Informações
WhatsApp
Iniciar um atendimento
E-mail
contato@querobolsa.com.br
Telefone
Ligue para 0800 940 0840
Segunda a sexta das 09h às 19h
Como funciona?
Encontre seu curso
Faça sua pré-matrícula online
Economize até o fim do curso!

Terapeuta: tudo sobre a profissão

Aquele que atua com ajuda psicológica

Profissional pode ser confundido com outros especialistas que também auxiliam em questões emocionais

terapeuta

Sobre a profissão

O terapeuta é o profissional dentro da segmentação da saúde que se dedica aos cuidados e à reparação de problemas danosos à saúde.

Popularmente conhecido, o terapeuta costuma ser o profissional de Psicologia que atua na área clínica, propondo atendimento e ajuda psicológica.

Cada terapeuta escolhe sua própria especificação dentro da área de estudos para aplicar a terapia ao paciente. Existe, por exemplo, terapia de casal, ou terapia comportamental, bem como terapia de família, dentre outros.

Terapeuta é uma forma abreviada de se referir ao psicoterapeuta, profissional e psicólogo com especialização na área clínica. Ele atua conversando com as pessoas de uma forma em que elas possam entender melhor suas emoções. 

A psicoterapia é uma terapia que trata problemas psicológicos e conta com diversas abordagens, como por exemplo, Análise do Comportamento, Fenomenologia, Humanista, Junguiana, Gestalt-terapia, Psicanálise e Transpessoal.

O terapeuta trabalha em consultório, seja de rede privada, seja de maneira autônoma, seja na rede pública de saúde, ou até mesmo por meio de plataformas digitais, seguindo as normas vigentes do CRP.

Como é uma área de especificação dentro de uma profissão, o terapeuta está ligado a uma única missão: atender clinicamente pacientes que necessitem de ajuda emocional.

No entanto, podem existir diversas formas de terapia, como a musicoterapia, a terapia de casais, dentre outras. É possível encontrar uma área de atuação e se especializar para atender um nicho específico de pacientes.

Por que ser um Terapeuta?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Terapeuta

    Como se tornar um Terapeuta?

    Em geral, o terapeuta como conhecemos é o profissional da psicologia clínica e, portanto, deve obter o título de bacharel em Psicologia em um curso devidamente regulamentado pelo Ministério da Educação (MEC). O curso de Psicologia tem duração média de cinco anos e está disponível em diversas faculdades públicas e privadas do país. Após se formar, todo psicólogo deve buscar registro no Conselho Regional de Psicologia (CRP).

    O terapeuta não deve ser confundido com o psiquiatra, por exemplo, que é o médico com especialização em Psiquiatria responsável por prescrição de medicamentos para controle de doenças mentais.

    O psicólogo não é, necessariamente, um terapeuta, pois pode atuar em outras áreas da profissão, como na psicologia organizacional ou psicologia escolar.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão? 🤔

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Saúde e Bem Estar

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.