compare preços e escolha o curso que cabe no seu bolso


  2. Garanta sua bolsa

    Um super desconto que vale até o final do seu curso


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade


Engenheiro de segurança do trabalho: tudo sobre a profissão

Aquele que apoia a garantia da segurança de edifícios e estruturas ocupacionais

Profissional analisa projetos para eliminar ou prevenir risco de acidentes de trabalho; remuneração média pode chegar a R$7.700,00

engenheiro de segurança do trabalho

Sobre a profissão

O engenheiro de segurança do trabalho é um profissional essencial em qualquer setor, por ser o responsável por analisar projetos de empreendimentos e implementar medidas de segurança que visem a reduzir ou eliminar os riscos de acidentes de trabalho.

De acordo com a Previdência Social, o Brasil registrou, em 2018, 576.951 acidentes de trabalho, considerando apenas os trabalhadores registrados em carteira, o que indica a imprescindibilidade do trabalho desse engenheiro.

Assim, o engenheiro de segurança do trabalho analisa as condições de segurança e salubridade das instalações ocupacionais e, a partir dessa avaliação, cria e implementa projetos que previnam possíveis acidentes. 

Considerando que a função básica do engenheiro de segurança do trabalho é garantir o bem-estar e a proteção física de todos os trabalhadores do local, ele realiza avaliações do espaço físico do empreendimento, cria relatórios que analisam a salubridade e a segurança do local, e mapeia possíveis riscos.

Esse profissional também desenvolve e implementa projetos de segurança que estejam de acordo com a legislação; avalia o empreendimento do ponto de vista ambiental e sanitário; e também desenvolve ações de conscientização sobre riscos, garantindo que os trabalhadores tenham todas as informações necessárias para garantir sua própria segurança, com o uso correto de equipamentos de proteção.

O salário médio de um engenheiro de segurança do trabalho no país é de R$ 7.708,74, de acordo com dados de 2021 do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged).

O engenheiro de segurança do trabalho pode trabalhar em qualquer empresa ou indústria, uma vez que seu cargo é necessário para garantir o cumprimento das exigências legais de segurança do trabalho.

Por que ser um Engenheiro de segurança do trabalho?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Engenheiro de segurança do trabalho

    Como se tornar um Engenheiro de segurança do trabalho?

    Para se tornar um engenheiro de segurança do trabalho, é necessário seguir as orientações da legislação indicadas e, em seguida, buscar o cargo por meio de processos seletivos regulares.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão? 🤔

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Engenharia e Produção

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.