logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Técnico em Segurança do Trabalho: tudo sobre a profissão

Aquele que previne acidentes no ambiente de trabalho. Empresas passaram a dar grande importância ao profissional para evitar imagem negativa causada por acidentes
técnico em segurança do trabalho

Sobre a profissão

O técnico em segurança do trabalho é o profissional que analisa e avalia o ambiente de trabalho, desde suas instalações até seus processos, trabalhando em prol da prevenção de acidentes e doenças que possam ser adquiridas pela rotina ocupacional.

Durante sua jornada de trabalho, o técnico em segurança do trabalho faz uso de medidas de controles de risco por meio de projetos de ações e programas de saúde no trabalho, evitando os possíveis perigos aos quais o trabalhador possa estar exposto.

Ele pode atuar como autônomo, de maneira temporária, efetiva ou até mesmo como empregador, nos mais diferenciados segmentos que necessitem de prevenção de acidentes.

A atuação do técnico em segurança do trabalho acaba gerando muita responsabilidade, já que ele trabalha com a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. Nos últimos anos, o profissional vem sendo bastante procurado pelas empresas. A curta duração do curso de qualificação é encarada como um aspecto atrativo, assim como as oportunidades de trabalho e a boa remuneração.

O técnico em segurança do trabalho pode trabalhar tanto no setor público quanto no privado. Pode atuar como autônomo, em atividades temporárias, ou até abrindo sua própria empresa.

De pequenas equipes até as multiprofissionais, esse especialista pode encontrar em sua rotina profissional a necessidade de orientação ao uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) e equipamentos de proteção coletiva (EPCs), por exemplo.

O técnico em segurança do trabalho ainda identifica os possíveis riscos de acidente no trabalho e implanta ações corretivas, além de recomendar ações que evitem doenças ocupacionais.

Por que ser um Técnico em Segurança do Trabalho?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Técnico em Segurança do Trabalho

    Como se tornar um Técnico em Segurança do Trabalho?

    Para se tornar um técnico em segurança do trabalho, é necessário concluir o ensino médio. Dessa forma, é possível o ingresso em um curso técnico em Segurança do Trabalho.

    Com a conclusão dos estudos, o profissional estará capacitado tão logo receba o diploma, sendo possível também fazer o curso a distância (EaD). Com o diploma em mãos, o profissional deve procurar a Secretaria Especial do Trabalho para realizar seu Registro Profissional e atuar com a certificação necessária.

    Por fim, se você gostaria de se profissionalizar na área e fazer sua faculdade com bolsa de estudo no curso técnico em Segurança do Trabalho, veja as ofertas disponíveis no Quero Bolsa.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Quais cidades têm cursos de Engenharia de Segurança do Trabalho?