
Unicamp adota cotas para pessoas trans, travestis e não binárias: entenda a nova política de inclusão
Juliana Gottardi | 07/04/25Medida visa ampliar a diversidade e garantir igualdade de acesso ao ensino superior
Descubra os cursos disponíveis no Prouni para quem tirou até 600 pontos no Enem e veja alternativas para conseguir bolsa de estudos fora do programa.
Com 600 pontos no Enem, é possível acessar diversas oportunidades de educação superior através do Programa Universidade para Todos (Prouni). O Prouni é um programa do governo que oferece bolsas de estudo, parciais e integrais, utilizando a nota do Enem como critério de seleção.
Veja: Simulador de nota de corte grátis
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
As inscrições para o Prouni são gratuitas e ocorrem duas vezes ao ano. A seleção dos candidatos é baseada na pontuação obtida no Enem, o que significa que, em geral, quanto maior a nota, maiores são as chances de conseguir uma bolsa.
No entanto, muitos se perguntam o que é possível alcançar com 600 pontos no Enem. Vale ressaltar que a aprovação vai depender de outros fatores, como o curso e a faculdade desejada. Veja a seguir em qual curso dá para passar com essa nota!
Leia mais: PPI: entenda o que é e como funciona no Sisu, Prouni e Fies
+ Não passei no Sisu, Prouni e Fies, e agora?
Com 600 pontos no Enem, é super possível se candidatar ao Prouni, que oferece bolsas de estudo parciais e integrais em universidades privadas.
Vai depender de qual curso, faculdade e localização da instituição o candidato escolher, mas, no geral, quem tira 600 pontos no Enem consegue passar nos seguintes cursos:
Importância da Escolha da Instituição: Lembre-se que faculdades em regiões menos disputadas ou com menor procura pelo curso podem oferecer mais vagas para essa pontuação, então uma boa dica é se atentar a essa escolha.
Consulta de Opções: Verifique as opções de cursos e instituições disponíveis para a sua nota no momento da inscrição no Prouni. Isso ajudará a identificar as melhores oportunidades com base na sua pontuação.
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
+ Curso de Engenharia Civil: veja tudo sobre
+ Engenharia Civil: quantos anos dura?
Confira abaixo alguns dos cursos e faculdades que tiveram uma nota de corte igual ou inferior a 600 no primeiro semestre do Prouni 2024! Atenção: todas as notas estão na modalidade ampla concorrência.
Além disso, confira também outros cursos e faculdades com notas de corte igual ou abaixo de 6600 pontos no primeiro semestre do Prouni 2022, para se ter ideia da nota necessária em edições anteriores. (Todas as notas são da modalidade ampla concorrência – AC):
Nota de corte média: 544,18
Nota de corte média: 577,01
Nota de corte média: 520,66
Nota de corte média: 591,39
Nota de corte média: 585,66
Nota de corte média: 588,60
Nota de corte média: 550,90
Nota de corte média: 576,30
Nota de corte média: 548,55
Saiba mais: Prouni não terá mais notas parciais? Entenda
Nota de corte média: 535,19
Nota de corte média: 550,95
Leia também: Tem Prouni para cursos a distância (EaD)?
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Enquanto os resultado dos programas não são divulgados, você pode utilizar um simulador de notas de corte do Enem para saber se você passaria no curso e na faculdade que deseja!
A Quero Bolsa oferece a ferramenta de forma gratuita, assim, é possível verificar suas chances de passar na faculdade pelo Prouni, Sisu e até mesmo Fies. É só clicar no botão abaixo e inserir suas notas:
Confira: Quem fez o Prouni pode fazer o Fies?
+ Quem pode participar do Prouni?
Sabia que, além do Prouni, ainda há outra forma de entrar no ensino superior e começar uma faculdade com desconto? E ainda, um desconto que vale durante todo o curso?
Isso é possível pela Quero Bolsa, plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% até o final da graduação, sem precisar comprovar renda e sem precisar usar a nota do Enem. Veja as ofertas abaixo:
São milhares de universidades para escolher, confira abaixo algumas das instituições parceiras: