
Confira 5 cursos para quem quer trabalhar com café
Juliana Gottardi | 28/03/25Da origem até a comercialização do grão, existem muitas possibilidades para trabalhar com café
A dúvida sobre quem pode ser gestor hospitalar pode ser recorrente nos dias de hoje, afinal, trata-se de um cargo que vem ganhando bastante destaque nos últimos anos e despertando o interesse de muitos profissionais por causa da remuneração.
Na verdade, não existe uma formação específica para quem deseja ocupar esse cargo, ou seja, cada instituição pode buscar um perfil de profissional para sua contratação.
Geralmente, o que acaba sendo comum é que a pessoa faça uma graduação tecnológica em Gestão Hospitalar, com média de dois anos de duração, ou uma pós-graduação para atuar na área. Assim, a pessoa começa em um curso mais rápido tendo uma noção melhor da área, e depois, aos poucos, aumenta seu nível de especialização já no mercado de trabalho.
Outro caminho pode ser um curso técnico ou até mesmo seguir para outros cursos como Administração Hospitalar e Gestão de Serviços de Saúde. Nesses casos, o aprofundamento também é recomendado.
A grade curricular do curso de Gestão Hospitalar costuma variar de acordo com a instituição. Na maior parte dos cursos, os estudantes entram em contato com disciplinas como:
Segundo o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, o curso de Gestão Hospitalar deve possuir 2.400 horas.
O gestor hospitalar é responsável por gerenciar processos de trabalho, sistemas de informação, recursos humanos, recursos materiais e financeiros em saúde. Basicamente, ele coordena o planejamento estratégico das instituições de saúde.
Suas atividades envolvem a organização de fluxos de trabalho e informações, o estabelecimento de mecanismos de controle de compras e custos e a estruturação de áreas de apoio e logística hospitalar.
Ele também supervisiona contratos e convênios, gerencia a qualidade dos serviços e os indicadores de desempenho na gestão de organizações de saúde, desenvolve programas de ampliação e avaliação de tecnologias em saúde, vistoria, avalia e elabora pareceres técnicos em sua área de formação.
As áreas de atuação de um gestor hospitalar são bastante amplas. Cada vez mais, o mercado de trabalho busca profissionais altamente qualificados. Os campos que acabam empregando esses gestores são:
Se tem uma coisa que chama bastante atenção na carreira de gestor hospitalar é o salário e sua evolução no tempo.
Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em 2016, o salário de um tecnólogo em Gestão Hospitalar era de R$2.498,15. Dois anos depois, a remuneração desse profissional teve um aumento de 103,42%, passando para R$5.081,74.
Veja também: Veja modelos de currículo gratuitos para baixar e preencher
Na prática, o gestor hospitalar segue o horário comercial de trabalho, ou seja, nove horas por dia.
Isso não impede o atendimento de demandas fora do expediente, mas também não significa estar presente em horários de plantões de funcionários, como algumas pessoas podem imaginar.
Tudo depende bastante da dinâmica de funcionamento do local e até mesmo da organização e planejamento das atividades da pessoa que ocupa esse cargo.
O curso de Gestão Hospitalar é oferecido nas modalidades presencial e a distância. Confira a seguir instituições autorizadas pelo MEC e que contam com nota 4 (em uma escala até 5) no Conceito Preliminar de Curso (CPC):
Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)
Universidade Paulista (Unip)
Universidade Estácio de Sá
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Há ainda possibilidades de prosseguimento dos estudos em uma pós-graduação na área de Administração.