O engenheiro biomédico atua projetando equipamentos médicos, dispositivos biomédicos e sistemas de diagnóstico, além de software específico para aplicações médicas. Eles trabalham na implementação e manutenção de tecnologias médicas em hospitais e clínicas, garantindo a segurança e eficácia dos equipamentos. Na indústria, colaboram no desenvolvimento de novos produtos, desde a concepção até a comercialização, focando em inovações que melhoram o cuidado ao paciente. Em pesquisa, o engenheiro biomédico investiga novas tecnologias e materiais, contribuindo para o avanço científico na medicina. Além disso, podem atuar em órgãos regulatórios, assegurando que produtos e práticas atendam às normas de saúde.
Além de projetar os equipamentos, ele também é responsável por instalá-los nos hospitais ou clínicas em que serão utilizados, bem como por realizar, periodicamente, manutenção preventiva.
O salário médio de um engenheiro biomédico no país é de R$ 4.105,00, de acordo com dados de 2021 do portal de recrutamento Glassdoor.
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.