Sobre o curso de Patologia
A área da Patologia é responsável por diagnosticar doenças, analisar seus efeitos morfológicos e causas que influenciam diretamente na saúde humana. Neste ponto, o termo deriva do grego, se originando da junção dos palavras phatos (doença) e logos (estudo), definindo diretamente quais são as principais atividades do setor.
A patologia está presente em variados estudos relacionados à saúde, o que inclui os cursos de Medicina, Enfermagem e Fisioterapia. Desse modo, a área apresenta uma constante relevância entre as principais disciplinas presentes nas grades curriculares dos cursos apresentados.
Saiba, entretanto, que o profissional formado também pode se especializar diretamente na temática, destinando seus estudos especificamente à área da Patologia. Nesse caso, o estudante deve optar pela pós-graduação, podendo ser realizada em diferentes níveis, como especialização, mestrado e doutorado.
O curso de Patologia apresenta conteúdos de estudo e análise das diferentes manifestações dos distúrbios e doenças provenientes de variadas causas, o que inclui circunstâncias virais, bacterianas, genéticas, entre outras possibilidades. Além disso, a formação aborda os principais sintomas provenientes das doenças, bem como seus impactos morfológicos e moleculares, causas que contribuem para a alteração funcional, prejudicando à saúde do paciente.
Durante a realização do curso, o estudante compreenderá os principais pontos de análise da Patologia. Confira alguns dos principais termos:
Etiologia: A etiologia se refere ao estudo das causas que resultam em uma enfermidade. Nesse sentido, os fatores podem ser variados, atribuídos aos diferentes vírus e bactérias, por exemplo.
Patogênese: O impacto que uma determinada doença causa no organismo é analisado na patogênese. Desse modo, o profissional pode verificar, por meio da técnica, os principais efeitos da doença nas estruturas e órgãos.
Anatomia Patológica: Os efeitos oriundos de diferentes enfermidades podem ocasionar em alterações morfológicas específicas, o que varia de acordo com a doença em questão. Na anatomia patológica, as diversas possibilidades de manifestações e alterações em diferentes mecanismos são avaliados.
Fisiopatologia: Os órgãos do corpo humano, após o impacto causado por determinada doença, sofrem uma alteração de suas principais funções. Nesse sentido, o profissional analisa quais foram as mudanças e quais serão as principais consequências.
Propedêutica: Os sintomas manifestados pelo paciente são analisados na área da propedêutica, contemplando, também, o tratamento e formas de combate à doença.
Como é a faculdade de Patologia?
O curso de Patologia é ofertado em nível de pós-graduação, sendo destinado aos profissionais já formados em áreas correlatas à saúde, como Medicina, Fisioterapia e Enfermagem, por exemplo. Desse modo, o estudante poderá completar sua formação em um período menor, se comparado a um bacharelado, por exemplo.
A duração média do curso de Patologia varia de acordo com a instituição de ensino e nível da pós-graduação. Nesse sentido, o período de formação é de, em média, 6 meses a 2 anos.
De acordo com consulta aos dados do e-MEC, atualmente, mais de 200 instituições de ensino superior possuem ofertas para a especialização em Patologia, diversificando entre as abordagens gerais e específicas. Confira algumas das faculdades, universidades e centros universitários que contam com ofertas para o curso:
Qual a grade curricular de Patologia?
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Patologia em uma de nossas faculdades parceiras:
O que se aprende na faculdade de Patologia?
Após o ingresso no curso, o aluno estudará os principais conceitos e análises da área da patologia, compreendendo as diferentes causas, impactos, manifestações e alterações morfológicas resultantes de diferentes enfermidades.
Vale ressaltar que a grade curricular do curso pode variar de acordo com a instituição de ensino superior. Confira, como exemplo, algumas das temáticas abordadas no Programa de Pós-graduação em Patologia, da Universidade de São Paulo (USP):
Tópicos Avançados em Patologia
Patologia do Sistema de Condução Cardíaco Humano
Oncologia e Patologia Molecular
Patologia de Doenças Pulmonares Intersticiais
Microscopia Eletrônica em Patologia
Morfologia, Fisiologia e Patologia Aplicadas à Regeneração Óssea
Tópicos Avançados em Bioética e Humanização em Saúde
Outro ponto de destaque é a proposta do curso. Nesse sentido, a patologia pode ser analisada de forma geral, englobando os principais conceitos de variadas doenças e seus impactos, ou específica, destinando maior atenção a uma região específica, como o pulmão, por exemplo.
Por conta disso, a especialização na área pode ser encontrada com variadas nomenclaturas, como:
Citopatologia;
Patologia Clínica
Anatomia E Patologia Associada;
Patologia Oral e Maxilo Facial;
Patologia Nutricional e Dietoterapia;
Patologia Clínica Veterinária;
Patologias da Coluna Vertebral;
Os cursos listados são apenas alguns dos exemplos disponíveis para as opções de pós-graduação na área, ou seja, o estudante pode optar por especializar-se na área patológica de seu interesse.
Quanto custa uma faculdade de Patologia?
A pós-graduação em Patologia, no site da Quero Bolsa, pode ser encontrado com mensalidade a partir de R$ 24,44. Os valores podem variar de acordo com a metodologia e modalidade de ensino optado pelo estudante.
Se você deseja conferir as ofertas para o curso, acesse o site da Quero Bolsa e encontre descontos de até 80% para a formação.
Procure o curso de Patologia ideal para você!
Veja como é simples começar a estudar
- Encontre seu curso
- Garanta sua bolsa
- Economize até se formar
Sobre a carreira de Patologia
Onde o profissional de Patologia pode trabalhar?
O profissional formado em cursos da área da saúde, e especializado em Patologia, pode atuar em unidades de saúde, hospitais, postos de saúde, centros médicos, consultórios, entre outras possibilidades relacionadas.
Nesse sentido, vale salientar que a atuação do profissional pode variar de acordo com sua formação base, o que influencia no salário e atividades desempenhadas pelo profissional. Como exemplo, o médico patologista ganha, em média, R$ 6.675,68, valor que se diferencia em relação às demais áreas da saúde.
Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.
Veja também: Tudo o que você precisa saber sobre a profissão de Hepatologista no site da Quero Bolsa.
Como ingressar na profissão de Patologia
Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Patologia?
Para atuar na área, o profissional deve contar com uma graduação em cursos da área da saúde, como Medicina, Enfermagem e Fisioterapia. Após isso, o especialista, já formado, pode optar por uma pós-graduação em Patologia, obtendo os conhecimentos específicos da área, o que permite uma atuação assertiva nos cuidados referentes as atividades desempenhadas.
Se você deseja conferir as principais ofertas para o curso, acesse o site da Quero Bolsa e encontre a oferta ideal.