logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Segurança do Trabalho

Resumo do curso

Tipos de formação
Tecnólogo, Pós-graduação e Técnico
Área de conhecimento
Engenharias
Duração
em média, 3 anos
Estágio obrigatório?
Não

A classificação da área de conhecimento foi feita com base na Árvore do Conhecimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Sobre o curso de Segurança do Trabalho

O curso de Segurança do Trabalho forma profissionais capazes de atuar na prevenção de acidentes e auxiliar no cuidado da saúde das pessoas em seu dia-a-dia nas organizações.

É oferecido em duas modalidades: o principal é o técnico, que é um curso de nível médio. Mas existe também a graduação tecnológica, que é um curso superior. As duas modalidades formam profissionais pra diferentes funções e hierarquias.

No mercado de trabalho, o técnico ou tecnólogo em Segurança no Trabalho pode atuar em empresas comerciais e indústrias, fabricantes e representantes de equipamentos de segurança e sindicatos ou entidades de classe.

O trabalho deste profissional faz parte da sustentabilidade da empresa, gerenciando os riscos e criando uma cultura da saúde e segurança no ambiente.

Os tipos de formação para o curso de Segurança do Trabalho são: tecnólogo , pós-graduação e técnico .

Como é a faculdade de Segurança do Trabalho?

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico, definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso técnico em Segurança do Trabalho se encaixa nas áreas da Saúde e Meio Ambiente.

Desta forma, a duração mínima do curso é de 1.200 horas, concluídas em um ano e meio ou dois. Algumas das disciplinas estudadas são:

  • Higiene no Trabalho;

  • Ergonomia;

  • Educação para segurança no Trabalho;

  • Saúde e Medicina do Trabalho;

  • Direito do Trabalho;

  • Conservação Ambiental.

Já o curso tecnológico de Segurança do Trabalho, de acordo com o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia do MEC, tem duração mínima de 2.400 horas, com conclusão em três anos, em média.

A instituição de ensino que oferece o curso tecnológico deve oferecer uma biblioteca com conteúdo específico e atualizado, e laboratórios de informática, de ergonomia e acústica, de prevenção e combate a incêndio, de segurança do trabalho e de suporte básico à vida.

Qual a grade curricular de Segurança do Trabalho?

Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Segurança do Trabalho em uma de nossas faculdades parceiras:

Ver a grade curricular

O que se aprende na faculdade de Segurança do Trabalho?

Durante o curso de Segurança do Trabalho, o aluno aprende a elaborar pareceres sobre qualidade dos diversos processos e condições de trabalho e meio ambiente; estabelecer planos de ação para controle total de perdas; e a conduzir atividades e equipes de instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção.

Quanto custa uma faculdade de Segurança do Trabalho?

O valor do curso de Segurança do Trabalho pode variar muito de acordo com a instituição de ensino. É possível encontrar mensalidades a partir de R$ 94,00 entre as instituições parceiras da Quero Bolsa.

Procure o curso de Segurança do Trabalho ideal para você!

Com mensalidades a partir de R$ 14,00 entre as 1.183 instituições parceiras do Quero Bolsa.

Veja como é simples começar a estudar

  1. Encontre seu curso
  2. Garanta sua bolsa
  3. Economize até se formar

Sobre a carreira de Segurança do Trabalho

O que faz o profissional de Segurança do Trabalho?

O técnico em Segurança do Trabalho participa da elaboração e da implementação de políticas de saúde e segurança do trabalho.

Ele também realiza diagnóstico da situação de Segurança e Saúde do Trabalho (SST) da instituição e, com isto, identifica variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente. Desta forma, ele poderá desenvolver ações educativas na área de saúde e segurança do trabalho e integrar processos de negociação.

Além disso, pode participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho, investigar acidentes de trabalho e recomendar medidas de prevenção e controle.

Com o Quero Bolsa, entrar na faculdade é muito mais fácil Cadastre-se e receba alertas por e-mail e WhatsApp assim que chegarem novas vagas do seu interesse.
Busque sua vaga
Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso
Garanta sua vaga
Pague a taxa de serviço, chamada de pré-matrícula
Estude pagando menos
Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade

Nota de corte para Segurança do Trabalho

Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?

Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte . O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.

No último ano, as notas de corte registradas para o curso de Segurança do Trabalho foram:

Balões de Conversa - Dúvidas sobre Segurança do Trabalho
Está com dúvidas sobre Segurança do Trabalho? Os alunos e ex-alunos do curso estão prontos para tirar suas dúvidas. Ver perguntas e respostas

Perguntas e Respostas - Segurança do Trabalho

Tipo de Pergunta
Recentes