O técnico em segurança do trabalho é o profissional que analisa e avalia o ambiente de trabalho, desde suas instalações até seus processos, trabalhando em prol da prevenção de acidentes e doenças que possam ser adquiridas pela rotina ocupacional.
Durante sua jornada de trabalho, o técnico em segurança do trabalho faz uso de medidas de controles de risco por meio de projetos de ações e programas de saúde no trabalho, evitando os possíveis perigos aos quais o trabalhador possa estar exposto.
Ele pode atuar como autônomo, de maneira temporária, efetiva ou até mesmo como empregador, nos mais diferenciados segmentos que necessitem de prevenção de acidentes.
A atuação do técnico em segurança do trabalho acaba gerando muita responsabilidade, já que ele trabalha com a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. Nos últimos anos, o profissional vem sendo bastante procurado pelas empresas. A curta duração do curso de qualificação é encarada como um aspecto atrativo, assim como as oportunidades de trabalho e a boa remuneração.
O técnico em segurança do trabalho pode trabalhar tanto no setor público quanto no privado. Pode atuar como autônomo, em atividades temporárias, ou até abrindo sua própria empresa.
De pequenas equipes até as multiprofissionais, esse especialista pode encontrar em sua rotina profissional a necessidade de orientação ao uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) e equipamentos de proteção coletiva (EPCs), por exemplo.
O técnico em segurança do trabalho ainda identifica os possíveis riscos de acidente no trabalho e implanta ações corretivas, além de recomendar ações que evitem doenças ocupacionais.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Para se tornar um técnico em segurança do trabalho, é necessário concluir o ensino médio. Dessa forma, é possível o ingresso em um curso técnico em Segurança do Trabalho.
Com a conclusão dos estudos, o profissional estará capacitado tão logo receba o diploma, sendo possível também fazer o curso a distância (EaD). Com o diploma em mãos, o profissional deve procurar a Secretaria Especial do Trabalho para realizar seu Registro Profissional e atuar com a certificação necessária.
Por fim, se você gostaria de se profissionalizar na área e fazer sua faculdade com bolsa de estudo no curso técnico em Segurança do Trabalho, veja as ofertas disponíveis no Quero Bolsa.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.