Fundada em 1953, a Universidade Federal do Triângulo Mineiro está localizada em Uberaba (MG) e é uma instituição de ensino superior pública.
Oferece cursos técnicos, de graduação, pós-graduação e de extensão, em todas as áreas do conhecimento, nas modalidades presencial e a distância.
mais de 6.000 alunos matriculados
mais de 610 docentes
30 cursos de graduação
10 unidades no estado de Minas Gerais
Ao longo de sua história, a UFTM conquistou reconhecimento nas áreas de pós-graduação, pesquisa e extensão. Na pesquisa, dedica-se à doença de Chagas, à Esquistossomose, à Leishmaniose e outras doenças tropicais comuns na região.
A universidade também tem uma forte atuação na assistência à saúde com o Hospital de Clínicas, em Uberaba, uma instituição bastante renomada. Outro aspecto que chama atenção é que ela possui o Complexo Cultural e Científico de Peirópolis, onde está o Museu dos Dinossauros e sítios de escavações paleontológicas com pesquisas nessa área.
Parceria com universidades estrangeiras que proporcionam intercâmbio de conhecimento;
Incentivo à pesquisa, fomentando a produção científica;
84,7% do corpo docente com doutorado;
Nota 4 (numa escala máxima até 5) no Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC.
Boa
75 avaliações
João Ayello • Engenharia Mecânica
Otima faculdade, professores excelentes e estrutura nova de qualidade!
Aline Pereira • Engenharia Ambiental
Excelente Universidade
Talita Melo • Enfermagem
O prédio da proporciona conforto e tudo o que o aluno precisa. Bem sinalizado.
Luanna Shara • Ciências Biológicas
Otima em tudo praticamente, mas o RU está muito caro.
Ana Oliveira • Enfermagem
Faculdade excelente
Lucas Advair • Agronomia
Prós e contras da UFTM
Com sede na cidade de Uberaba (MG) e um campus no município de Iturama (MG), a UFTM está situada de forma altamente estratégica do ponto de vista geoeconômico, a cerca de 500 km de distância de Belo Horizonte e relativamente próxima de grandes centros, como São Paulo, Brasília e Goiânia.
Conta com uma infraestrutura que dispõe de editora, biblioteca, laboratórios específicos, áreas de convivência, hospital universitário, auditórios, restaurante universitário, centro de pesquisas e centro olímpico.
A UFTM só adotou esse nome em 2005. Anteriormente, ela era denominada Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro (FMTM).
Já sabe a sua nota do Enem e quer estudar na UFTM? Vejas as notas necessárias para entrar na UFTM pelo Sisu.