Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Todas as informações sobre o curso de Gestão Hospitalar você encontra aqui na Quero Bolsa

Gestão Hospitalar

Resumo do curso

Tipos de formação
Tecnólogo e Pós-graduação
Área de conhecimento
Ciências sociais aplicadas
Duração
em média, 3 anos
Estágio obrigatório?
Sim

A classificação da área de conhecimento foi feita com base na Árvore do Conhecimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Sobre o curso de Gestão Hospitalar

O curso de Gestão Hospitalar forma profissionais capazes de gerenciar e atuar na organização de sistemas de saúde. Trata-se de um curso voltado para a administração hospitalar com foco no Sistema de Saúde do Brasil.

Ao final do curso, o tecnólogo em Gestão Hospitalar está apto a manter e a melhorar a infraestrutura do local, planejar e controlar compras e custos e gerenciar recursos humanos. Outra qualificação que o curso oferece é a de supervisionar contratos e convênios, solucionar problemas técnico-administrativos e desenvolver e aplicar processos de inovação. O curso não requer graduação anterior na área da saúde.

No mercado de trabalho, o profissional pode atuar em hospitais, laboratórios clínicos, prontos-socorros, empresas que prestam consultoria na área de saúde e em centros de atenção psicossocial, entre outros.

Os tipos de formação para o curso de Gestão Hospitalar são: tecnólogo e pós-graduação .

Como é a faculdade de Gestão Hospitalar?

O curso de Gestão Hospitalar possui basicamente disciplinas das áreas de saúde e administração. O curso pode ser disponibilizado nas modalidades presencial, semipresencial e a distância (EaD).

Logo no início, o aluno entra em contato com assuntos como Matemática, contabilidade, custos hospitalares e informática em saúde. Em seguida, o foco passa a ser problemas de saúde da população. Outras discussões, como qualidade de atendimento e hotelaria hospitalar também são levantadas durante o curso, assim como legislação em saúde e marketing.

Sua duração média é de três anos, com possibilidade de ser feito como tecnólogo ou pós-graduação. O estágio é obrigatório.

O curso de Gestão Hospitalar pode ser disponibilizado nas modalidades presencial, semipresencial e a distância (EaD). Em geral, o curso possui carga horária de 2400 horas aos estudantes.

Outra possibilidade de formação acadêmica para quem está interessado em se tornar um gestor hospitalar é fazer curso técnico em Gerência da Saúde, de nível médio, com duração mínima de 1.200 horas. Esse curso também pode assumir nomes como Administração Hospitalar e Gestão de Serviços de Saúde.

Qual a grade curricular de Gestão Hospitalar?

Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Gestão Hospitalar em uma de nossas faculdades parceiras:

Atividades Complementares
Bioestatística
Biossegurança

Ver a grade curricular

O que se aprende na faculdade de Gestão Hospitalar?

Segundo o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do Ministério da Educação (MEC), o curso de Gestão Hospitalar deve incluir as seguintes matérias, entre outras:

  • Estrutura e Funcionamento do Sistema de Saúde Pública e Privada;

  • Gestão de Plano de Saúde e Auditoria Hospitalar;

  • Serviços em Enfermagem, Farmácia e Nutrição Hospitalar;

  • Gestão de Marketing;

  • Serviços Laboratoriais e Exames Clínicos.

Caso queira dar prosseguimento aos estudos, o aluno pode ingressar em uma pós-graduação na área de Administração, por exemplo.

Na Quero Bolsa, você encontra possibilidades de cursos de graduação, pós-graduação, cursos técnicos e cursos livres na área de Gestão Hospitalar. Consequentemente, o tempo para a conclusão apresenta variações. Por exemplo, o curso tecnólogo possui opções entre um e dois anos ou período superior aos dois anos de formação. Geralmente, o curso de Gestor Hospitalar possui três anos (seis semestres) de conclusão.

Por outro lado, as especializações em áreas de Gestão Hospitalar apresentam durações mais curtas, como até seis meses e de 7 a 12 meses, mas também de períodos amplos para o aluno, entre 1 e 2 anos e formação superior aos dois anos.

Quanto custa uma faculdade de Gestão Hospitalar?

O valor do curso de Gestão Hospitalar pode variar bastante de acordo com as instituições. Entre os parceiros do Quero Bolsa, as mensalidades do curso são a partir de R$29,00.

Encontre a faculdade ideal para você aqui.

Procure o curso de Gestão Hospitalar ideal para você!

Com mensalidades a partir de R$ 11,00 entre as 1.191 instituições parceiras do Quero Bolsa.

Veja como é simples começar a estudar

  1. Encontre seu curso
  2. Garanta sua bolsa
  3. Economize até se formar

Sobre a carreira de Gestão Hospitalar

O que faz o profissional de Gestão Hospitalar?

O gestor hospitalar planeja, coordena e avalia ações de saúde. Ele é responsável por definir estratégias para unidades e programas de saúde, administrar recursos financeiros e gerenciar recursos humanos. Também coordena a interação com entidades sociais e profissionais.

Além disso, o profissional atua no estabelecimento de mecanismos de controle de compras e custos, e possui funções ligadas à estruturação de áreas de apoio e logística hospitalar. Ou seja, o profissional possui atividades que envolvem a organização de fluxos de trabalho e informações.

Entre suas funções, também está a tarefa de planejar e garantir a manutenção preventiva dos equipamentos médicos e o controle dos estoques de materiais - da limpeza à destinação adequada dos resíduos hospitalares. Supervisionar convênios também é uma de suas atribuições.

O profissional abrange funções de gerenciamento da qualidade dos serviços e os indicadores de desempenho na gestão de organizações de saúde. Vale destacar que o gestor desenvolve programas de ampliação e avaliação de tecnologias na área da saúde, vistorias e elaboração de pareceres técnicos em sua área de formação.

De acordo com a matéria da Revista Quero sobre a carreira de Gestor Hospitalar, este profissional segue o horário comercial de trabalho. Portanto, o gestor geralmente cumpre nove horas por dia.

Vale destacar que o cenário não impede a realização de demandas fora do horário de trabalho. Em geral, a atuação deste profissional depende bastante da dinâmica de funcionamento do centro médico e/ou hospitalar e, até mesmo, da organização e planejamento das atividades da pessoa que desempenha esta função.

Com o Quero Bolsa, entrar na faculdade é muito mais fácil Cadastre-se e receba alertas por e-mail e WhatsApp assim que chegarem novas vagas do seu interesse.
Busque sua vaga
Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso
Garanta sua vaga
Pague a taxa de serviço, chamada de pré-matrícula
Estude pagando menos
Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade

Nota de corte para Gestão Hospitalar

Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?

Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte . O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.

No último ano, as notas de corte registradas para o curso de Gestão Hospitalar foram:

Balões de Conversa - Dúvidas sobre Gestão Hospitalar
Está com dúvidas sobre Gestão Hospitalar? Os alunos e ex-alunos do curso estão prontos para tirar suas dúvidas. Ver perguntas e respostas

Perguntas e Respostas - Gestão Hospitalar

Tipo de Pergunta
Recentes