O engenheiro biomédico é o profissional que alia engenharia e tecnologia à criação de soluções para a área da saúde. Ele desenvolve equipamentos médicos e odontológicos que apoiam os profissionais da saúde (médicos, enfermeiros, dentistas, entre outros) na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças de vários tipos.
Além de equipamentos e instrumentos, o engenheiro biomédico também pode desenvolver softwares e aplicações que automatizam e otimizam procedimentos de saúde.
Se você tem interesse em cursar Biomedicina, pode encontrar bolsas de estudos que deixam as mensalidades mais baratas. Uma das boas opções de graduação nessa área com bolsas de estudo é o curso disponibilizado pela UFBRA.
O engenheiro biomédico projeta os equipamentos, instrumentos e softwares necessários, com base em pesquisas científicas e demandas específicas dos profissionais da saúde envolvidos. Além de projetá-los, ele também é responsável por instalá-los nos hospitais ou clínicas em que serão utilizados, bem como por realizar, periodicamente, manutenção preventiva.
O salário médio de um engenheiro biomédico no país é de R$ 4.105,00, de acordo com dados de 2021 do portal de recrutamento Glassdoor.
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.
O engenheiro biomédico pode trabalhar em hospitais, clínicas, laboratórios, centros de saúde, entre outros. Também pode trabalhar em empresas e indústrias especializadas na criação de equipamentos médicos e odontológicos.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
O engenheiro biomédico deve se formar no curso de Engenharia Biomédica. Após o término do curso, ele deve obter o registro profissional no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), que é obrigatório, e então pode buscar empregos na área por meio de processos seletivos regulares.
Veja também: Tudo sobre o curso de Engenharia Biomédica no site da Quero Bolsa.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.