Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Todas as informações sobre o curso de Engenharia Biomédica você encontra aqui na Quero Bolsa

Engenharia Biomédica

Resumo do curso

Tipos de formação
Bacharelado
Área de conhecimento
Engenharias
Duração
Em média, 10 semestres
Estágio obrigatório?
Mínimo 168 horas

A classificação da área de conhecimento foi feita com base na Árvore do Conhecimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Sobre o curso de Engenharia Biomédica

O curso de Engenharia Biomédica forma profissionais capazes de projetar máquinas e softwares que possam melhorar e otimizar a área de saúde, seja no diagnóstico ou no tratamento. Além dos conhecimentos típicos de Engenharia, esse curso também envolve conteúdos das áreas de Ciências Biológicas, Exatas e Saúde.

O curso passou a ser ofertado recentemente no país devido à necessidade de unir os conhecimentos referentes à tecnologia na saúde, afinal, os profissionais de ambas as áreas não possuem os mesmos campos de estudo e análise. Para isso, o curso surgiu como um elo entre as duas visões, formando engenheiros capazes de atuar em quadros clínicos utilizando as inovações tecnológicas.

A grade curricular do curso foi pensada de maneira que os fundamentos da engenharia fossem devidamente alinhados aos da saúde. Por conta disso, a formação possui enfoque interdisciplinar.

Durante a realização do curso, o estudante contará com temáticas que o auxiliem no desenvolvimento do perfil profissional do engenheiro biomédico, o que envolve competências ligadas à Eletrônica, Mecânica, Física, Matemática, Anatomia, Patologia, entre outras possibilidades.

Uma vez formado, o engenheiro biomédico poderá desenvolver, projetar e fazer a manutenção adequada dos sistemas e aparelhos, como máquinas de ressonância magnética, tomografia e ultrassonografia.

No mercado de trabalho, o profissional de Engenharia Biomédica pode atuar em hospitais, empresas que fornecem equipamentos médicos e odontológicos, universidades, instituições de pesquisa e empresas de certificação de qualidade.

O tipo de formação para o curso de Engenharia Biomédica é: bacharelado .

Como é a faculdade de Engenharia Biomédica?

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Engenharia Biomédica deve incluir as seguintes matérias, entre outras:

  • Química;

  • Fundamentos de Biologia Moderna;

  • Fisiologia Humana;

  • Bioestatística;

  • Engenharia Médica Aplicada;

  • Matemática;

  • Física;

  • Tecnologia da Computação.

É importante ressaltar que a grade curricular da graduação pode variar de acordo com a instituição de ensino. Desse modo, o curso poderá contar com diferentes enfoques e metodologias de aprendizagem.

Confira, a seguir, algumas das faculdades que oferecem o curso de Engenharia Biomédica:

É provável que o curso de Engenharia Biomédica não ensine a construção de um equipamento específico, pois a formação é mais generalista. Porém, o aluno aprende importantes fundamentos para o projeto, desenvolvimento e construção de equipamentos.

Este ramo da Engenharia tem como objetivos principais o aprimoramento do conhecimento sobre sistemas biológicos e biomédicos e o desenvolvimento de novos métodos e tecnologias para o benefício da sociedade.

Embora o curso de Engenharia Biomédica possua uma nomenclatura semelhante à faculdade de Biomedicina, as disciplinas e enfoques são diferentes. Enquanto, no curso de Biomedicina, o estudante desenvolverá competências relacionadas às análises laboratoriais de exames, a Engenharia Biomédica possuirá maior foco na construção de equipamentos medicinais, alinhando os conhecimentos da engenharia à saúde.

O curso tem duração média de cinco anos e o estágio é obrigatório, assim como o trabalho de conclusão do curso (TCC).

Os estudantes que desejam ingressar no curso, podem optar pela realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, posteriormente, aplicar o resultado da prova em programas como: Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade Para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) em busca de bolsas e vagas.

Se você deseja conferir as notas de corte em cada programa de governo para o curso de Engenharia Biomédica, acesse o simulador de notas de corte da Quero Bolsa.

Outra alternativa disponível é a realização de vestibulares próprios de instituições privadas em busca de descontos nas mensalidades. Você também pode conferir bolsas de até 80% para o curso no site da Quero Bolsa.

Qual a grade curricular de Engenharia Biomédica?

Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Engenharia Biomédica em uma de nossas faculdades parceiras:

Administração
Algoritmos e Estrutura de Dados II
Algoritmos e Estruturas de Dados I

Ver a grade curricular

O que se aprende na faculdade de Engenharia Biomédica?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica (SBEB), o curso foi regulamentado pelo sistema CONFEA/CREA, em 2007, de maneira que os profissionais pudessem exercer suas habilidades junto aos hospitais, universidades, institutos de pesquisa e empresas médicas.

O curso deve apresentar uma mescla de disciplinas das áreas de Exatas, Biológicas e da área da Saúde. Como o engenheiro biomédico também estará apto ao trabalho com equipamentos e tecnologia, a grade curricular do curso poderá disponibilizar conceitos de eletrônica, física, sistemas mecânicos, além de temas ligados à administração de hospitais e centros de saúde.

O curso é ofertado nas modalidades presencial e a distância. No ensino presencial, o estudante contará com aulas práticas em salas de aula e laboratórios específicos, além da convivência diária no campus de sua instituição. Já no EaD, o aluno realizará as disciplinas no horário e localidade de sua preferência, contando com o apoio do ambiente online da instituição.

O ensino semipresencial também é disponibilizado para o curso. Nesse sentido, o estudante conciliará o ensino a distância com o presencial, frequentando, presencialmente, a instituição de ensino para aulas práticas, além de acompanhar, no restante da semana, as disciplinas de forma online.

Quanto custa uma faculdade de Engenharia Biomédica?

O curso de Engenharia Biomédica pode ser encontrado, no site da Quero Bolsa, com mensalidades a partir de R$ 258,30. Os valores podem variar de acordo com a modalidade de oferta e instituição de ensino.

Se você deseja ingressar no curso, acesse o site da Quero Bolsa e confira descontos de até 80% para a formação.

Procure o curso de Engenharia Biomédica ideal para você!

Com mensalidades a partir de R$ 105,00 entre as 1.191 instituições parceiras do Quero Bolsa.

Veja como é simples começar a estudar

  1. Encontre seu curso
  2. Garanta sua bolsa
  3. Economize até se formar

Sobre a carreira de Engenharia Biomédica

O que faz o profissional de Engenharia Biomédica?

O engenheiro biomédico elabora projetos de pesquisa e desenvolve produtos em biotecnologia e bioengenharia.

Cria e realiza manutenção de máquinas e softwares específicos para a área de Saúde.

Pode prestar consultoria e assessoria, além de elaborar documentação técnica.

Com o Quero Bolsa, entrar na faculdade é muito mais fácil Cadastre-se e receba alertas por e-mail e WhatsApp assim que chegarem novas vagas do seu interesse.
Busque sua vaga
Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso
Garanta sua vaga
Pague a taxa de serviço, chamada de pré-matrícula
Estude pagando menos
Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade

Nota de corte para Engenharia Biomédica

Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?

Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte . O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.

No último ano, as notas de corte registradas para o curso de Engenharia Biomédica foram:

Quais cidades têm cursos de Engenharia Biomédica?

Balões de Conversa - Dúvidas sobre Engenharia Biomédica
Está com dúvidas sobre Engenharia Biomédica? Os alunos e ex-alunos do curso estão prontos para tirar suas dúvidas. Ver perguntas e respostas

Perguntas e Respostas - Engenharia Biomédica

Tipo de Pergunta
Recentes