O salário médio de um Biomédico no Brasil é de R$ 2.989,98.
Os estados onde a profissão de Biomédico têm os melhores salários são Distrito Federal, São Paulo e Goiás.
As especialidades com os melhores salários são Biomédico.
Essas informações são baseadas nas 8795 contratações que aconteceram no último ano, em todo o Brasil.
Especialidade | Salário médio |
---|---|
Biomédico | R$ 4.904,41 |
O biomédico trabalha para identificar, prevenir e controlar doenças.
Ele coleta e analisa amostras de sangue, urina, fezes, secreções ou tecidos, que são processadas em laboratórios clínicos, hospitalares ou de pesquisa.
Durante as análises, o biomédico observa padrões, detecta alterações celulares, avalia a presença de agentes infecciosos e interpreta resultados bioquímicos e microbiológicos.
Suas interpretações são registradas em laudos técnicos, que subsidiam o diagnóstico médico e o acompanhamento de tratamentos.
O dia a dia do biomédico também envolve o controle de qualidade dos processos laboratoriais, a calibração de equipamentos e o cumprimento de normas sanitárias e de biossegurança.
Em alguns setores, como a reprodução assistida ou a estética, o profissional pode atuar diretamente com pacientes, realizando procedimentos específicos. Já em pesquisas, o foco está na experimentação e desenvolvimento de novos métodos diagnósticos ou terapêuticos.
Caso você tenha dúvidas se essa profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
Veja, abaixo, os principais tipos de biomédicos, de acordo com suas áreas de habilitação:
Biomédico esteta: Atua com procedimentos não invasivos ou minimamente invasivos na área da estética, como aplicação de toxina botulínica, peelings e bioestimuladores, mediante habilitação específica.
Biomédico de análises clínicas: Realiza exames laboratoriais de sangue, urina, fezes e outros materiais biológicos para auxiliar no diagnóstico de doenças.
Biomédico em reprodução humana assistida: Atua em clínicas de fertilização, realizando procedimentos como preparação de gametas, fertilização in vitro e acompanhamento de embriões.
Biomédico forense: Trabalha em institutos de criminalística, auxiliando na identificação de causas de morte, análise de DNA e perícias laboratoriais.
Biomédico em saúde pública: Contribui com ações de vigilância epidemiológica, controle de zoonoses, campanhas de vacinação e promoção da saúde coletiva.
Biomédico hospitalar: Atua em hospitais na realização e supervisão de exames laboratoriais, controle de qualidade e apoio diagnóstico em setores como análises clínicas, microbiologia, hematologia e bioquímica.
Os objetivos na função de biomédico envolvem, principalmente, a atuação na promoção da saúde por meio da realização de análises clínicas, diagnósticos laboratoriais, pesquisas científicas e desenvolvimento de novas tecnologias na área da saúde.
O biomédico busca identificar agentes causadores de doenças, auxiliar na prevenção e no controle de enfermidades, além de contribuir com investigações forenses, vigilância sanitária, produção de vacinas e medicamentos.
Também é seu objetivo garantir a qualidade dos serviços de saúde prestados à população, sempre respeitando os princípios éticos e científicos da profissão.
Encontre bolsas de estudo para o curso de Biomedicina
A carreira na prática de biomédico é marcada por uma atuação diversificada e técnica, com foco principal em laboratórios de análises clínicas, onde o profissional realiza exames que auxiliam no diagnóstico de doenças. No dia a dia, o biomédico lida com coleta e análise de amostras biológicas, interpretação de resultados e emissão de laudos.
Além dos laboratórios, pode atuar em hospitais, clínicas, institutos de pesquisa, centros de diagnóstico por imagem, indústria farmacêutica e laboratórios forenses. Em algumas áreas, como a estética ou a biomedicina legal, a atuação é mais voltada ao atendimento direto ao público ou à investigação criminal.
A prática também exige atualização constante, já que o profissional precisa acompanhar avanços científicos e tecnológicos para garantir a precisão e a qualidade de seu trabalho.
Caso você tenha dúvidas se essa profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional de Biomedicina da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
Para atuar como biomédico, o profissional deve ter formação superior em Biomedicina, curso que geralmente dura quatro anos e inclui disciplinas das áreas biológicas, da saúde e laboratoriais, além de estágio supervisionado obrigatório.
Durante a graduação, o estudante precisa escolher uma habilitação específica, como análises clínicas, imagenologia, estética, biologia molecular, entre outras.
Após a conclusão do curso, é necessário obter o registro no Conselho Regional de Biomedicina (CRBM) para exercer a profissão legalmente. Em relação à experiência, o mercado valoriza vivência prática em estágios, participação em projetos de pesquisa ou extensão universitária, e cursos de aperfeiçoamento ou especialização na área de atuação escolhida.
Em setores como estética, diagnóstico por imagem ou biomedicina forense, especializações e treinamentos técnicos específicos são bastante requisitados.
+ Veja bolsas de estudo para o curso de Biomedicina no site da Quero Bolsa