Sobre o curso de Massoterapia
O objetivo geral do curso de Massoterapia é oferecer competências técnicas e habilidades necessárias na profissão de massagista ou massoterapeuta, tendo como finalidade promover a formação de profissionais qualificados e habilitados para atender à demanda crescente dos sistemas público e privado de saúde.
De acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), do Ministério do Trabalho (MTE), o massaterapeuta poderá atuar na aplicação de procedimentos estéticos e terapêuticos manipulativos, energéticos, vibracionais e não farmacêuticos. Os procedimentos terapêuticos visam a tratamentos de moléstias psico-neuro-funcionais, músculo-esqueléticas e energéticas; além de patologias e deformidades dos pés.
Além disso, e ainda de acordo com o CBO, a atuação deste profissional também abrange a avaliação das disfunções fisiológicas, sistêmicas, energéticas, vibracionais e inestéticas dos pacientes/clientes.
O curso de Massoterapia pode ser disponibilizado como um curso de graduação, pós-graduação, cursos técnicos e cursos livres.
Como é a faculdade de Massoterapia?
No site da Quero Bolsa, o curso de Massoterapia pode ser disponibilizado como uma graduação, pós-graduação, cursos técnicos e cursos livres. Portanto, quem se interessar pela área e quiser iniciar a formação neste curso, deve fazer algumas escolhas sobre o formato do curso que iniciará.
A primeira possibilidade é realizar o curso de graduação em Massoterapia. Em geral, o curso possui duração de dois anos e o estudante poderá ter acesso aos conteúdos sobre Diagnóstico da Medicina Chinesa, Teoria de Canais e Colaterais e Localização e Pontos de Acupuntura. Sendo caracterizado como um curso superior em tecnologia (CST), o aluno terá acesso ao conteúdo com disciplinas teóricas e práticas durante o processo de aprendizagem.
Provavelmente, a pós-graduação é um dos campos de estudo e aprendizagem mais amplos da Massoterapia. Primeiramente, vale destacar que o aluno poderá realizar o curso nas modalidades presencial e a distância (EaD)
Outro ponto que apresenta variação é a duração do curso de pós-graduação e, de acordo com a Quero Bolsa, as pessoas interessadas podem realizar cursos de até seis meses, de sete a 12 meses e de 1 a 2 anos em Massoterapia. A opção mais comum é a de 7 a 12 meses, de acordo com a QB.
O curso técnico em Massoterapia possui duração mais curta que a graduação e apresenta, em geral, entre um ano e meio e dois anos para conclusão. Por fim, a possibilidade de realizar um curso livre, que apresenta duração inferior à 12 meses, também está aberta aos estudantes que querem adquirir conhecimento em um menor período.
Qual a grade curricular de Massoterapia?
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Massoterapia em uma de nossas faculdades parceiras:
O que se aprende na faculdade de Massoterapia?
As disciplinas mais comuns ministradas nos cursos de Massoterapia são:
- Anatomia e Fisiologia Humana;
- Organização do Processo de Trabalho em Saúde;
- Biossegurança e Segurança no Trabalho;
- Cosmetologia;
- Massagem Corporal Modeladora e Relaxante;
- Drenagem Linfática;
- Terapias Naturais;
- Técnicas de Massoterapia Ocidental e Oriental;
- Prática Profissional: Técnicas Profissionais em Massoterapia.
Quanto custa uma faculdade de Massoterapia?
O valor da mensalidade de um curso de Massoterapia pode variar dependendo da instituição. Os cursos oferecidos na área pelo Quero Bolsa ficam entre R$ 149,50 e R$ 345,00.
Procure o curso de Massoterapia ideal para você!
Veja como é simples começar a estudar
- Encontre seu curso
- Garanta sua bolsa
- Economize até se formar