Ajuda
Envie mensagem ou ligue

0800 123 2222

Seg - Sex 8h-22h
Sáb 9h-13h

Aceitamos ligação de celular.

Fisioterapia

Sobre o curso de Fisioterapia

O curso de Fisioterapia forma profissionais capazes de atuar na prevenção e na reabilitação da capacidade física e funcional das pessoas. O fisioterapeuta aplica terapias para tratar as doenças e lesões, empregando técnicas como massagens e ginástica.

Ao final do curso, o aluno se qualifica para diagnosticar e executar o tratamento fisioterapêutico adequado aos problemas causados por má-formação, acidentes ou vícios de postura.

Entender o sofrimento e as dificuldades humanas e ter uma boa comunicação com o paciente e sua família são características essenciais. O profissional deve manter uma postura ética e compromisso com a atualização dos conhecimentos.

No mercado de trabalho, o fisioterapeuta pode atuar em hospitais, consultórios e clínicas particulares, atendimentos domiciliares, asilos, clubes esportivos, empresas e instituições de ensino e pesquisa. Ele também pode prestar consultoria na área.

O que faz o fisioterapeuta?

O fisioterapeuta aplica técnicas fisioterapêuticas para prevenção, readaptação e recuperação de pacientes e clientes, atendendo e avaliando as condições funcionais destas pessoas por meio de protocolos e procedimentos específicos.

Ele também desenvolve e implementa programas de prevenção em saúde geral e do trabalho, assim como gerencia serviços de saúde, orientando e supervisionando recursos humanos.

Pode atuar na área de educação em saúde, com palestras, distribuição de materiais educativos e orientações para melhor qualidade de vida. Também pode realizar pesquisas e trabalhos científicos.

Melhores faculdades com cursos de Fisioterapia

Como é o curso de Fisioterapia

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o conteúdo essencial de um curso de graduação em Fisioterapia deve contemplar quatro grandes áreas, sendo elas:

• Ciências Biológicas e da Saúde;

• Ciências Sociais e Humanas;

• Conhecimentos Biotecnológicos;

• Conhecimentos Fisioterapêuticos.

As disciplinas buscam formar um profissional capaz de realizar ações de atenção à saúde individual e coletiva e que toma decisões éticas, eficazes e corretas. É necessário construir boa capacidade de comunicação, incluindo leitura e conhecimentos em pelo menos uma língua estrangeira.

Princípios de liderança, administração, gerenciamento e compromisso com a educação permanente também devem estar nos programas de aula. O curso tem duração mínima de quatro anos.

O estágio obrigatório é realizado em hospitais, unidades básicas de saúde, clínicas, asilos e centros de estudos próprios das faculdades. O MEC indica, também, que o aluno de Fisioterapia precisa realizar um trabalho de conclusão de curso para finalizar sua graduação.

Onde o fisioterapeuta pode trabalhar?

O fisioterapeuta trabalha nas áreas de saúde, de educação e de serviços sociais, podendo ou não possuir vínculo empregatício. Há ainda a prestação de serviços terceirizados, de forma individual ou em equipes multiprofissionais.

Pode atuar em consultórios, hospitais, ambulatórios, clínicas, escolas, domicílios, clubes, comunidades e indústrias, em horários diurnos e noturnos.

O profissional de Fisioterapia deve se atentar ao risco de permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos ou ser exposto a elementos biopatogênicos.

Quais são as exigências do mercado de trabalho?

Para poder atuar profissionalmente, além do diploma de bacharel em um curso reconhecido pelo MEC, o fisioterapeuta precisa estar regularmente inscrito no Conselho Regional de Fisioterapia (Crefito).

ALERTA DE BOLSASi-close

Nós podemos te ajudarRaised hands

Preencha os campos abaixo para receber avisos de bolsas de estudo disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

i-return ALERTA DE BOLSASi-close

Deixe seus contatosMailbox

ALERTA DE BOLSASi-close

Deu tudo certo!Plus1

Fique de olho em seu e-mail e WhatsApp nos próximos dias.Eyes

Você também pode pesquisar as bolsas disponíveis aqui mesmo em nosso site.

Quer fazer isso agora?

CENTRAL DE AJUDAi-close

Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber bolsas de estudo de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Bolsas de estudo de até 75% em todo o BrasilScream
i-close