Carnaval na boa é com bolsa! Garanta a sua antes que as ofertas acabem
Promoção termina em
23
dias
03
horas
00
min
00
Ver ofertas
Informações
Whatsapp
Envie para 0800 123 2222
E-mail
contato@querobolsa.com.br
Telefone
Ligue para 0800 940 0840
Horário especial de carnaval
Segunda e terça das 8h às 18h
Sábado das 9h às 13h
Como funciona?
Encontre seu curso
Faça sua pré-matrícula online
Economize até o fim do curso!

Técnico em Radiologia

O técnico em Radiologia pode se profissionalizar e iniciar carreira tão logo complete 18 anos e termine o ensino médio

O que faz um técnico em radiologia

O técnico em Radiologia é um profissional com a possibilidade de atuar nos mais variados segmentos da área e uma gama complexa de atividades. É ele quem promove exames radiográficos tradicionais, com domínio de soluções químicas e processamento do filme, além de preparar o paciente para os demais exames nos serviços de radiologia e diagnóstico por imagem.

Dentro dessas atividades laboratoriais, o técnico em Radiologia pode orientar o paciente para a realização de serviço como mamografia, ​tomografia computadorizada ou ressonância magnética nuclear. O profissional também faz o acompanhamento do uso de meios de contraste radiológicos, analisando e informando casos de reações adversas a um supervisor profissional.

Cabe ainda ao profissional técnico em Radiologia prestar auxílio em serviços como a radioterapia e a medicina nuclear, uma vez que esse especialista costuma estar inserido em equipes de trabalhos de diversos serviços de diagnóstico por imagens, além de supervisionar programas de controle de qualidade.

Como se tornar um técnico em radiologia

O técnico em Radiologia não precisa de bacharelado e pode iniciar o curso de formação de nível básico tão logo conclua o ensino médio, já que a profissionalização tem como finalidade preparar jovens que queiram entrar rapidamente no mercado de trabalho.

O curso técnico de formação em Radiologia capacita os alunos na compreensão das vertentes da radiação, bem como as regras ambientais, éticas, de qualidade e de segurança da profissão.

Uma vez concluído o curso, o técnico em Radiologia deve fazer o seu registro profissional Conselho Regional de Técnicos em Radiologia (CRTR) de sua jurisdição, antes de começar a atuar na área. 

Áreas de atuação

A área de atuação do técnico em Radiologia costuma abranger, sobretudo, ambientes hospitalares e clínicos, tais como laboratórios, hospitais, unidades básicas de saúde, dentre outros, tanto do setor público quanto do privado.

O profissional pode executar as técnicas radiológicas para aquisição de imagens médicas e aplicar radiação ionizante como terapia na radioterapia. Na medicina nuclear, busca atuação em ambientes especializados em imagem e ressonância. 

 O técnico em Radiologia ainda pode trabalhar em indústrias, no monitoramento, quantificação e otimização da produção de rejeitos radiológicos, além de supervisionar e liderar equipes de programas de controle de qualidade e radioproteção, alinhados a instituições públicas ou não.