Informações
Como funciona?
Encontre seu curso
Faça sua pré-matrícula online
Economize até o fim do curso!

Gestor hospitalar: tudo sobre a profissão

Aquele que administra e gerencia as atividades de um hospital

Profissional tem como função principal manter o hospital funcionando com a melhor qualidade possível, visando redução de custos

gestor hospitalar

Sobre a profissão

O gestor hospitalar é o profissional responsável por administrar e conduzir as atividades de um hospital, seja público ou privado. Ele realiza o planejamento estratégico e o gerenciamento dos sistemas de saúde, que envolvem a logística hospitalar, a gestão de pessoas, a compra de materiais e equipamentos, entre outros. 

Seu objetivo é desenvolver profissionais e gerenciar processos cada vez mais eficientes e otimizados, além de estar sempre buscando redução de custos, considerando eficácia e qualidade dos serviços, além da satisfação dos pacientes e outros usuários relacionados.

A função do gestor hospitalar é manter o hospital funcionando com a melhor qualidade e organização possível. Em um hospital, os erros podem ser graves e resultar em riscos à vida dos pacientes, o que exige um cuidado exímio.

No dia a dia, o gestor hospitalar gerencia e organiza processos cotidianos, contratos e licitações necessárias, quadro de funcionários e novas contratações, compra de medicamentos e estoques em geral, controle de fornecedores e descarte de resíduos. Em geral, seu papel está relacionado ao gerenciamento dos recursos de que o hospital dispõe, que podem ou não ser escassos.

O gestor hospitalar trabalha em hospitais públicos ou privados.

Gestor hospitalar

Como se tornar um Gestor hospitalar?

O interessado em se tornar um gestor hospitalar pode fazer curso técnico em Gerência da Saúde, de nível médio, com duração mínima de 1.200 horas. Esse curso também pode assumir nomes como Administração Hospitalar e Gestão de Serviços de Saúde. Outra opção é realizar a graduação tecnológica em Gestão Hospitalar, com média de dois anos de duração, ou pós-graduação nesse mesmo ramo.

Não há uma formação ou cargo único específico para o gestor hospitalar, o que significa que cada instituição procura um perfil de profissional.

Mais profissões da área de Saúde e Bem Estar

Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.