Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Olá! Quer uma ajudinha para descobrir seu curso ou faculdade ideal?

Engenheiro biomédico: tudo sobre a profissão

Aquele que utiliza a tecnologia para resolução de problemas da área da saúde. Profissionais desenvolvem equipamentos médicos e odontológicos
engenheiro biomédico

Sobre a profissão

O engenheiro biomédico alia medicina e engenharia, desenvolvendo produtos, equipamentos, sistemas de computador e software para uso médico. Seu objetivo é aprimorar o cuidado com a saúde de pacientes.


O profissional desenvolve equipamentos médicos e odontológicos que apoiam os profissionais da saúde (médicos, enfermeiros, dentistas, entre outros) na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças de vários tipos. 


Além de equipamentos e instrumentos, o engenheiro biomédico também pode desenvolver softwares e aplicações que automatizam e otimizam procedimentos de saúde.


Se você tem interesse em cursar Biomedicina, pode encontrar bolsas de estudos que deixam as mensalidades mais baratas. Uma das boas opções de graduação nessa área com bolsas de estudo é o curso disponibilizado pela UFBRA.

O engenheiro biomédico atua projetando equipamentos médicos, dispositivos biomédicos e sistemas de diagnóstico, além de software específico para aplicações médicas. Eles trabalham na implementação e manutenção de tecnologias médicas em hospitais e clínicas, garantindo a segurança e eficácia dos equipamentos. Na indústria, colaboram no desenvolvimento de novos produtos, desde a concepção até a comercialização, focando em inovações que melhoram o cuidado ao paciente. Em pesquisa, o engenheiro biomédico investiga novas tecnologias e materiais, contribuindo para o avanço científico na medicina. Além disso, podem atuar em órgãos regulatórios, assegurando que produtos e práticas atendam às normas de saúde.


Além de projetar os equipamentos, ele também é responsável por instalá-los nos hospitais ou clínicas em que serão utilizados, bem como por realizar, periodicamente, manutenção preventiva.

O salário médio de um engenheiro biomédico no país é de R$ 4.105,00, de acordo com dados de 2021 do portal de recrutamento Glassdoor.

Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.

O engenheiro biomédico pode trabalhar em hospitais, clínicas, laboratórios, centros de saúde, entre outros. Também pode trabalhar em empresas e indústrias especializadas na criação de equipamentos médicos e odontológicos.

Em tais ambientes, ele contribui para a manutenção e desenvolvimento de equipamentos médicos, participando da criação e inovação de dispositivos de saúde.

Veja também: Quanto ganha um Biomédico? Leia mais sobre o salário médio deste profissional na Quero Bolsa.

Por que ser um Engenheiro biomédico?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Como se tornar um Engenheiro biomédico?

    O engenheiro biomédico deve se formar no curso de Engenharia Biomédica. Após o término do curso, ele deve obter o registro profissional no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), que é obrigatório, e então pode buscar empregos na área por meio de processos seletivos regulares.

    Veja também: Tudo sobre o curso de Engenharia Biomédica no site da Quero Bolsa.

    Qual curso fazer para ser Engenheiro biomédico?

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Quais cidades têm cursos de Engenharia Biomédica?