Ajuda
Envie mensagem ou ligue

0800 123 2222

Seg - Sex 8h-22h
Sáb 9h-13h

Aceitamos ligação de celular.

Biomedicina

Sobre o curso de Biomedicina

O curso de Biomedicina, também chamado de Ciências Biológicas modalidade Médica ou ainda de Ciências Biomédicas, faz parte das Ciências Biológicas. É voltado para a pesquisa das doenças humanas, suas causas e formas de tratamento.

Ao final do curso, o aluno está qualificado para identificar, classificar e estudar os microorganismos causadores de enfermidades e procurar medicamentos e vacinas para combatê-los.

No mercado de trabalho, o biomédico pode atuar em hospitais, laboratórios e órgãos públicos de saúde. São mais de 34 áreas de atuação, que se estendem do campo das pesquisas científicas básicas e aplicadas até as análises laboratoriais. Trabalham em conjunto com bioquímicos, biólogos, médicos e farmacêuticos.

O que faz o biomédico?

O profissional de Biomedicina analisa amostras de materiais biológicos e ambientais, coletando e preparando amostras e materiais.

Ele seleciona equipamentos e insumos para análises e emissão de dados. Desenvolve pesquisas técnico-científicas, atua em bancos de sangue e de células tronco, participa da produção de vacinas, entre outras atividades.

Também pode prestar assessoria e consultoria técnico-científica.

Melhores faculdades com cursos de Biomedicina

Como é o curso de Biomedicina?

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), os conteúdos do curso de graduação de Biomedicina devem contemplar, entre outros itens:

• Ciências exatas;

• Ciências biológicas e da saúde;

• Ciências humanas e sociais;

• Ciências da biomedicina, entre outros itens.

Ao se formar, o profissional deve estar apto a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo.

Também deve garantir que sua atividade seja realizada em sintonia com as demais instâncias do sistema de saúde. Deve ser capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções.

Onde o biomédico pode trabalhar?

O biomédico atua em hospitais, laboratórios e demais serviços de saúde. Pode trabalhar com carteira assinada ou como autônomo.

O trabalho é exercido em ambiente fechado, em período diurno ou em rodízio de turnos. Em algumas atividades, pode ficar exposto aos efeitos de materiais tóxicos e de radiação.

Quais são as exigências do mercado de trabalho?

Para atuar profissionalmente, além do diploma em um curso reconhecido pelo MEC, o biomédico deve possuir registro no Conselho Regional de Biomedicina (CRBM).

As exigências do mercado valorizam os títulos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu.

ALERTA DE BOLSASi-close

Nós podemos te ajudarRaised hands

Preencha os campos abaixo para receber avisos de bolsas de estudo disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

i-return ALERTA DE BOLSASi-close

Deixe seus contatosMailbox

ALERTA DE BOLSASi-close

Deu tudo certo!Plus1

Fique de olho em seu e-mail e WhatsApp nos próximos dias.Eyes

Você também pode pesquisar as bolsas disponíveis aqui mesmo em nosso site.

Quer fazer isso agora?

CENTRAL DE AJUDAi-close

Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber bolsas de estudo de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Bolsas de estudo de até 75% em todo o BrasilScream
i-close