O técnico em Radiologia é o profissional responsável por operar equipamentos de imagem, como raios X, tomografia e ressonância magnética, capturando imagens de estruturas internas para auxiliar no diagnóstico médico.
Sua tarefa consiste em conduzir exames radiológicos, posicionando o paciente e garantindo a correta exposição ao feixe de radiação. Ele também ajusta as configurações dos equipamentos para obter as melhores capturas, seguindo os protocolos estabelecidos.
Além disso, os técnicos de radiologia manipulam as imagens obtidas, processando os resultados através de softwares.
O técnico em Radiologia realiza exames de imagem para capturar estruturas humanas. Seus registros auxiliam os médicos na elaboração de laudos e na definição de meios de tratamento.
Seu trabalho é distribuído em diferentes etapas, e começa com a recepção do paciente, após encaminhamento médico. Ao conferir as informações, o técnico posiciona o atendido, ajusta o equipamento de acordo com o tipo de exame e realiza a captura das imagens.
Depois de concluir o procedimento, ele analisa a qualidade das imagens, processa os arquivos e encaminha ao médico responsável pela interpretação.
A carreira é pautada pela segurança. O profissional segue protocolos rigorosos para minimizar a exposição à radiação, utiliza equipamentos de proteção individual e mantém a calibração dos aparelhos.
Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
O técnico em radiologia pode trabalhar em hospitais, clínicas médicas, consultórios de radiologia, centros de diagnóstico por imagem e instituições de pesquisa.
Os profissionais integram equipes multidisciplinares e são encarregados de conduzir exames radiológicos, como radiografias, tomografias computadorizadas (CT), ressonâncias magnéticas (RM), ultrassonografias e mamografias, entre outros.
O radiologista é o médico especialista em radiologia diagnóstica ou radiologia intervencionista. Ele possui formação em Medicina e residência em radiologia. O técnico em radiologia, por outro lado, opera equipamentos de imagem médica. Ele conta com formação técnica e não é habilitado para conduzir diagnósticos clínicos.
Se você deseja se aprofundar no tema e descobrir mais informações sobre a carreira, veja quanto ganha um tecnólogo em radiologia.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Para se tornar um técnico em Radiologia, é necessário completar o curso técnico em Radiologia, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). O programa tem duração média de dois anos, período em que o estudante aprende sobre anatomia, técnicas de imagem e proteção radiológica.
Além do percurso técnico, é necessário obter o registro no Conselho Regional de Técnicos em Radiologia (CRTR) da região em que o profissional pretende atuar. O órgão é responsável responsável por regulamentar a profissão em território nacional.
Se você deseja dar o primeiro passo em direção à carreira, a Quero Bolsa pode te ajudar. Acesse o site e encontre as melhores ofertas para o curso técnico em Radiologia em sua região.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.