O massoterapeuta é o profissional responsável por aplicar o recurso terapêutico da massagem, em pessoas que queiram desestressar os músculos ou mesmo tratar e reabilitar condições físicas mais graves. Sendo a massagem uma técnica natural e cientificamente consolidada de cuidado com o corpo, os músculos e também de tratamento de saúde, o massoterapeuta é um profissional fundamental no bem-estar físico, por auxiliar a descarregar tensões, estimular a circulação sanguínea e a oxigenação das células, além de melhorar a flexibilidade do corpo.
Embora o massagista e o massoterapeuta utilizem técnicas semelhantes, existem diferenças cruciais em seus treinamentos e abordagens. O massagista, em geral, conclui cursos de curta duração e se concentra na aplicação de massagens para relaxamento e alívio de tensões musculares. Por outro lado, o massoterapeuta passa por uma formação mais extensa, abrangendo anatomia, fisiologia e terapia de massagem, permitindo o tratamento de questões de saúde específicas, como lesões musculares, dores crônicas e reabilitação física.
O massoterapeuta trabalha, em sua rotina, aplicando as técnicas de massagem em seus clientes e pacientes. Pode trabalhar realizando massagens terapêuticas mais tradicionais, com finalidades de saúde e bem-estar, ou então direcionar os tratamentos para massagens específicas de acordo com as necessidades de seus clientes.
Essas necessidades podem ser estéticas, como a massagem modeladora, drenagem linfática, entre outros, ou no trabalho com sentidos, como a aromaterapia e a reflexologia, que trabalham, respectivamente, com o estímulo dos sentidos para tratamento físico e psicológico. Outra modalidade específica de trabalho do massoterapeuta também pode ser a massagem laboral e/ou desportiva, que lida com a musculatura de trabalhadores em geral e de esportistas.
De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, o salário médio do massoterapeuta no Brasil é de R$ 1.533,21.
Não. Por se tratar de uma profissão regulamentada, o massoterapeuta não participa do programa de Microempreendedor Individual (MEI). Isso, porém, não impede que os profissionais empreendam em seus próprios negócios por meio do Simples Nacional.
Veja também: Todas as informações sobre a profissão de Fisiatra no site da Quero Bolsa.
O massoterapeuta pode trabalhar em clínicas de estética, spas, academias de ginástica, clubes esportivos, centros de reabilitação física, e também pode ser um prestador de serviços autônomo que trabalha para empresas e outras organizações.
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Para se tornar um massoterapeuta, o profissional deve completar a formação técnica ou profissionalizante em Massoterapia. O curso apresenta os conceitos que norteiam a profissão, englobando aspectos fisiológicos e anatômicos, além das técnicas de massagem utilizadas.
Após a conclusão da formação, o massoterapeuta deve buscar emprego em empresas ou organizações em que deseja trabalhar. Para ganhar experiência, pode trabalhar como autônomo inicialmente, oferecendo seus serviços para construir uma cartela de clientes.
Apesar de não ser obrigatório um curso superior, se você gostaria de se profissionalizar nesta área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Massoterapia, veja os cursos disponíveis na Quero Bolsa.
Veja também: Os Modelos de Currículos gratuitos da Quero Bolsa. Se você deseja uma vaga de jovem aprendiz, estágio, primeiro emprego ou novas oportunidades profissionais, esse material é feito para você! Confira aqui na QB!
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.