28 universidades brasileiras estão entre as mais sustentáveis do mundo; USP lidera no país
USP lidera o ranking de universidades mais sustentáveis do Brasil e da América Latina; veja as faculdades nacionais e internacionais que mais se destacam no mundo
Com todas as mudanças climáticas que ocorrem atualmente no planeta, é fundamental que o tema “Meio Ambiente” faça parte do debate dentro de universidades em todo o mundo. Dessa forma, a Universidade da Indonésia (UI) elabora o UI GreenMetric World University Ranking desde 2010.
O ranking lista as instituições de Ensino Superior que mais se destacam quanto o assunto é sustentabilidade em seus campi. O Ranking de universidades mais sustentáveis do mundo em 2019 foi divulgado no final do ano.
O UI GreenMetric é o único ranking universitário a medir a participação e o compromisso das universidades em desenvolver uma infraestrutura “ambientalmente amigável” e um campus que dá espaço para práticas sustentáveis. Em 2019, o ranking contou com 780 universidades de 85 países.
O Brasil foi representado com 28 instituições na lista. Delas, quatro faculdades estão no top 100 das mais sustentáveis do planeta. Nove instituições da lista são privadas e 19, públicas.
A primeira brasileira classificada é a Universidade de São Paulo (USP), que ficou na 18ª posição no ranking mundial. A USP também lidera entre as 95 universidades da América Latina classificadas na lista.
Em segundo lugar no Brasil, está a Universidade Federal de Lavras (Ufla), que ocupou a 29ª posição mundial. Em seguida, aparecem a Universidade Positivo (UP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), 73ª e 80ª universidades mais sustentáveis do mundo. O Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN) fecha as cinco primeiras universidades brasileiras da lista (149ª do mundo).
O UI GreenMetric utiliza seis critérios para realizar a classificação das universidades com práticas sustentáveis em seus campi. São eles: áreas verdes e infraestrutura, consumo de energia, educação e pesquisa ambiental, gestão de resíduos, mobilidade e tratamento de água.
Leia também:
+ Guia da Faculdade avalia quase 12 mil cursos de graduação no Brasil
+ Sustentabilidade: Unicamp terá linha circular interna com ônibus elétrico
Veja abaixo a lista de universidades brasileiras classificadas no ranking da Universidade da Indonésia:
As universidades mais sustentáveis do Brasil
– Lista com base no UI GreenMetric World University Ranking de 2019.
As 10 universidades mais sustentáveis do mundo
A Universidade de Wageningen, da Holanda, é a universidade mais sustentável do mundo. Abaixo dela, três universidades britânicas e uma norte-americana completam as cinco primeiras da lista. Veja o Top 10 abaixo:
- Universidade de Wageningen (Holanda);
- Universidade de Oxford (Inglaterra);
- Universidade da Califórnia em Davis (Estados Unidos);
- Universidade de Nottingham (Inglaterra);
- Nottingham Trent University (Inglaterra);
- Universidades de Ciências Aplicadas de Trier (Alemanha);
- Universidade de Leiden (Holanda);
- Universidade de Groningen (Holanda);
- University College Cork (Irlanda);
- Bangor University (País de Gales).
Leia mais:
+ Aumenta número de universidades brasileiras em ranking de melhores do mundo; USP lidera entre nacionais
+ Ranking classifica universidades com maior impacto social; 15 brasileiras estão na lista