Informações
WhatsApp
Iniciar um atendimento
E-mail
contato@querobolsa.com.br
Telefone
Ligue para 0800 940 0840
Segunda a sexta das 09h às 19h
Como funciona?
Encontre seu curso
Faça sua pré-matrícula online
Economize até o fim do curso!

Técnico em Radiologia: tudo sobre a profissão

Aquele que opera equipamentos de diagnóstico por imagem

Avanços na Medicina e na área de diagnóstico por imagem têm impulsionado mercado de trabalho para esse profissional

técnico em radiologia

Sobre a profissão

O técnico em Radiologia é um profissional com a possibilidade de atuar nos mais variados segmentos da área e uma gama complexa de atividades. É ele quem promove exames radiográficos tradicionais, com domínio de soluções químicas e processamento do filme, além de preparar o paciente para os demais exames nos serviços de radiologia e diagnóstico por imagem.

Dentro dessas atividades laboratoriais, o técnico em Radiologia pode orientar o paciente para a realização de serviço como mamografia, ​tomografia computadorizada ou ressonância magnética nuclear. O profissional também faz o acompanhamento do uso de meios de contraste radiológicos, analisando e informando casos de reações adversas a um supervisor profissional.

Cabe ainda ao profissional técnico em Radiologia prestar auxílio em serviços como a radioterapia e a medicina nuclear, uma vez que esse especialista costuma estar inserido em equipes de trabalhos de diversos serviços de diagnóstico por imagens, além de supervisionar programas de controle de qualidade.

O trabalho de um técnico em radiologia é voltado basicamente para a realização de exames de imagens capazes de identificar alguns tipos de doença e servir de base para elaboração de diagnósticos em pacientes. Atualmente, os profissionais que trabalham na área contam com um salário médio que varia de R$1.600,00 a R$2.800,00 no Brasil, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de 2018, do Ministério do Trabalho.

A área de atuação do técnico em Radiologia costuma abranger, sobretudo, ambientes hospitalares e clínicos, tais como laboratórios, hospitais, unidades básicas de saúde, dentre outros, tanto do setor público quanto do privado.

O profissional pode executar as técnicas radiológicas para aquisição de imagens médicas e aplicar radiação ionizante como terapia na radioterapia. Na medicina nuclear, busca atuação em ambientes especializados em imagem e ressonância.

O técnico em Radiologia ainda pode trabalhar em indústrias, no monitoramento, quantificação e otimização da produção de rejeitos radiológicos, além de supervisionar e liderar equipes de programas de controle de qualidade e radioproteção, alinhados a instituições públicas ou não.

Por que ser um Técnico em Radiologia?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Técnico em Radiologia

    Como se tornar um Técnico em Radiologia?

    O técnico em Radiologia não precisa de bacharelado e pode iniciar o curso de formação de nível básico tão logo conclua o ensino médio, já que a profissionalização tem como finalidade preparar jovens que queiram entrar rapidamente no mercado de trabalho.

    O curso técnico de formação em Radiologia capacita os alunos na compreensão das vertentes da radiação, bem como as regras ambientais, éticas, de qualidade e de segurança da profissão.

    Uma vez concluído o curso, o técnico em Radiologia deve fazer o seu registro profissional Conselho Regional de Técnicos em Radiologia (CRTR) de sua jurisdição, antes de começar a atuar na área. 

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão? 🤔

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Saúde e Bem Estar

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.