Massoterapeuta: tudo sobre a profissão

Aquele que promove saúde e bem-estar por meio de massagens terapêuticas

Mercado de trabalho para esse profissional vem se expandido com aumento de pessoas que buscam bem-estar

massoterapeuta

Sobre a profissão

O massoterapeuta é o profissional responsável por aplicar o recurso terapêutico da massagem, em pessoas que desejem desestressar os músculos ou mesmo tratar e reabilitar condições físicas mais graves. Sendo a massagem uma técnica natural e cientificamente consolidada de cuidado com o corpo, os músculos e também de tratamento de saúde, o massoterapeuta é um profissional fundamental no bem-estar físico, por auxiliar a descarregar tensões, estimular a circulação sanguínea e a oxigenação das células, além de melhorar a flexibilidade do corpo.

O massoterapeuta trabalha, em sua rotina, aplicando as técnicas de massagem em seus clientes e pacientes. Pode trabalhar realizando massagens terapêuticas mais tradicionais, com finalidades de saúde e bem-estar, ou então direcionar os tratamentos para massagens específicas de acordo com as necessidades de seus clientes.

Essas necessidades podem ser estéticas, como a massagem modeladora, drenagem linfática, entre outros, ou no trabalho com sentidos, como a aromaterapia e a reflexologia, que trabalham, respectivamente, com o estímulo dos sentidos para tratamento físico e psicológico. Outra modalidade específica de trabalho do massoterapeuta também pode ser a massagem laboral e/ou desportiva, que lida com a musculatura de trabalhadores em geral e de esportistas.

De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, o salário médio do massoterapeuta no Brasil é de R$ 1.533,21.

O massoterapeuta pode trabalhar em clínicas de estética, spas, academias de ginástica, clubes esportivos, centros de reabilitação física, e também pode ser um prestador de serviços autônomo que trabalha para empresas e outras organizações. 

Por que ser um Massoterapeuta?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Massoterapeuta

    Como se tornar um Massoterapeuta?

    Após a realização do curso técnico ou profissionalizante, o massoterapeuta deve buscar emprego nas empresas ou organizações em que deseja trabalhar. Para ganhar experiência, pode trabalhar como autônomo inicialmente, oferecendo seus serviços para construir uma cartela de clientes. Apesar de não ser obrigatório um curso superior, se você gostaria de se profissionalizar nesta área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Massoterapia, veja os cursos disponíveis na Quero Bolsa.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão? 🤔

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Saúde e Bem Estar

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.